Publicado por: Espaco Espiritual | sábado, 17 maio 2008

O APARÁ DO VALE DO AMANHECER.

Salve Deus

Apara

O médium de incorporação, que sempre existiu sob uma força nativa, recebeu, dentro do Africanismo, uma nova forma: sua força, com a consagração de Nossa Senhora Apará - Nossa Senhora da Conceição - teve a transformação para uma força crística extraordinária, agindo em seu plexo iniciado, com muito maior responsabilidade por ser instrumento da Voz Direta. Naqueles tristes navios negreiros, nas senzalas, a força iniciática trazida pelos Enoques se manifestou de forma grandiosa, atendendo aos negros desesperados através de médiuns que incorporavam entidades de Luz, e que, por isso, passaram a ser denominados,

APARÁS, tanto os mestres como as ninfas. Aos mestres foi dada uma designação especial: AJANÃ, dentro das diferentes condições entre o plexo masculino, positivo, forte para receber projeções e incorporações poderosas, tanto de espíritos evoluídos como os sem Luz, e o plexo feminino, negativo, sensível, apto à manipulação de energias poderosas, intensas, porém suaves. Recebem, também, a denominação de  RAIO LUNAR, embora alguns achem que esta só se aplicaria àqueles que estão em condições de incorporar o Pai Seta Branca. Exite, para os Ajanãs, a classificação de QUINTO YURÊ, bem como de Estrelas – Cautanenses e Vancares. Na Doutrina do Amanhecer, ao iniciar suas aulas de Desenvolvimento, o médium tem identificada sua mediunidade. Se é de incorporação – um apará – é feita uma avaliação de como essa capacidade se apresenta, pois pode trazer hábitos e posturas de outras correntes que devam ser minimizados, para que possa trabalhar adequadamente como médium de incorporação da Corrente do Amanhecer, um apará, tendo as condições básicas:

=> Incorporar um sofredor sem fazer muito alarde, sem palavras inconvenientes e sem cair em posições grotescas ou desagradáveis;
=> Incorporar e saber distinguir a emanação do Preto Velho, do Caboclo, do Médico ou de qualquer outra Entidade que se faça presente através dele;
=> Ser suficientemente humilde para trabalhar no Templo, com amor, sempre que for convidado, sem escolher o trabalho ou o comandante;
=> Saber mediunizar-se profundamente, de modo a evitar cançar-se no trabalho, pois, bem mediunizado, não terá noção do tempo nem do calor, ou do frio, nem do que acontece a seu redor.

About these ads

Responses

  1. ADOREI O SITE

    • Ser suficientemente humilde para trabalhar no Templo, com amor, sempre que for convidado, sem escolher o trabalho ou o comandante – E submissão total,mesmo que o tal comandante esteja errado ou disamonizado ,tem que ficar ali calado quietinho,este modo de voçes estar muito errado nós medios de imcooporação somos os receptores,e temos a condição de manipular e realizar os trabalhos disobsecivos,ali realizados,sou Ajaná,hoje,mas tenho conhecimento participativo de outras doutrinas espiritas,e não aceito esta condição nem hoje e nem nunca.tenho certesa humildade não e deixar ser humilhado.

      • Salve “Deus”
        Caro Irmão Augusto Alves de Oliveira.
        Existe o Livre Arbitrio e deveremos respeitar.

        Graças a “Deus”.

    • vale do amnhecer no caixão, é apenas macumba DEUS VEIO AO MUNDO E DEIXOU O ESPIRITO SANTO, NÃO ESPIRITO QUE NEM PRETO VELHO, VÓVÓ CATARINA, PAI SETA BRANCA, JOAQIUM DAS CACHOEIRAS, O DEUS DE QUEM PARTICIPA DO VALE DO AMANHECER É OUTRO Q SÓ ELES CONHECEM O DEUS VERDADEIRO TA NAS IGREJAS SEJA ELA QUAL FOR POR TANTO TODOS OS MACUMBEIROS Q SE FERRE COM O PRÓPIO FERRO Q ELES E O DIABO MEXE VCS Q NÃO CONHECEM NÃO CAIAM NESSA ARMADILHA DO DIABO LEMBRE-SE O DEUS VERDADEIRO TA EM NOSSOS CORAÇÕES PROCUREM COM FÉ E ENCONTRARÁ NAS IGREJAS ME DIGA SE NA BIBLIA FALA DESSES ESPIRITOS Q ELES EMCORPORAM EU MESMO NUNCA VI E SEI Q MUITOS DE VCS TAMBEM NUMCA VIU ESSES ESPIRITOS NA BIBLIA É BOM ENXERGAR A REALIDADE! vale do amnhecer é que nem maçonaria, são cipriano, macumbas e outras seitas do diabo, deus esta na sua fé e não nessas seitas

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.

        O Verdadeiro Deus da Bíblia

        Este estudo Bíblico é de vital importância para sua vida. Embora haja muitas doutrinas contraditórias sobre quem é Deus, a maior parte das pessoas está convicta sobre o que acredita. Algumas destas crenças foram estabelecidas faz centenas de anos, mas só foram aceitas amplamente no decorrer do tempo.

        Há muitas pessoas que não estão dispostas a escutar qualquer coisa que vá contra as tradições recebidas de suas igrejas, ou dos seus antepassados. Não desejamos falar de tradições ou de costumes, mas de uma verdade clara e simples da Bíblia.

        Se você analisar os versos citados na continuidade do assunto, verá que eles estão revelando a verdade, e que você pode ser pego de surpresa, ao ver quantas falsas idéias há, até mesmo entre os cristãos.

        Por exemplo: Quase todos os cristãos crêem que “Deus é uma Trindade”. Esta fé popular, é aceita facilmente pela maioria das pessoas que se dizem cristãs e muitos até pensam que é uma blasfêmia ensinar algo diferente ou tentar argumentar que esta doutrina não é bíblica.

        O que é a Trindade?

        Para maior parte dos cristãos, é a declaração de que Deus é composto de três pessoas que formam um só, sendo este um, chamado de Deus.

        Outros dizem que Deus realmente é uma pessoa, mas que age como Pai, e em outras ocasiões como um Filho ou como um Espírito Santo.

        Existem aqueles que dizem que há três seres eternos e todos eles são Deus e porque estão unidos e de acordo em tudo, são chamados um Deus.

        Estas crenças se resumem num só pensamento e são chamadas de doutrina da Trindade, e difundem a idéia de um Triúno Deus. Estas idéias são muito interessantes e existem por muitos séculos, mas ao longo destes séculos, elas foram sendo definidas e redefinidas por vários estudiosos. Contudo, estes conceitos mencionados sobre Deus, não estão corretos ou são verdadeiros! Estas crenças não podem estar corretas porque a Bíblia apresenta uma só verdade.

        A Bíblia diz que Deus é uma Trindade?

        Não. Não há um só verso na Bíblia que diga isso. A Bíblia fala de Deus, do seu Filho Jesus e do Espírito de Deus que é a presença invisível dEle. A Bíblia não diz que estes formam uma Trindade e esta palavra nem mesmo existe na Bíblia.

        Quem é Deus?

        Esta pergunta é extremamente importante porque Jesus ensinou que aqueles que adoram a Deus, devem fazê-lo em Espírito e em verdade. (João 4:24). Se a Bíblia declara que serão condenados, aqueles que dão crédito a mentiras. (cf. II Tes. 2:10-12), como poderemos ser salvos, se não O adoramos em verdade?

        A Bíblia nos diz quem é Deus?

        Sim. “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”. (I Cor. 8:6) Deus é o Pai, assim é dito claramente. Ele é o único Ser supremo em todo o universo. (Veja também I Cor.11:3; João 17:3; Efés.4:6; Mar.12:29-34; I Tim.6:16 e I Cor.15:28)

      • Sou doutrinador no valle do amanhecer ha 8 anos mas frequento a 10 anos não escondo que pertenço a doutrina espirita e respeito a todos mesmo tendo outras religiões ou carmas . Quando alguem se acha no direito de dizer que a sua é certa e que a do outro é falsa ou errada gostaria de lhe lembrar do ultimo encontro do Pai a seus disciipulos ide e pregai a todos os povos .Nós (geral) podemos criticar outras pessoas por não acreditar no que acreditamos Dizer que Deus esta na igreja ? então quem esta comigo a me guiar proteger acalentar em minhas alegrias e dor A estoria do Brasil cita que negros foram trazidos como escravos e tambem os indios e foram batisados mas eles tinham sua religião crenças

      • Salve “Deus”
        Ivo Lopes
        Obrigado por visitar o meu blog e deixar o seu comentário

      • Salve Deus
        Essas pessoas parecem q não tem o q fazer, se vc não gosta da doutrina isso e problema seu,, mas respeite a nossa !! eu posso dizer agora pra vc que ja fui evagelica, catolica,testemunha de jeová,, e não sou ingnorante igual a você, respeito todas elas ,, mas nunca encontrei a felicidade que hj vivo..

        Muito Feliz!!!!!! Graças á Deussss!!!!!
        Salve Deus!!!

      • Salve “Deus”
        Cleidiana

        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião.

      • salve Deus Pedro Tiago.
        Eu sou português e te posso dizer que antes de pertencer á doutrina do vale do amanhecer era católico talvez com uma visão diferente da tua para que saibas que a igreja tem padres que fazem o que se faz na casa do Pai Seta Branca porque aquilo que as pessoas dissem de exorcistas não é o que se vé nos filmes é o mesmo que se faz nos templos do vale do amanhecer só que escondido porque infelizmente existe muitas pessoas que não querem saber nem compreender o que jesus dizia.
        salve Deus

      • Salve “Deus”

        Alcides.

        Obrigado por visitar meu Blog e deixar a sua opinião.

      • Quando a pessoa escreve desse jeito, muito provavelmente a gente acaba encontrando em algum templo, rsrs.

        Larga de ser preconceito e vá estudar melhor as filosofias e doutrinas, ninguém do Vale abre a boca para criticar o seu fanatismo e demonstração clara de ignorância.

      • ERIKA PIMENTEL.

        Concordo em numero, genero e grau, com voce!!!

      • tenho é pena de vc amigo….tire a venda de seus olhos antes que seja tarde demais…

      • PABLO

        Concordo com voce!!!

      • cada um tem sua crença, sua opnião, se vc viu algo ou não viu problema é seu, não fike criticando o vale do amanhecer, saiba q pra vs falar de alguém ou de alguma coisa primeiramente vc deve conhecer e vc coitado nem conhece néhr, entãoo vê se te enxerga ô pessoa de Deus !! e cala essa boca pra falar mal de qualquer religião !!!

      • Concordo com voce Sabrina

      • Você e bobo mesmo em cara, isso mostra a falta de conhecimento que você tem, e por isso que pessoas, como você quando parte deste mundo nós temos que ajudar ,a encontra o caminho de deus pai todo poderoso. pois ficam perdidos vagando pela falta de fé e respeito a algo que você não conhece. procure se informa melhor, e veras a luz de Deus

      • Salve “Deus”
        DEMONTIE ALVES BATISTA.

        “Graças a Deus, não me lembro de ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas, o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente,
        magoado a quem quer que fosse…”

        Reservo-me o direito de permanecer indiferente às provocações de qualquer natureza.
        Numa época de insensatez como esta, o mal anda em liberdade, seduzindo os incautos.

        Aqui, é a ira dos outros que te agride.
        Ali, está o sexo sem freio que te sensibiliza.
        Acolá, eis a ambição que te desperta o interesse.

        Próximo se encontra o vício, enredando vítimas.
        Em torno de ti, a diversão perturbadora campeia.

        Por toda parte, a vitória do crime e da dissolução dos costumes multiplica os seus tentáculos qual polvo cruel e dominador.

        Olha essas facilidades como sendo a estrada de espinhos venenosos que a grama verde e agradável esconde no chão, e não te permitas pôr-lhes os pés, evitando-te os acidentes de efeitos danosos.

        Graças a “Deus”.

      • nao vamos dar ouvidos para crentes fanaticos q hoje estao na igreja e amanha estao nos butécos bebados deixa eles cada um tem o livre arbitrio salve deus

      • sou do vale do amanhecer pois deus e sor ,olha para ti voçer e um espirito que nem sabe o que estar falando salve deus. sallve os pretos velhos;;;

      • Salve “Deus”
        CLAUDIA FERREIRA.

        SALVE “DEUS”…………

      • caro amigo deus não criou divisâo na religião mais sim formas de buscar amadurecimento para se tornar uma pessoa melhor se vc naõ acedita no espiritismo tudo bem mas guarde pra si pois suas palavras poderam te condenar um dia pense nisso.

      • Salve “Deus”
        EDELP DOS SANTOS CRUZ…

        A sua irritação não solucionará problema algum…
        As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas…
        Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
        O seu mau humor não modifica a vida…
        A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus…
        A sua tristeza não iluminará os caminhos…
        O seu desânimo não edificará ninguém…
        As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade…
        As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você…
        Não estrague o seu dia.
        Aprenda a sabedoria divina,
        A desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre…
        Para o infinito bem!!!
        Graças a “Deus”…

      • Esse comentário é tendencioso e prova o despreparo de uma pessoa egocêntrica que só enxerga erro nos outros. Por causa de pessoas assim que crucificaram Jesus, por não aceitar uma nova realidade.

      • Salve “Deus”
        JOSÉ AMARO
        E Graças a “Deus”.

    • so espirita e trabalho c/pai joaquim, respeito os irmaos de luz e procuro sempre fazer o bem.Nao vou a nenhum centro,a minha doutrinaçao foi os imas de luz que me transmitiu p/ mim,mas respeito qualquer seita ou religiao que pratica o amor ao proximo; trabalho em minha casa ja tinha visto falar do vale do amanhecer; mas nao conheço mas gostei de poucas coisas que vi neste site

      • Salve “Deus”
        FERNANDO OSSWALD.
        Pai Joaquim de onde???
        O Vale do Amanhecer é uma doutrina espiritualista cristã, que é uma junção de varias doutrinas, relegião, entidade filantropica etc…
        No Vale do Amanhecer, nós temos Pai Joaquim de Aruanda, das cachoeiras, das pedreiras, das matas virgens,da guiné etc.
        De qual cidade e estado voce é??? – Para que eu possa indicar o Vale mais proximo ok.

  2. Sentei de frente ao meu pc e surpresa encontrei este site.
    Adorei!
    Virei mais vezes!
    Recomendo a todos!
    salve Deus!

  3. O Vale do amanhecer é uma doutrina correta?
    Pois incorporar entidades, na verdade, é incorporar demônios!

    • Salve Deus!

      não necessáriamente. incorporar entidades é incorporar demonios, pois quem mexe com demônios é magia negra. primeiro conheça as histórias das entidades e só depois tire conclusões.

      Salve Deus!

      • Salve Deus,eu não lhe dou razão nenhuma muito pelo contrario tiro lhe a toda,Tia Neiva nada deixou ao acaso,se informe nos conhecimentos oficiais e formais que estão aprovados da doutrina do amanhecer.

      • Salve Deus, meus irmãos, não percam tempo com esses povos sem conhecimentos, q só querem criticar, o divino e amado mestre JESUS é um espirito, eles dizem q incorpara o espirito santo, será q eles tem esse poder?, deixem q eles procurem se efudar mais nas colocações se tese, se estam certo, graça a adeus, se não, Deus esta ouvido.
        Salve Deus

      • Salve “Deus”
        HELIO.
        Por visitar o meu blog e deixar a sua opinião.

    • não a incorporação do vale do amanhecer é diferente de qualquer outra doutrina pois nós não incorporamos demoniôs como nas outras doutrinas nos incorporamos espiritos iluminados que não existe ne nenhuma doutrina religiosa, recebemos espiritos que fizeram boas obras na terra encontraram a luz, e hoje habitam no mundo chamado de plano espiritual perto de jesus cristo creia e receberas a sua benção que o senhor jesus cristo te abençoe salve deus!

      • ???Q???”NÃO INCORPORAMOS DEMÔNIOS COMO NAS OUTRAS DOUTRINAS”???Vc realmente é Jaguar???Não acredito q um Jaguar possa chamar nosso IRMÃOS q ainda estão na incompreensão de demônios…ELES SÃO SEUS IRMÃOS.Se não sabe o que argumetar,não o faça!

      • Salve “Deus”
        Rochana
        Não sei de onde voce tirou isso que escreveste no meu blog.
        Graças a “Deus”.

    • lhe pegunto baseado em que dizez que no vale se incorpora demonios? o que são demonios?es uma especialista no assunto ? creio que não ! o habito de fazer afirmações sem ter o devido conhecimento para isto é muito ruim para a humanidade, pois vaõ se alastrando mitos , inverdades e quem perde é o povo que fica cheio de duvidas e sem exclarecimento ! abços !

      • Sr. Pedro Thigo.
        Queremos de agradecer pelo seu guestionamento, foi graças a vc que tivemos a oportunidade de aprender com meus Irmão do Vale do Amanhecer é lindo acreditar no bem é uma bença nestes dias de hoje pessoas vivendo uma nova Era. É preciso de coragem de ter fé. Na vida sempre vai ter o sim e o não e todos os dois são importante, escolher fica a critério e consequência de quem escolhe. Siga em Paz.

      • Salve “Deus”.
        Oilton José Boaventura.

        Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua opinião.

    • SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO Demonio
      s.m. Para os antigos, divindade, gênio bom ou mau que presidia aos destinos de cada homem, cidade ou Estado.
      / Para os modernos e os cristãos, anjo caído, diabo, espírito maligno, gênio do mal. /
      Fig. Pessoa má, inquieta ou turbulenta.
      VEJA AS VARIAÇÕES DE SENTIDO DESSA PALAVRA NO TEMPO E NO ESPAÇO. IMAGINEM

    • Salve Deus o seu caminho é um pau de dois gumes,e cada um é responsável pelas suas decisões certas ou erradas porque sua individualidade é só sua.

      • Salve “Deus”.
        PEDRO , quem é voce para dar-me razão ou não sobre a doutrina do Vale do Amanhecer, a minha Tia Neiva, deixou tudo que é da Doutrina Espiritualista Cristã , escrita, Leis – Tumarã – Rituais etc… só voce não leu esses livros ou os desconhece, pergunte para o seu Adjunto Salve “Deus” – Vai se inteirar da doutrina……………

      • Salve “Deus” Pedro. Completando – O Plantio é Livre, mas a colheita é Obrigatória.

      • sou um filho de deus q não preciso de espirito, a não ser o espirito santo do deus vivo, não preciso de espiritos igual ao de vcs ja falei procure na biblia se tem o nome desses espiritos não vão encontrar, mas sim vão encontrar os nomes dos 12 apostolos q jesus escolheu para pregar a palavra de deus, vcs enganam a todos q nem o própio diabo andam enganando a muitos que nem muitos juntam tesouros na terra sendo quando morreres não levaram um nada, DEUS tarda mas numca falha, nós dormimos e DEUS não dorme

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.

        Deus tem um Espírito?

        Sim. O espírito de Deus é a personalidade dele ou a mente dele, o seu pensamento que está presente e atuante em todo lugar. A presença corporal de Deus, está sentada em um trono no céu, mas a mente dele ou o espírito está em todos os lugares. “Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não o veja? diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR”. (Jeremias 23:24). “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”. (Salmos 139:7) “Visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós”.(Mateus 10:20)

        O Homem tem um Espírito?

        Sim. A Bíblia diz que o homem tem um espírito. O espírito reside na mente, logo a mente é o espirito. Nela é formado a personalidade e caráter do ser humano. O homem expressa ou faz aquilo que ele pensa ou sente. Quando um homem morre o corpo perece,(Obs. Morte é a total ausência de atividade cerebral, impossibilitando qualquer tipo de funcionamento orgânico no ser humano) mas o espírito volta a Deus que o deu e permanece em um estado de inconsciência até que ocorra a ressurreição, quando Deus dará um novo corpo imortal e de volta o sopro da vida (fôlego) que é o seu poder, o Espírito. “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego (Espirito) de vida, e o homem passou a ser alma vivente”. (Gen. 1:7) “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. (Cf. Ecles. 12:7)

    • Ola…refletindo sobre A colocação DA REGILANE, me fez pensar;
      No Vale nao recebemos dinheiro p ajudar o aflito, p ser sincero nao aceitamos nem se quer um muito obrigado.
      Nao utilizamos nossa energia p trabalhos mesquinhos de cunho egoisticos.
      Os mentores espirituais orintam a vivermos o evangelio pregado pelo cristo
      Trabalhamos a evolução do nosso espirito com trabalho árduo em beneficio do nosso proximo de forma incondicional
      Somos orientados constantimente por nossos mentores a vivermo em uma busca insessante por valores morais.
      Pregamos e vevemos o amor através do nosso trabalho.
      Então…se tudo isso é doutrina de Demônios, a unica coisa que me faz pensar, é que o Demonio mudou de LADO. SALVE DEUS!!

      • “Salve “Deus”
        Cicero bacana e ou Ciro Barroso, voce que é da Doutrina Espiritualista Cristã, do Vale do Amanhecer, sabe que não existe
        demonios e sim os Espiritos menos esclarecidos, aqueles espiritos milenares,que não querem ganhar a luz, querem viver
        nas trevas e a prejudicar os encarnados, demonios é o que sai da boca dessas pessoas que não tem “Deus” e Nosso Senhor “Jesus Cristo” em seu coração, não tem amor ao proximo, só vive a blasfemar das vidas alheias, isso sim o ectoplasma carregado de odio é o demonio.
        Graças a “Deus”…

      • Os dois meu irmao,meu nome é Cicero Barroso,mais sou conhecido como Bacana. Mas com relação ao seu comentarios nós sabemos que os demonios são fábolas,mais usei o nome p maior entendimento,dos que ainda nao tem o conhecimento reencarnatorio. Abço

      • não o demonio numca mudara sempre sera o q ele é, quem muda de lado são as pessoas q não conhece a palavra de Deus, e q eu saiba só existe um livro sagrado a biblia, em dialágo com pessoas do vale do amãhecer eles falam mais nos espiritos q eles emcorporam de q em DEUS, pra eles esses espiritos são melhores do q DEUS, e pra nós q conhecemos a palvra de DEUS em uma igreja seja ela qual for, falamos mas sobre DEUS por q ele é tudo em nossas vidas procurem com fé e encontrará o paraiso e não o inferno q nem o vale do amanhecer.

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.

        A maldade pode vir a qualquer momento. Nestas horas o ser humano lembra-se de algo que sabe ser verdadeiro, mas não a sua origem. Por isso vamos responder a seguinte questão: Quem é o Demônio?

        Ao pensarmos no Demônio sabemos que estamos diante de algo terrível, como a própria maldade humana. Por isso temos a noção do Bem e Mal, apesar de não entendermos a que horas chegam uma das duas coisas para nos beneficiar e proteger ou nos levar ao mais baixo nível que a vida humana pode suportar.

        Clássicos históricos nos levam a crer que a maldade pode estar em qualquer lugar, mesmo ao lado do bem, ou ainda ser a mesma figura, hora com aparência da anjo, hora com aparência malígna.

        A dualidade do Bem e do Mal, não aparece na literatura mundial apenas nos humanos

    • salve deus,
      ja pude perceber que vc é pobre de espirito!procure conhecer a doutina do vale do amanhecer…e depois que vc entender bem…ai sim pode postar aqui sua conclusão….no vale do amhecer não existe demonios…demonios é envocado em magia negra….vale do amanhecer é amor e caridade!

      • Salve “Deus”
        Ceição….
        O Que É Ser Pobre De Espirito ? Porque Jesus Disse Isso…?
        “Bem aventurados os pobres de espírito,porque deles é o reino dos céus” Mateus 5.3
        Por acaso voce sabe definir o que é espiritismo de espiritualidade???

      • conheço muitos q viviam felizes depois q conheceram o vale do amanhecer conheceram o infernooooooooooo e depois procuraram uma igreja e voltaram a ser feliz, por q lá encontraram o deus verdadeiro

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.

        DEUS CUIDA?
        Salmo 23.
        Certa vez ouvi o desabafo de uma mulher divorciada que ficara com o encargo de terminar de criar seus três filhos sozinha, praticamente sem nenhuma pensão do ex-marido. Ela dizia:
        “Todo mundo pensa que eu sou forte, mas eu não sou forte, não. Eu estou cansada de bancar a forte. Tenho que ser pai e mãe ao mesmo tempo. Além dos meus problemas, as pessoas ainda me procuram para ajudá-las.
        Eu estou cansada. Eu não sou forte.
        Eu cuido de todo mundo, mas ninguém cuida de mim. Eu preciso de alguém que cuide de mim”.
        Alguma vez você já se sentiu assim, cuidando de todo mundo, mas sem ninguém pra cuidar de você?

        O Rei Davi, autor deste salmo, registra um maravilhoso e eterno testemunho:
        – O Senhor é o meu pastor!

        Depois de passar por várias guerras, lutas, rebeliões, graves problemas familiares e um monte de coisas mais, ele olha para trás e percebe que Deus sempre estivera ao seu lado, cuidando dele. Ao dizer “O Senhor é o meu pastor”, na verdade ele está dizendo:

        DEUS CUIDA DE MIM!

        Na sua juventude ele tinha sido um pastor de ovelhas, por isso, para retratar o cuidado de Deus sobre a sua vida, o rei Davi traça vários paralelos entre Deus e um pastor de ovelhas exemplar:

        1. Deus supre as necessidades básicas dos seus filhos.
        “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” – vs 1.

        Um bom pastor jamais deixava faltar água e alimento para suas ovelhas.

        Foi o próprio Jesus quem garantiu, em Mateus 6.31-32: “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir… Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”.
        Tranqüilize seu coração: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)
        Não adianta hoje voce não está mas na doutrina, não atire lama, onde um dia voce já este lá. Ok….

        Um bom pastor jamais deixava de proteger suas ovelhas, lutando contra lobos, ladrões e chacais.

        2. Deus conduz os seus filhos.
        “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome” – vs. 2-3.

        Um bom pastor jamais deixava de conduzir suas ovelhas. Sempre à frente, garantia-lhes a segurança.

        O profeta Isaías afirma(58.11): “O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham”.

        Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida são como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto.

        Portanto, caminhemos com fé, até encontrarmos a próxima “placa”, a próxima orientação. Não sofras: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).

    • Quem lhe informou isso não conhece a Doutrina do Vale do Amanhecer onde se faz somente o bem, primeiro procure ler e estudar sobre coisas que vc desconhece e depois tire suas conclusões, mas caso vc já lhe deu com demônios com certeza não foi no Vale do Amanhecer. Nossas Entidades são totalmente de luzes.
      Salve Deus em Cristo Jesus.

    • será que voçe conhece o amor incondicional não fale do que desconhece e mais uma coisa aprenda a aceitar mas é os seus medos e receios de errar!!! ou acha que sabe tudo sem passar por lá? olhe eu não pertenço a esta corrente de luz mas se acha que é mais digno que eles se ferra!!! feche a boca do que não sabe e vá aprender , antes de falar e olhe á sua volta que vê??? por acaso já se olhou no espelho hoje? achase diferente ?? só se for na falta de respeito e na falta de tolerância….para com o seu semelhante…até mais…

      • Salve “Deus”
        Maria.

        voce está usando o seu Livre Arbitrio. Certo!!!

      • Salve Deus Maria
        o amor incondicional é isto: se tu quando eras pequena tua mãe te tratava mal te oferecia aos homens velhos para se satisfazerem em troca de lhe entregar dinheiro te fazia tudo tipo de macunba quando crescestes para que não pudesses abrir a boca e tu depois disso tudo tu quando és crescida lhe perdoas e lhe abres os braços sem magua , porque ela não compreendia o que estava fazendo isso é amor por isso dar amor e amizade é muito mais que o que possas intender, que querias que se fizesse armasse uma guerra que só ia trazer mais dor e sofrimento, não te esqueças que o mal é sempre para quem o faz, o resto são danos pouco importantes, eu estou a disser uma historia verdadeira. não é conversa de xaxa

    • os evangelicos incorporam o espirito santo ,e vc n o chama de demonio, sera q eles tem o merecimento de incorporar um ser tão sublime, pare e reflita antes de dizer essas coizas

  4. O Vale do Amanhecer, traz ensinamentos grandiosos de TOLERANCIA, AMOR E HUMILDADE. Ensinamentos estes que so poderiam vir da LUZ de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e do nosso querido Pai Seta Branca, SALVE DEUS.

    • TUDO QUE É FEITO COM AMOR TEM GARANTIA DE VIDA ETERNA

      • Marinha.
        Concordo com voce em numero, genero e grau…

    • leia mais a biblia e veja na biblia que não tem escrito o nome de pai seta branca e sim tem o nome de DEUS e dos seus dicipulos abram os olhos antes q seja tarde q jesus voltará a procura dos seus escolhidos e ai daquele q vai contra o filho de DEUS!

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.

        A Bíblia foi escrita em três línguas

        A Bíblia não foi escrita numa única língua, mas em três línguas diferentes. A maior parte do Antigo Testamento foi escrita em hebraico. Era a língua que se falava na Palestina antes do cativeiro. Depois do cativeiro, o povo de lá começou a falar o aramaico.
        Mas a Bíblia continuou a ser escrita, copiada e lida em hebraico. Para que o povo pudesse ter acesso à Bíblia, foram criadas escolinhas em toda a parte. Jesus deve ter frequentado a escolinha de Nazaré para aprender o hebraico. Só uma parte bem pequena do Antigo Testamento foi escrita em aramaico.

        Um único livro do Antigo Testamento, o livro da Sabedoria, e todo o Novo Testamento foram escritos em grego. O grego era a nova língua do comércio que invadiu o mundo daquele tempo, depois das conquistas de Alexandre Magno, no século IV antes de Cristo.

        O Vale do Amanhecer é uma religião espiritualista cristã, criada para abrigar a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959 pela médium clarividente Tia Neiva. Essa espiritualidade foi trazida pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nessa doutrina como “Pai Seta Branca”, e por sua equipe espiritual, contendo elementos de várias outras religiões.

        Em 1959 a Biblia já tinha sido escrita há muitos seculos, por isso não se encontra escrito o nome De Pai Seta Branca, que é o Simiromba de “Deus”.

      • Meu querido irmão Pedro Thiago, você que se diz um estudioso da Bíblia, me responda : está escrito no novo testamento que esperavam ELIAS, e JESUS afirma em uma alusão a JOÃO BATISTA que ele já havia vindo e o povo não o reconheceram, o que quiz dizer JESUS então,se há 500 anos separando estes dois profetas?..

      • Salve “Deus”
        Nelson da Silva Lima.

        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião.

      • Meu querido irmão Pedro Thiago você tem primeiro que ir ao vale do amanhecer, e só depois se colocar como juiz, dos seus irmãos. Você se diz um evangelizador um verdadeiro seguidor de Jesus, mais julga e fere uma das principais leis que ele ensinou a saber: O julgamento…Agradeça a Deus por existir verdadeiros apostolos e evangelizadores, que se dedicam a espalhar palavras inspiradas e impregnadas, do imenso amor de Jesus por meio da internet, como os autores do blog Espaço Espiritual. Eles sim evangelizam, quantos não abandonaram a ideia de suicidio ao ler este blog? quanto sofrimento ja não existe mais, entre algumas pessoas que tiveram acesso a este blog? Pense meu irmão, e faça o mesmo que estes humildes seguidores do mestre Jesus.Que a paz de Jesus esteja em teu coração… Salve Deus!

      • NELSON DA SILVA LIMA.

        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua mensagem e opinião.

      • QUEREM SABER JESUS CRISTO E O VERDADEIRO CAMINHO E AVERDADE ELE É QUEM SALVA , EU ERA DESSA DOUTRINA MAS CONHECI A VERDADE QUANDO LHE A BIBLIA HOJE SOU EVANGELICA SOU DA IGREJA QUADRANGULAR . ESXISTE O ESPIRITO SANTO DE DEUS O VERDDEIRO CONSALADOR , TE AMO JESUS DA MINHA VIDA . ALELUIA. APAZ SEJA CONVOSCO QUE DEUS POSSA MOSTRAR A VERDADE A SSIM COMO ME MOSTROU QUE VENHA A LIBERTAR TODOS QUE VIVI NO ENGANO. O SEGREDO É BUSCAR JESUS EM ORAÇÃO. LÊ A BIBLIA AMADOS ESSE LIVRO É DE DEUS CONHEÇA AHISTORIA DELE APALAVRA DE DEUS É QUE LIBERTA E JESUS CRISTO SALVA AMEM.

      • Salve “Deus”
        JOSILEIDE.
        Voce que foi desta Doutrina deve ter lido a respeito da Filosofia do Vale do Amanhecer, para agora querer renegar, o seu passado…

        A filosofia básica do Vale A idéia mais simples e mais de acordo com a realidade que se pode ter do Vale do Amanhecer, é a de que se trata de um grupo humano, de pessoas comuns, as quais, mercê de suas dores e da busca de um lenitivo para elas, decidiram trabalhar para si e para seu próximo, baseadas nas exortações do Mestre Jesus, resumidas numa série de conceitos sob o título de “Doutrina do Amanhecer”, que é também chamada de “O Evangelho do Vale do Amanhecer”. Para que não haja a mínima dúvida quanto a essa Doutrina, os ensinamentos do Mestre são colocados de forma acessível a qualquer mente, independente de cultura intelectual ou escolaridade. A Doutrina do Amanhecer se resume em três propostas básicas de Jesus: o amor, a tolerância e a humildade. Com essas três posições, é possível a qualquer ser humano reformular sua existência, adquirir visão mais ampla da vida e equacionar seus problemas desta Terra. Alicerçada neste triângulo, a Escola do Caminho, do Mestre Jesus, permite compreender e analisar tudo que se passa em nosso mundo, e abrir caminho para as soluções da vida. A primeira resultante dessa filosofia básica é que a verdade só é percebida individualmente, por cada pessoa.

  5. Salve Deus mestre eu tanbem sou apara no vale do amanhecer mas em portugal vilar do pinheiro sim o vale e exactamente td isso que acabou de dizer salve deus

  6. amei as orientaçoes

    • SALVE DEUS IRMA MONICA. Sou medium do Vale do Amanhecer em Minas Gerais, fui descoberto agora, estou Em iniciação e em profundo estudo. Tenho materiais e orientações que me são passadas verbalmente pelos orientadores. Caso tenha interesse em saber mais sobre nossa Cultura, meu msn é gebanafi@hotmail.com, se precisar me add ae. Salve DEUS HOJE E POR TODO SEMPRE!

      • Salve “Deus” Nascimento,
        Voce Leu meu Blog, desde o Inicio, estou na doutrina desde 1998. Agradeço a sua intenção. Obrigado.
        E meu Nome é (De Lamônica) e não irmã monica como voce escreveu sou, Vancares e Setimo dentro da doutrina,
        Na doutrina do Vale do Amanhecer, ninguem é descoberto, são seus passados que te levaram até lá e não é
        por acaso não.
        Graças a “Deus”.

      • Olá!
        Eu não sei o que sou.
        Estou desorientada, às vezes penso bem, outras vezes penso mal.
        Falo coisas sem nexo mas tenho a noção do que estou a dizer, simplesmente lembro de as dizer e digo.
        Será que estou maluca?
        Por favor ajude-me

      • Salve “Deus” Alice.
        Voce não está ficando doida, é a sua mediunidade que está falando mais alcom com voce.
        Voce terá que procurar um Centro Espirita par poder desenvolver a sua mediunidade, é só isso.
        Graças a “Deus”….

  7. SALVE DEUS!
    TBM SOU APARÁ DO TEMPLO ADJARO DO AMANHECER DE MACEIÓ/AL.
    TODOS OS ENSINAMENTOS SÃO INPORTANTES.

  8. Não sou da doutrina mas frequento algumas vezes e gosto de estar lá me sinto bem adorei ler estes comentarios,pena que tem comentarios desagradáveis de pessoas um tanto ignorantes que não procuraram saber o que é a doutrina para poder comentar algo.Áte logo!!!!!!!!!!!

  9. Bom dia, estou lendo sobre a doutrina do Vale do Amanhecer para entender melhor o seu trabalho, fui pessoalmente hpa um templo em Olinda, PE para fazer uma consulta, onde um Preto Velho encorporou e me passou uma mensagem na qual no momento não tive a coragem de perguntar ao doutrinador do que realmente se trata-va, ele falou em levar a minha oração para uma mesa de doutrina, eu conheço o Kardecismo e sempre que posso vou as reuniões, voces pode me responder o significado ???

  10. Salve Deus! pelas bneçãos benditas do divino e amado mestre Jesus e sob oa eflúios de amor de pai Seta Branca tudo se faz pela missão que nos foi confiada! Que Deus lhe pague pelos ensinamentos que sempre nos devem ser lembrados. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

  11. sal deus
    sou apara do vale do amanhecer mas em portugal so quero deixar a mensagem que temos que por em pratica o amor a hmildade e a tolreancia em pratica .

  12. Tudo que a tia nos deixou e um grande acervo e por com a miossao que o pai nos conduziu isso e bonito e grandioso quanto mais leio e aprendo mais quero, sou doutrinador do templo ajuvano de Serrana SP. SALVE DEUS

  13. SALVE DEUS!
    Sou apará do vale do amanhecer de “Fortaleza” do Gamúio…estou tentando ainda incoporar…não sei por k ainda não consegui, minha preta velha é “vovo maria de arruanda”….

    • Salve Deus!!!

      Meu irmão, tenha firmesa pois seus mentores estao ao seu lado.Fique calmo na hora certa vai acontecer.Sou do adjunto Oliban

      • Quase que esqueço: sou aparelho de Pai Joaquim das Cachoeira.abraços

    • SALVE DEUS VALERIA,TAVEZ SEJA PQ NAO EXISTE MAE MARIA DE ARRUANDA,E SIM DE ARUANDA,RSSS…BRINCADEIRINHA, HE HE. MAIS QUE BOM QUE JA DEU CERTO, JA VI VC TRABALAHANDO NOS TRONOS. BJO MINHA AMIGA

      • Salve “Deus”
        Talvez na ansia de escrever, saiu com erro de grafia.
        Graças a “Deus”.

  14. Sou apara no vale do amanhacer em portugal-amo a nossa doutrina de coração. Só tenho uma observação a fazer: Que Deus nos pague pela caridade, mas a caridade não se paga, mas que deu nos ilumine sempre nos caminhos da vida. Salve Deus e Graças a Deus.
    Trabalhando sempre com muita sintonia e amor a Pai Seta Branca e Mãe Iara, a nossos mentores e minha querida Mão Iára do Oriente sempre com as nossas benditas armas-Amor, Humildade,Tolerância. Agradeçendo sempre a Deus Pai todo poderoso pela oportunidade e a grandeza de caminhar e trabalhar nesta bonita doutrina de Pai Seta Branca e Mãe Iara.

  15. Salve Deus! Hoje foi minha 8ª aula de desenvolvimento, estou muito feliz por estar tendo tamanha oportunidade

  16. salve deus sou do vale do amanhecer d olinda pe, sou apará, sou d dois povos arruanda e congo, as vezes axo q é mt responsabilidade pra mim, pedir a espiritualidade pra virar doutrinadora, so q mh resposta foi, q mh missão naquela doutrina é d apará!!

  17. estou indo para a oitava aula de apara domingo próximo e estou fascinada pela doutrina que adotei para minha vida,peço á DEUS que me ajude nesta caminhada,e em nome de CRISTO JESUS e com a proteção dos meus mentores vou concluir minhas aulas de desenvolvimentoto .Amei o site.SALVE DEUS!

  18. Salve Deus mestres e ninfas!

    Venho regularmente a este site e é com muita alegria que partilho convosco este meu comentário neste post!
    Sou doutrinadora no Vale do Amanhecer de Vilar de Pinheiro (Portugal) e devo dizer-vos que muito me orgulho de poder assistir ao trabalho dos nossos médiuns lua. É uma honra enorme poder trabalhar, no meu caso, com os ajanãs e seus queridos pretos velhos, caboclos e médicos!

    Agradeço à espiritualidade e aos mestres a oportunidade de me proporcionarem os momentos mais bonitos que alguma vez tive na minha vida! Salve Deus!

    • SALVE DEUS!
      Lindas palavras minha irmã doutrinadora sou ajanã do GALERO do amanhecer de linhares-ES.
      E fico feliz todas as vezes que ouço ou vejo um médium agradecendo a ESPIRITUALIDADE por ter recebido mas uma oportunidade de se redmir aos erros cometidos aos nossos irmãos cobradores desta ou de vidas passadas.
      SALVE DEUS!

      • A espitualidade e muito profunda que vai ate a dimençaõ da alma do home mas nem todos tem uma capacidade de lhe esplorala …….;…….;…faça uma anale cada um e verais que o grande Deus;quando subio ao ceu ele disse que voltaria se fosse assim era muito bom o home nascia morreria e naõ tinha nada para pagar por

      • Salve “Deus”

        Francisco Neto Sá Silva

        Obrigado por visitar meu Blog e deixar a sua opinião e a sua mensagem.

      • sou do templo narone de ipatinga .nifa lua e da falange NIATRA.SALVE DEUS QUEM ESCOLHE ONDE DEUS ESTA E NOSpois sem amor e com o espirito solidario com o proximo nao chegaremos em lugar temos sempre q enchugar as lagrimas do proximo,e assim secaremos a nossa?es uma mudanças constante,se quisermos evoluir ,sempre para o bem sempre ou entao nunca estara seguindo nada,as mudanças sao nessesarias.salve deus.tem niatra ai mestre no seu templo/?

      • Salve “Deus”
        Ninfa Elizabete Farias.

        As Nyatras foram trazidas por Koatay 108, em abril de 1984, inicialmente compostas por sete ninfas Lua, para participação no 1º de Maio daquele ano.
        Têm função específica na Estrela Sublimação (*), quando na condução do Santo Nono – as Esmênias e seus mestres – para os esquifes.
        As Nyatras não podem participar do trabalho como Esmênias.
        A Primeira Nyatra é a Ninfa Lua Jorgelina Henrique Bahia (Jojô), consagrada em 1.5.88, tendo como Adjunto de Apoio o Adjunto Trino Muray, Mestre Ademar, sendo os prefixos Nepia e Nepia-Ra.
        Segundo instrução de Koatay 108, as Nyatras seriam somente ninfas do Templo-Mãe. Todavia, em reunião de março/99, os Trinos Presidentes Triada estabeleceram que a falange teria componentes dos Templos do Amanhecer, considerando a possibilidade de, no futuro, serem instaladas Estrelas de Nerhu em alguns Templos do Amanhecer.
        Em suas origens, as Nyatras eram um número reduzido de religiosas que, com a ajuda do Cavaleiro da Lança Vermelha, levavam conforto às famílias das jovens que iam para o sacrifício, atualmente representadas pelas Esmênias.
        Exceto para os cantos do Turigano e do Leito Magnético, onde apenas uma Nyatra faz emissão e canto, sempre a presença é de duas missionárias, no mínimo, em cada trabalho ou Sanday.

        Temos sim Nyatras em nosso Templo, pois temos todos os trabalhos para as Nyatras.

  19. salve deus, sou do adjunto amançuy-Pi, fui doutrinadora tres anos, mudei para apará mais nao sei o porque ando muito triste, nao desejo mal a ninguem e sofro por as pessoas me maltratarem nao tenho resposta somente duvidas!

    • oi cruzinha,
      vi o seu depoimento e conheço o seu trabalho.Para mim o vale é a continuação de minha família.Sei que as pessoas encaram o vale como se fôsse uma macumba,mas eu não ligo pois amo a doutrina e sei que só tem coisas para o bem.Amiga faça a sua parte.Levante a cabeça e rezo por quem te maltrata.Salve Deus!

  20. O valé do amanhecer é uma religião muito abençoada… sou apára mais estou afastado, esse site é muito bom!! q pena msm q tem inumeras pessoas q criticam sem saber seu real fundamento… em CRISTO JESUS irei retornar para continuar minha caminhada, e a todos abençoados desse plano espiritual muita SORTE!!! e a todos aqueles q criticam sem saber, NOSSO SENHOR pode te convidar para fazer parte da nossa caminhade, SALVE DEUS…. Itajuípe- BA.

    • Tenho 37 anos e passei muitos anos no alcoolismo, um cunhado me levou a um vale do amanhecer e fiquei muito satisfeito com o trabalho deles. Estou sem beber há meses e tenho fé que vou continuar por muitos anos. Só fui ao vale depois de ler na internet sobre a doutrina e vi que falava-se muito em DEUS, NOSSO SENHOR. Estava tão carregado de coisas ruins que a apara que ficou ao meu lado desmaiava frequentemente. Se voçê tem alguém na familia com esse problema (ALCOOLÍSMO) convença-o a ir a um vale do amanhecer e não se arrependerás.
      OBS: A pessoa tem que ir de livre e espontânea vontade se não, não adianta…

      • Salve “Deus”
        Alex Medeiros.

        A Fé Remove Montanhas e obrigado por visitar o meu blog.

      • graças a Deus alex medeiros q Deus t ilumine a cada jornada salve Deus

    • c oncordo,plenamente,c om,vocemeu,irmao.

      • Salve “Deus”
        Obrigado por visitar o meu blog.

  21. sou vizitante e estou fazendo o tratamento .e estou bem menho. os trabanho la e feito com amor so vc indo lá pra ver . e ja fui convidada pra fazer o dezenvouvimento,eu vou pença

  22. Eu estou me iniciando na doutrina do VALE DO AMANHECER estou amando quero dizer que estou muito feliz e me desvobrindo

    • o,mesmo,esta,acontecendo,comigo,esinto,me,feliz,pela,oportunidde,de,estar,começando,no,vale,do,amanhecer,de,parnamirim,rio,grande,do,norte

  23. EU ESTOU INICIANDO AGORA E ADOREI ESSA PAGINA E ME TROUXE BASTANTE ESCLARECIMENTOS ALÉM DE ME MOSTRAR QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO PARA DEUS PAI TODO PODEROSO.

    SALVE DEUS!!!!!!
    NINFA LUA PAULA JOICE

  24. Salve Deus queridos irmaos em Cristo Jesus

  25. salve deus meus irmaos em cristo jesus ,tenho lido alguns dos comentarios deste site e gostaria de dizer que em portugal no templo evalumo mestre eduardo jose tem de tudo nemos o que e a doutrina de nosso pai seta branca,pois um presidente que espulsa seus centurioes nao e doutrina la tem tudo menos mensagens de preto velho nos tronos ,naquele templo de vilar do pinheiro virou moda ser apara +somos todos mediuns pq somos uma centelha de deus pai nao quer dizer que somos todos mediuns de encorporacao certo.mas os doutrinadores mediuns tem uma grande responsavilidade para muitas das vezes ouvirem as mestificaçoes e nao fazem nada. pois um preto velho so fala de AMOR E JAMAIS ENTRA NO LIVRE ABRITIO DE SEUS FILHOS ajuda somente na sua caminhada.esta doutrina e da cura desobesesiva so temos mensagens se tevermos o merecimento para isso . salve deus e gracas a deus

  26. salve deus um bom natal e bom ano novo para todos em cristo jesus salve deus
    gostei deste espaco para os mediuns poderem trocar ideias

  27. olha minha querida Deus te dê muita compreenção e muito juizo.
    eu fui apárá nesse templo e graças a Deus que alguem me deitou a mão e me tirou desse antro vergonhoso .
    espero que a verdade sobre tais barbaridades que estão por detrás de tais espiriritos e etc…
    venha á tona e que acabem de vez com estas coisas que só se aproveitam dos fracos de espirito
    voçe está muito bem não está? sim claro que eu sei que está.
    se voçe se afastar uns tempos .ai jesus não é?
    tome juizo e abra os seus olhos antes que seja tarde de mais .
    eu lhe digo do fundo.QUE DEUS TE PROTEJA NO FUTURO E ESPERO SINCERAMENTE QUE VOÇE SEJA ALGUEM ….BJ

    • não pode ser mais especifica com sua revolta?

      • Pereira, Voce Acredita em “Deus”

    • Salve Deus
      Sra. tens este pensamento e me identifico um pouco porque já obtive essa dúvida daí procurei ler e procurar a resposta não só essa como outras mais nenhuma escrita me fez crer que quando estamos protegidos amparados nada nos abala nos encosta entendes? tipo se estamos num quadrado fechado estamos protegido, quando abrimos a porta e saímos dele nos desprotegemos entende? isso é mais que lógico e que me fez afastar-me e neste afastamento eu mesma caí em si que a força que Deus Pai colocou nesta doutrina de amor é tão imensa ao ponto de nos proteger de todo e quaisquer mal, portanto se não consegues assimilar não julgues porque se almenos lê a bíblia lá diz ‘não julgas para q n sejas julgado’.
      Salve Deus Sou apará do amanhecer de Olinda com muito orgulho!

    • ?

    • OLÁ, SANDRA SOU DE JUAZEIRO DO NORTE NO CEARÁ, GOSTARIA MAIS DE CONVERSAR CONTIGO ME ADD. MEU EMAIL E rayneto2006@hotmail.com, FIQUEI CURIOSO COM SEU DEPOIMENTO.OBRIGADO

      • Raimundo Martins.
        Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

      • MEU DEPOIMENTO MINHA VIDA NO VALE VIROU UM INFERNO HOJE TO NA IGREJA É UM CÉU

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.
        Dentro da Doutrina do Vale do Amanhecer as pessoas tem que ter CONDUTA DOUTRINARIA.
        Humildade, Tolerância e Amor.

  28. olhai as mudancas que o mundo esta a passar nao sera um alerta para nos tb filhos de seta branca .alertai a missao alertai pois as nossas armas devem de ser de AMOR HUMILDADE E TOLERANCIA ,E PERDOANDO QUE SOMOS PERDOADOS ,AMANDO COM SINCERIDADE QUE TB SOMOS AMADOS EM CRISTO JESUS BOM ANO 2010 PARA TODOS NOS SALVE DEUS DESTE VOSSO IRMAO EM CRISTO JESUS

  29. Procuro um caminho e de algum modo fizeram-me acreditar que ele passaria pelo Vale do Amanhecer. Já o visitei e algo me deixa por vezes encantado, outras nem tanto. Tento procurar informação para que minhas duvidas não avalem minha fé. Fiquei curioso com a revolta dessa colega sandra que parece tão amargurada com o seu caminho…Meu email 113sbs.p@gmail.com

  30. gostaria de receber mensagens sobre espiritismo

  31. EU SOU APARA E ACHO ENCRIVEL VC TER COMDUTA NUMA EMCORPORAÇAO.

  32. muito sofri nesta vida, só ao encontrar esta doutrina encontrei um pouco de luz para continuar minha caminhada nesta vida terrena. detesto ver k falam mal da doutrina, pois nós aceitamos tudo e todos e julgo k todos deveriam ser assim. o respeito pelo proximo é muito importante para se conseguir alcançar a felicidade. se não kerem frekuentar não digam mal do k não conheçem. mesmo assim desjo sorte a todos, pois axo k bem precisam.

  33. ja fui membro do Vale,sendo aparelho de vovo Benedita de Aruanda,Caboclo Pena Branca e Dr. Francisco de Assis,mas na Biblia diz que conhecemos a verdade,ela nos libertaria,e verdade,hoje sou evangelica,e de fato,realmente FELIZ,a verdade e oculta e inatingivel dentro do Vale,curaram o meu dedo e me pediram o braço inteiro,nao foi uima falha do Vale,e a realidade do espiritismo,que passa a mao na nosso cabeça quando erramos,Deus nos corrige porque nos ama de verdade,por acaso algum caboclo ou preto velho morreu por vc´s,pelos seus pecados?

    • Sabe meu irmao,comigo foi o inverso,ja fui evangelico e hje sou do vale, graça a Deus. A vida é constituida de escolhas, hje sou feiz estando no Vale, mais nao é p isso que vou tirar o merito da igreja evangelica. Se vc se encontrou um um temlpo Evangelico, SALVE DEUS!! PONHA EM PRATICA O SEGUIMENTO DEIXADO P CRISTO JESUS, E SÓ P RESFRESCAR A SUA MEMÓRIA, UM DOS ENSINAMENTOS DO NOSSO AMADO MESTRE É “NÃO JULGAR”. FICA EM PAZ MEU IRMÃO E QUE DEUS TODO PODEROSO TE ABENÇOES EM SUAS BUSCAS.

    • sou apara do vale do amanhecer e amo os meus mentores deixo claro espiritualidade nao se discute apenas se sente salve Deus.

      • Salve “Deus”
        MARIA MARINALVA.

        Com Certeza…

  34. olá ,boa noite a todos ,esta foi a primeira vez que entrei nete site e gostei muito. Frequento o vale a muitos anos e também já fui convidada para o desenvolvimento,porém ainda não desenvolvi.Fiquei muito triste com alguns comentários espero que estas pessoas procurem realmente a luz e perceba que criticar é muito fácil e encontrar problemas nos outros também,mas se realmente tivessem a convicção de seus idéais perceberiam e entenderiam o verdadeiro ato de amor do nosso Senhor Jesus Cristo somos livres para nossas escolhas e por esta razão não deveriamos sair por ai defamando a escolha de ninguém, quem somos nós ?simples seres humanos e estamos sujeitos a falhas. Levemos para os nossos corações o amor mesmo para nossos irmãos e irmães de religiões diferente da nossa.SALVE DEUS!

  35. salve deus sou da doutrina do vale do amanhecer com muinto louvor amor e dedicacao a e apara em desenvouvimento vi e lii todos os comentarios maldosos e felizes e digo a todos so mesmo sendo da doutrina pra saber o valor dela pra humanidade espiritualmente vai chegar o dia em que ficaremos 24 horas e nao vamos dar conta de atender a todos temos que estar preparados para guando essa hora chegar salve deus que deus ilumine a todos

  36. sinto uma tristeza,rancor e um vazio imenso dentro de mim sinto-me so…de tanto pontape deixei de saber perdoar sinto uma revolta dentro de mim que me faz desistir de lutar para ser feliz.Eu apenas quero paz coisa que nao enconto ha muito,ja que na felicidade eu nao acredito mais….apenas as minhas filhas me dao força para abrir os olhos e me levantar de manha.

    • SALVE DEUS MEU IRMAO EM CREISRO JESUS!
      Vc falou sobre sua chaga que te atormenta, e tambem deu as respostas curadoras, vc esta em quadro depressivo e o que tem te envenenado meu irmão sãpo essas chagas morais que adjetivamos de RANCOR, IRA E RECENTIMENTOS. Quebre este quandro no qual vc se encontra praricando a caridade, se envolva com projetos socias ou coisas do tipo. Deixo p vc uma mensagem do nosso irmão Apostulo pedro em Cristo Jesus: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). Sugestão: ñ questione,simplismente pratrique,e vc verás a grandeza de Jesus em sua vida, etudo isso que te oprime hje se diluirá. Fica com Deus meu amodo em cristo

  37. sou apará, há dez anos, só q de algum tempo pra cá estou muito confussa,não tenho mais vontade de incorporar,não sinto mas vontade de ir ao templo,estou muito sem espernaças. pesso há Deus q mim ajude …….

    • ANGELICA ARAUJO.

      BOA TARDE.

      Como voce é Apará ha dez anos, já conhece muito bem a doutrina, e com esses perclasos que estão existindo em Brasilia a Sede Mãe, e entre os Irmão – Beto e Raul, cada um querendo mostrar mais forte que o outro simplemente por causa do dinheiro, afeta principamente os Aparás, essas forças negativas e esparças vai atingindo todos os componentes da Doutrina, cada um emanando forças para todos os lados, saiba filtar essas forças se reequilidra e vá manipular essas forças, porque quem não as manipulam é sempre manipulados, pois tambem sou Mestre Lua e não estou deixando a peteca cair, vá em frente.

      Abraços Fraternos.

    • Sabe minha irmã, nao foi diferenta p aqueles que seguiram Jesus quando o mesmo foi p plano espiritual, proure se espelhar, leia a biografia dos grandes homens de fé que passaram pela terra, grandes foram o seus desafios antes de conquistarem as suas vitórias, mas uma coisa posso te afirmar; O que eles fizeram em primeiro lugar, “FOI NÃO DESISTIR”.ACREDITE EM DEUS E EM SEUS MENTORES, RESISTA ESSE DESANIMO, CREIA NO MESTRE JESUS, E O MAIS ELE FARÁ. SALVE DEUS MINHA IRMÃ EM CRISTO!

      • Concordo plenamente com Cicero. Obrigado pela visita.

      • A doutrina do vale do amanheçer completa qualquer ser humano q acredita em deus

      • Salve “Deus”
        SUELY FELIX
        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião…

  38. salve Deus,eu sou de portugal e frequento o vale do amanhecer em vila do conde,bem não há palavras para descrever oas palavras de amor e conforto que nos são dirigidas,a entidade que mais me sinto conectada é com vóvó Marilú,sempre que la vou falo com ela,da me bons concelhos e orienta me no meu caminho.Um dia quem sabe junto me a ela para ajudar os mestres neste grande trabalho de amor.Salve Deus

  39. Amei tudo desta doutrina gtraças a deus.

  40. Ninguém lhe vai condenar por seus atos,venha ao nosso encontro deixe ser ajudada e venha conhecer o caminho que jesus lhe propôs para si como uma oportunidade para lhe libertar de todo o mal que lhe persegue,venha querida e amada irmã não vá por esse caminho escuro e traiçoeiro,venha se encontrar com a sua individualidade de Amor,Humildade,e Tolerância.

  41. Salve Deus…Boa tarde a todos…
    Estou passando por momentos muitos dificieis da minha vida…estou desempregada,moro de aluguel com duas filhas,e até alguns dias atrás dormia e acordava chorando,pedindo a deus misericórdia pra minha vida…Estou colocando minha situação pq li um depoimento acima do irmão Duarte e gostaria de lhe dizer que sei exatamente o que ele ta passando…mais gostaria de dizer que ele não desanime…se ele so encontra forças nas filhas,Salve Deus,é sinal que nem tudo está perdido. Deus não da fardo pesado para ombros fracos…se vc esta passando por isso é pq vc tem condições de superar,acredite em deus pai todo poderoso e não se entregue…A minha situação como eu disse não é das melhores,mais acredito que tenho que passar por isso e se eu conseguir me manter firme a vitória será minha salve Deus…Nao sou ainda da doutrina do vale Do amanhecer…estou começando no desenvolvimento e em breve serei uma ninfa lua…E espero desde de já,junto com meus mentores está vibrando por vc…mais acredite a força esta no seu interior.tudo podemos naquele que nos fortalece…Acredite!Salve Deus…parabéns a todos belíssimo site.

    • “DEUS” PROVÊ, “DEUS” PROVERÁ.

      • Sim Jesus Divino Amado Mestre,é assim que voça exelencia fala em jesus o respeito é muito bonito e o Meu Pai celestial não andou consigo na escola.E seija humilde pk não é,está na doutrina para só seu madiucre prazer,não sei a onde vai buscar tanta lata para falar em caridade,e não se atreva em falar de minha pessoa, e lave bem a sua boca imunda de falcidade.Só engana as pessoas que estão longe do verdadeiro conhecimento,mas não é a todos,a espiritualidade lhe vai o fazer pagar muito caro,é,é balelas para cima de mim?Ganhe juizo,não sabe para quem está a falar,e sabe o que é?Um lunatico meia léca que nada sabe e inventa para fazer o seu chou,sim,sim,pois,pois,vai pedir a outro para te aturar,és um meia léca mesmo mas vais ser desmascarado ai vais.vais.

      • “Jesus” Divino e Amado Mestre, já disse perdoais os Ignorantes e Pobres de Espiritos, porque deles é o Reino dos Césus.
        Salve “Deus”.

      • que,belo,exemplo,nos,dar,essa,irma,deus,te,abençoi,amada.

    • vá a igreja procure Deus com fé e tudo mudará na sua vida lembre-se fé

      • SALVE “DEUS”
        PEDRO THIAGO SANTOS.

        Sua missão é o seu sacerdócio.

      • O Senhor Pedro Thiago Santos deixa transparecer um perfil bem claro de sua personalidade biliosa, inconformada e dogmática, verdadeiro paladino da Biblia que deve ler e muito entender. Pelo seu perfil exposto, também deixa-me perceber que entende que temos uma só vida e que depois de morrermos, temos só duas opções: “estar sentado à direita de Deus Pai ou jogado nas chamas do inferno” . Simples assim?
        Nossos espíritos, inclusive o do Sr. Thiago, são inúmeras vezes encarnados para oportunidades de aperfeiçoamento nem sempre aproveitadas. Nossas passagens por esse planeta, especialmente este, a terra, são oportunidades nem sempre aproveitadas pois, ao invés de espagirmos à mãos cheias a paz , o amor, a cordialidade e a esperança, usam a inteligência que lhes foi dada, ao acaso, para espalhar a dúvida, a desagregação, a revolta e o desentedimento. O Sr. Thiago poderia, uma dessas manhãs, ir à tantas casas espíritas, que estudam o Evangelho, decodificando os ensinamentos do Mestre Jesus para melhor aplicá-lo na caridade, que sem ela, não existe salvação. Vá aos sábados em muitas delas ajudar aos jóvens que lá estão preparando sopas para alimentar as bocas famintas da sociedade espurgada do nosso “sistema”. Sou espirita, de familia espirita. Não acredito em demônios. Eles são entidades criadas por pessoas que não leem outra coisa que a Biblia. Estão afundadas numa profusão de palavras adequadas para aquele povo inculto e analfabeto que os reis acreditavam ser assim melhor, pois era mais fácil manejá-los. Somente com parábolas eram tocados nos seus pensamentos e sentimentos. Hoje, o Sr. Thiago, além de letrado, culto e possuidor de internet, tem condições, de milhares anos depois após, com o mundo mudado inúmeras vezes, verificar que estamos noutra era. Jesus, naquela época, ia à pé ou de burrico espalhar a sua mensagem de fé e ensinamentos sobre a existência das leis divinas. Hoje, com a ponta dos dedos, espalhamos no mundo nossas idéias, quer sejam palavras de amor de Xico Xavier ou dos aiatolás apredejadores e ou sanguinários. Cuidado Sr. Thiago. Não tem retorno a pedra atirada ou a palavra pronunciada. Lembre-se que a boca fala daquilo que o coração está cheio. Somos responsáveis pelo efeito que causamos na trajetória das vidas que se nos apresentam. Acredito que o Sr. Thiago, já tenha percebido que a lei mosaica esteja em desuso. e se lembre que dos 10 Mandamentos, que deve muito se lembrar, talvéz alguns deles, vez por outra deixe de praticar. Não tem muita importância isso. Fica só uma sugestão: Susbtitua todos eles por um só que resolve tudo: “Ama à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como à ti mesmo”.
        Por último: Não faças à outrem o que não queres que te façam.
        Estou procurando localizar o endereço do Vale do Amanhecer, para receber estas energias positivas do bem e do amor. De uma maneira ou de outra lá estarei, nem que seja para somente homenagear essas pessoas que encontraram o caminho da caridade.
        José Luiz Caravajal Leite

      • Jose Luiz Caravajal Leite
        Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua opinião…

      • salve Deus Thiago
        já vi que estás a ir pelo caminho certo procura Deus existe muitos sítios onde procurar mas respeita sempre o sítio aonde os outros vão procurar Deus nem sempre podes ser dono da verdade

  42. Adorei o site. nesse domingo estarei fazendo o meu teste. ficarei feliz se der doutrinadora, ou apará. mas quero q de apará coloco nas mãos de deus. mesmo com a minha pouca idade (14 anos) tenho necessidade de desenvolver. salve deus! :D

    • Gabriela, fico muito feliz em saber que voce estará fazendo o teste, e que “Deus”, Nosso Senhor “Jesus Cristo”, Pai Seta Branca e Pai João de Enoque, te ilumine, a pouca idade não vem ao caso, porque o seu espirito está a altura de receber
      a doutrina em seu coração.
      Salve “Deus”.

  43. DEZ APONTAMENTOS DE PAZ

    1º Aprendam a desculpar infinitamente para que os seus erros, à frente dos outros, sejam esquecidos e perdoados.

    2º Cale-se, diante do escárnio e da ofensa, sustentando o silêncio edificante, capaz de ambientar-lhe a palavra fraterna em momento oportuno.

    3º Não cultive desafetos, recordando que a aversão por determinada criatura é, quase sempre, o resultado da aversão que lhe impuseste.

    4º Não permita que o egoísmo e a vaidade, o orgulho e a discórdia se enraízem no seu coração, lembrando que toda a idéia de superestimação dos próprios valores é adubo nos espinheiros da irritação e do ódio.

    5º Perante o companheiro que se rendeu às tentações de natureza inferior, deixe que a compaixão lhe ilumine os pontos de vista, pensando que, em outras circunstâncias, poderia você ocupar-lhe a indesejável situação e o lugar triste.

    6o Não erga a sua voz demasiado e nem tempere a sua frase com fel para que a sua palavra não envenene as chagas do próximo.

    7º Levante-se, cada dia, com a disposição de servir sem a preocupação de ser servido, de auxiliar sem retribuição e cooperar sem recompensa, para que a solidariedade espontânea te favoreça com os créditos e recursos da simpatia.

    8º Esqueça a calúnia e a maledicência, a perversidade e as aflições que lhe dilaceram a alma, entendendo nas dores e obstáculos do mundo as suas melhores oportunidades de redenção.

    9º Lembre-se de que os seus credores estão registrando a linguagem de seus exemplos e perdoar-lhe-ão as faltas e os débitos, à medida que você se fizer o benfeitor desinteressado de muitos.

    10º Não julgue que o serviço da paz seja mero problema da boca, mas, sim, testemunho de amor renúncia, regeneração e humildade da própria vida, porque, somente ao preço de nosso próprio suor, na obra do bem, é que conseguiremos reconciliar-nos, mais depressa, com os nossos adversários, segundo a lição do Senhor.

    Se vos internardes pelo terreno baldio da queixa, em breve, vos achará mergulhados no charco de Compridas lamentações.

    • Salve “Deus”.
      CONCORDO EM NUMERO GENERO E GRAU, meu Irmão.
      Graças a “Deus”

      • adorei suas mensagens sou do amanhecer e sou feliz graças ao jaru do amanhecer de recife adjunto caminha.

      • Carla Patricia.
        Salve “Deus”.
        Obrigado por visitar o meu blog.
        Que o Pai “Seta Branca”, ilumine seu caminheiro terrestre.
        Graças a “Deus”.

    • adorei seus depoimentos meu amigo e irmão

      • Marquinhos. Obrigado pela visita, volte sempre.

  44. Salve Deus!

    Após várias visitas como paciente no templo do Amanhecer de Brasília fui convidado ao desenvolvimento e, graças a Deus, já estou finalizando. Sou Ajanã e com grande orgulho e alegria tenho como mentor o Pai Joaquim das Cachoeiras. Antes de entrar para a doutrina vivia com o coração amargurado e triste mas já sinto o alivio e o conforto que só a força desses espíritos de luz podem nos ofertar. Feliz daquele que está sobre a guarda de nosso senhor Jesus, Pai Seta Branca e Mãe Iara. Salve Deus!

    • Salve “Deus” – JOAQUIM
      Parabens pela sua atitude e coragem, em participar dessa Doutrina do Vale do Amanhecer.
      Quem não vem pelo amor, vira pela dor, ainda bem que vieste pelo bem e pelo amor.
      Graças ‘a “Deus”.

      • salve deus
        Na primeira vez em que passei como paciente eu tinha 11anos ainda era uma criança mas vim acompanhando a minha vó que estava doente, neste mesmo instante fui convidado mas por questões de idade não pude desenvolver. 2 anos depois minha vó que já era ninfa lua iniciada pelo povo das cachoeiras desencarnou.
        Pelo fato ocorrido fui morar com minha mãe que era contra a esta linda doutrina não conseguindo mais segurar minha mediunidade hoje sou mestre lua com 15 anos Príncipe Maya e meus mentores são: Pai Samuel das Cachoiras- caboclo Tupã das Matas- Dr. Alford da Universidade de Mayante.
        salve deus
        templo GALERO do AMANHECER Linhares-ES

      • Salve “Deus”
        Mestre Marlon.
        Essa foi a condição que a Espiritualidade Maior deixou para voce, junto ao Pai Seta Branca.

      • Salve “Deus”.

        Foram os seus merecimentos.

  45. Jesus de Nazaré só a um,e mais ninguém,quem precisa de ajuda procura por si Jesus Cristo e não seitas e lunáticos como esta gente que inventa o que já muito tempo está inventado,”SÓ SE ENGANA QUEM SE DEIXAR SER ENGANADO”O que esta gente obcecada pela sua ilusão lhe tem para ajudar?Nada,nada,e nada,se afaste desta gente possuidora pelas suas próprias ilusões,ESTAS SEITAS VEM ESCRITAS NA BÍBLIA SAGRADA,são fruto dos impuros,são as ilusões deste mundo que vivemos.

  46. procura ver se não e voçe que esta lunático,que deus de abenço.sego e aquele que não ver

    • Olá FERNANDA SIUVA,
      “Deus” sempre me abençoo, não sou lunático, porque não critico religião de ninguem, pois, voce tem o livre arbitrio de
      escolher a sua religião sem criticar ninguem.

    • Olha Fernanda,sai desta estrada porque a quem nada sabe e inventa para fazer filmes,quem quer vai,e vai as fontes certas,eu já sou veterano e sei que é só absurdos que vem divulgar neste Blog que não tem nada haver com a verdadeira ajuda que cada um precisa,isto que é dito nestas divulgações só lhe prejudica que lhe faz acreditar em algo que nada vai trazer de bom a sua vida, NINGUÉM CHEGA A JESUS SE NÃO POR SI MESMO,nunca é tarde o faça agora mesmo e será segura de si mesma e liberta deste tipo de ilusões que só conduzem para a destruição.

      • BESTEIRO – CANGALHEIRO – KARNAX SANTOS. Voce só escreve abobrinha, pois voce não tem religião, pelo que anda escrevendo em meu Blog.Pelo que parece voce não tem “Deus” e “Jesus” em seu coração; voce já ouviu a frase
        LIVRE ARBITRIO, Besteiro – Cangalheiro.

      • BESTIRO – CANGALHEIRO.

        ANTIPATIA

        .Não olvides que o passado revive no presente

        Quando a aversão te visite o mundo íntimo, à maneira de nuvem, subtraindo-te a paz, lembra-te de que a Divina Misericórdia situou à frente de tua alma a bendita oportunidade da reconciliação, ainda hoje, com os desafetos de ontem.

        Qual acontece com o tesouro do carinho amealhado pelo amor, no escrínio do coração, de existência a existência, o espinheiro da antipatia é veneno acumulado pelo ódio no vaso de nossa mente, de século a século, conturbando-nos o caminho.

        Recorda que, se o amor nos eleva aos cimos estelares, o ódio nos impele aos vales da sombra e atende à própria libertação, procurando renovar a fonte de teus desejos, em benefício da própria felicidade.

        A aversão, quase sempre, destaca-se de improviso, no ambiente mais íntimo de nossa experiência em comum, por desafio à nossa capacidade de auxiliar e compreender.

        Assinalando-a no lar ou na vizinhança, em teu círculo de trabalho ou no santuário de tua fé, roga ao Senhor, através da oração, para que as tuas energias se refaçam, de modo que a treva te encontre o sentimento por bênção de luz, exemplificando a fraternidade e o entendimento, o sacrifício e o perdão.

        Aconselha-te com a piedade do Cristo, tanta vez revelada, em nosso favor, e compadece-te daqueles que te ensombram a alegria… Ei-los que surgem, a cada hora, na pessoa do familiar que se nos agregou à rede consanguínea, no companheiro de jornada justaposto ao nosso clima, no parente indireto que as circunstâncias nos ofertaram ao templo doméstico, no chefe humano chamado a orientar-nos o serviço, no subordinado trazido à cooperação na obra que o Senhor nos pede realizar…

        Alça a própria fé nas asas da boa vontade e ajuda-os quanto possas, de vez que antipatia superada é anexação de mais amor ao campo de nossa vida e mais amor em nossa vida significa mais ampla ascensão de nosso próprio espírito, no rumo da Luz Eterna.

        Por: Emmanuel

        Do livro “Inspiração”

        Médium: Francisco Cândido Xavier

  47. SAVE DEUS:
    Venho respeitosamente o publicar neste Blog que eu karnax.Santos, é que estava errado,PEÇO DESCULPA AO ADMISTRADOR DESTE BLOG.e a todas as pessoas que visitam este porto de abrigo.Eu estou muito envergonhado e arrependido pelo que escrevi neste blog,Mestre continue a escrever estas lindas menssagens, pois só de as ler e de procurar as entender acordei para a realidade.

    • Salve “Deus” Karnax.Santos, voce reconhecendo seu erro, já é grande virtude, pois de agora em diante, coloque “Deus” e “Jeus” em seu coração e mente, que voce será feliz, deixando as madeixas para traz.
      Que “Deus” te abençoe.

  48. Salve “Deus” Karnax.Santos, voce reconhecendo seu erro, já é grande virtude, pois de agora em diante, coloque “Deus” e “Jeus” em seu coração e mente, que voce será feliz, deixando as madeixas para traz.
    Que “Deus” te abençoe.

  49. Descobri que sou apará, estou em desenvolvimento da mediunidade, GRAÇAS A DEUS!

    O melhor de tudo é que voltei a enxergar que nunca estive sozinha nos momentos em que me sentia só e angustiada com a vida e com todos. Sinto-me preenchida pelo amor de Jesus Cristo e pelo amor do nosso Deus e que posso está auxiliando meus irmãos com a permissão do nosso pai.

    Não critiquemos as escolhas dos nossos irmãos. Que a paz e a harmonia reine nesse espaço de tamanha sabedoria.
    SALVE DEUS!

    • Salve “Deus” – Veruska.
      Pelo merecimento que voce teve junto a espiritualidade maior, já é um grande avanço, do seu resgate nesta terra de espiação, que “Deus” nosso Pai e o Simiromba te abençoe.
      Graças a “Deus”.

  50. Ola a todos! SALVE DESU!
    Sou Apará do vale do Amanhecer de Campina Grande, já estou nesta jornada a um ano e meio e acredito que foi a melhor coisa que já me aconteceu, arregaçar as mangas para o trabalho em beneficio do proximo é uma expreção de AMOR, e como nesta doutrina se respira Amor, tolerancia e humildade, sejamos humildes e tolerantes para com quem não acredita no bem que os ensinamentos de Tia Neiva nos trouxe….. . Lembrem-se todos temos uma missão, um compromisso, um carma…. etc
    E que Jesus o sol da vida nos permitiu esta aqui para vencermos a nossa jornada evolutiva. Paz e Luz a todos.

    • Karina
      Essa é uma das maneiras de prestar caridade ao proximo, pois é dessa forma que burilamos o nosso espirito para a proxima jornada em outro plano espiritual, que Pai Seta Branca que sempre te ilumine neste caminheiro terrestre.
      Salve “Deus”.

  51. Deus pai todo poderoso ilumine todos as caminhada dos filhos de pai seta branca,e esclareça aos menos esclarecido,em cristo jesus salve Deus

    • Carla Patricia.
      Salve “Deus”
      Os nossos mentores e os gradiosos espiritos de luz está sempre as lado dos nossos irmãos Jaguares.
      Graças a “Deus”.

      • salve Deus mestres, com certeza,os mentores de luz jamais nos abandona,os erros da vida servi de aprendizagem.ou seja á espiritualidade,com sua sabedoria e amor nos ensina sempre á trabalhar com as forças da natureza,em cristo jesus.amor,humildade e tolerância:trabalhar em silêncio.pois todos prestam conta com á espiritualidade maior.SALVE DEUS.um abraço que o Pai Seta Branca abençõe a todos.nunca esqueçam recebemos tudo diacordo com os nossos merecimentos.salve Deus mestre qual o seu nome?e de qual templo?sol ou lua?aquardo suas respostas.

      • com certeza á espiritualidade jamais nos abandonam,nossos erros servem de aprendizagem,trabalhar com amor e sermos verdadeiros em tudo o que fizermos.salve Deus mestre qual o seu nome?qual o templo?sol ou lua? que a mãe natureza abênloe a todos em cristo jesus salve Deus

      • Carla Patricia.
        Salve “Deus”
        Os nossos mentores e os gradiosos espiritos de luz está sempre as lado dos nossos irmãos Jaguares.
        Graças a “Deus”.

      • oi cadê vocês?sera que esqueceram de mim?

      • Salve “Deus”. Estamos no mesmo blog, não esquecemos de voce…

  52. de lamonica – preciso falar com urgente me de retorno.
    abraço tony.

    • Tony meu celular é 96042416 tá legal

      • graças a Deus,nada melhor do quer há união dos filhos de pai seta branca,salve a força da mãe ápara um abraço e obrigado por não esquecer de mim.

  53. [...] O APARÁ DO VALE DO AMANHECER. maio, 2008 104 comentários e 1 “Like” no WordPress.com, 3 [...]

  54. Salve Deus,como quem diz de curação,que o senhor esteija sempre com vosco,tanto a espiritualidade me deu para eu evoluir e tudo desperdiçei,agora quero seguir o caminho çerto mas me é muito dificil orientar a minha mente e me libertar desta teia de incomprienção que me conduz para a destruição.Fui longe de mais,cuspi na sombra da Epiritualidade e dos que caminha ao meu lado no percorrer desta jornada,ninguém me ouve ninguém me deixa desabafar esta inorme dor que eu vivo diariamente porque para alguns é mais façil julgar e não quer compriender e ajudar quem mais percisa.Atenção,eu não lhe estou a julgar nada nem ninguém,apenas estou a desabafar a dor que me fustiga diariamente a minha mente e meu espirito,apenas alerto neste meu suspiro para que ninguém cuspa na sombra de ninguém,se alguém riage sempre negativamente é porque percisa de ajuda porque niguém pode caminhar direito se sentir abandonado,porque todo o ser humano percisa de comprienção e ajuda quando estende a mão a alguém e por vezes uma palavra amiga mudo o rumo de um destino incerto por uma mente enganada por sua incomprienção,fque cada um de vós fale,ajude e construia com muito amor e comprienção.

    • SALVE DEUS
      Eu Karnax venho por este meio comunicar a todos que o Primeiro Templo do Amanheçer,Templo Evalumo Portugal, em vai ter dentro de dias corrente mestra.

  55. O pai e o filho na montanha

    De repente, o menino cai, se machuca e grita: – Ai!!!
    Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha: – Ai!!!
    Curioso o menino pergunta: – Quem é você?
    E recebe como resposta: – Quem é você?
    Contrariado grita: – Seu covarde!
    E escuta como resposta: – Seu covarde!
    O menino olha para o pai e pergunta, aflito: – O que é isso?
    O pai sorri e fala: – Meu filho, preste atenção,
    Então o pai grita em direção à montanha: – Eu admiro você!
    A voz responde: – Eu admiro você!
    De novo, o homem grita: – Você é um campeão!
    A voz responde: – Você é um campeão!
    O menino fica espantado. Não entende.
    E o seu pai explica:
    - As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA.
    A VIDA lhe dá de volta tudo o que você DIZ, tudo o que você
    DESEJA DE BEM E MAL AOS OUTROS. A VIDA lhe devolverá
    toda BLASFÊMIA, INVEJA, INCOMPREENSÃO, FALTA DE
    HONESTIDADE que você desejou, praguejou às pessoas que lhe
    cercam.
    NOSSA VIDA é simplesmente o REFLEXO das nossas ações.
    Se você quer mais AMOR, COMPREENSÃO, SUCESSO,
    HARMONIA, FIDELIDADE crie mais AMOR, COMPREENSÃO,
    HARMONIA, no seu coração.
    Se agir assim, A VIDA lhe dará FELICIDADE, SUCESSO, AMOR
    das pessoas que lhe cercam

    • Francisco das Chagas.
      O PLANTIO É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA…

  56. salve Deus gostei demais do site e gosto tambem d ser um jaguar

    • Renan.
      Parabens por pertencer a essa doutrina maravilhosa, obrigado pela visita.

  57. Salve Deus

    Gostaria de saber de quanto tempo e necessario pra um desenvolvimento e que tempo as entidades se identificam
    Pois acho muito dificil falar nomes que nunca ouvi em minha rotina de vida, para di\er se e essa ou aquel a entidade. Me sinto forçada a menorizar para pode identificar. Na real nem sei se estou irradiada. so sei que sou um no de duvidas e interrogações. Me ajuada no que for possivel. sou apara.

    • ADREA.
      Salve “Deus”.
      Antes de mais nada, voce precisa ver o teu processo de vidas transcedentais, qual é o seu karma, conheço aparás, que levaram até 01 (hum) ano para receber o seu preto velho ou preta velha, já vi tambem aparás que na hora do teste o preto velho e ou a preta velha já estava com o nome para os aparelhos, depedende muito da mediunidade, se já está muito aflorada, as vezes na ultima aula a setima vem os tres o preto velho ou preta velha, o caboclo ou a cabocla o medico ou medica de cura, mas isso voce terá que deixar que a espiritualidade maior trabalhe para voce. Graças a “Deus”

  58. me reponda por favor

    • Adrea.
      Salve “Deus”.
      Já esta respondido.
      Abraços Fraternos.

  59. Gostei muito da Doutrina e hoje me sinto melhor, e a cada visita fico bem. Porém com as visitas constantes fiquei com dúvidas sobre algumas entidades que se fala no templo. Eu tive a triste experiência de conhecer o “CANDOMBLÉ” por isso corri de lá o mais rápido que pude (GRAÇAS a DEUS) E como falei acima quando vi no VALE falar sobre OXOSSI, YEMANJÁ e NO 3º 7º o que seria “PESQUISEI” para saber o que queria dizer o 3º 7º e ERA ARAKEM QUE NO 3º 7 º É XANGÔ, POVO DAS CACHOEIRAS “OXUM” (DAS PEDREIRAS “XANGO” DE NOVO) Fiquei muito confuso. E até agora não tive coragem de fazer essas perguntas ao Mestre. Sou apenas um Paciente. Sem tirar essas dúvidas posso não voltar mais lá …. Espero que alguém que entenda possa me explicar.

    Um abraço a todos e SALVE DEUS…..

  60. oi amigo medimum eu estou aqui para dissr que eu gosto muito de ser médimum , um doutrinador espirita por toda vida amém mas quero ser feliz , ter meus sonhos realizado como eu desejo amém , que o pai seta branca proteja a todos os que eu gosto , que gostam de minha pessoa , que não me desejam o mau , querem me verem bem comigo mmesmop amém , que os gays possam ser livres da represão algum dia pois só queremos sermo nós sem guera , sem odio , amar o pais , as pessoas como são , confrontos , mortes por raiva , vingansas da vida do mau amém . eu apoio a parada gay sempre pois é por nosso bem que ela é realizada onde muitos gays se reunem por direitos iguais no pais mas com diveritimentos m brincadeiras dos gays que andam pelas ruas nesse dia dos gays em do o pais amém .

  61. oi amigo medimum eu estou aqui para dissr que eu gosto muito de ser médimum , um doutrinador espirita por toda vida amém mas quero ser feliz , ter meus sonhos realizado como eu desejo amém , que o pai seta branca proteja a todos os que eu gosto , que gostam de minha pessoa , que não me desejam o mau , querem me verem bem comigo mmesmop amém , que os gays possam ser livres da represão sexual algum dia pois só queremos sermo nós sem guera , sem odio , amar o pais , as pessoas como são , confrontos , mortes por raiva , vingansas da vida do mau amém . eu apoio a parada gay sempre pois é por nosso bem que ela é realizada onde muitos gays se reunem por direitos iguais no pais mas com diveritimentos m brincadeiras dos gays que andam pelas ruas nesse dia dos gays em do o pais amém .

  62. Fui ao Vale do Amanhecer,e na primeira vez fui abençõada por Deus que permitiu o alivio do meu sofrimento,pois sentia dores na coluna,no joelho,ombros e nuca ,todos os dias e todas as horas,e eu já não dormia.Nossa! que maravilha fui atendida na cura por uma entidade chamada André Luiz, pois. por suas mãos e permitido por Deus hoje faz cinco dias que não sinto nada.Eu agradeço muito a Deus primeiramente e a todos que me atenderam.Na verdade assim que coloquei os pes naquele solo eu me sentir em paz, parece que voce está em outro mundo
    Agora fui andando normalmente pela segunda vez e fui convidada para trabalhar lá, não aceitei de imediato,preciso conhecer mais,pois aqueles trabalho é feito com amor e dedicação e de grandes responsabilidade pelo menos foi o que eu sentir e preciso pensar….

    • Salve “Deus” NADJA.
      Voce está coberta de razão, conheça melhor a doutrina para poder participar dela.

      Graças a “Deus”

  63. Salve Deus, sou apará de Abaeté, MG estou na minha 3 aula mais ainda não conseguii incorporar… sei que esta cedo ainda mais na hora de incorporar os cavaleiros de oxosse eu consegui, e o medico de cura também mais o preto velho e o cabloco não, só sinto as vibraçoes pelo meu corpo, os memos que eu senti na primeira aula, bem na verdade não é exatamente o mesmo porque todos os dias tem seu instante mágico, mais a questão é: ainda não conheço meu preto velho, meu cabloco e meu médico de cura, apesar de eu ter conseguido incorporar os cavaleiros de Oxosse direitinho logo na primeira vez!
    estou muito feliz de estar participando desta nossa doutrina, apesar dos preconceitos que eu e meus tios que tbm são de lá, sofremos em nossa familia eu estou feliz d ++++

    • Salve “Deus”. Gislaine Cunha.
      Devagar com o andor pois o santo é de barro.
      Cada um ao seu tempo. Aguarde que a Espiritualidade Maior está preparando para voce o melhor possivel.
      Aguarde!!!

  64. Preciso de ajuda, não sei o que sou.
    muito obrigada

  65. gosto muito deste site.
    obrigada

  66. obrigado por exsitem espiritas no mundo , não só evagelicos ou outraS religiãões qualquer por air existente pelo brasil e pelo mundo , por bairros de Minas Gerais

    • ALEXANDRE MOREIRA DA COSTA, Obrigado por visitar o meu blog.

  67. salve deus.estou vendo q tem muita discução sobre a doutrina do vale eu prefiro nem discutir pq cada um tem uma crença eu nasci na catolica depois fui evangelico da assembleia e hoje sou ajanã na doutrina do vale e nunca me senti tao bem com deus e comigo mesmo.salve deus

  68. MEU NOME É ADONAY QUEIROZ; E SOU DO POVO DE NERANO EM CRISTO JESUS
    TEMPLO DE DOIS IRMÃ RECIFE PERNAMBUCO. TENHO EM MEU SOL INTERIOR A GRANDESA DO POVO DE ARUANDA,PAI JOAQUIM DE ARUANDA É MEU MENTOR, SOU UM AJANÃ COM MUITO ORGULHO,SOU TAMBÉM UM JENUINO FILHO DE PAI SETA BRANCA E DIGO PARA TODOS VCS QUE O AMOR INCONDICIONAL DO DIVINO E AMADO MESTRE JESUS É OQUE EU TENHO DE MAIS IMPORTANTE EM MINHA VIDA; NÃO LIGUE PRA O QUE OS OUTROS FALAM SIGA O TEU CORAÇÃO!!! MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS SÃO ESCOLHIDOS.

  69. salve DEUS SOU UMA TRABALHADORA DE PORTUGAL…..SO AGRADEÇO A ESTA DOUTRINA E K ELA K KAMINHO MINHA JORNADA DE AMOR KUANDO FOI PELA 1 VEZ FOI K UMA PRIMA TAMBEM TRABALHADORA MAS NOS TEMPOS DE HOJE JA NAO E.EU ENTREI LA P DESISPERO NAO TINHA UMA VIDA DITA NORMAL,NAO PODIA ANDAR NA RUA EM KASA TAVA SEMPRE MAL CRISES DE PANICO IA N BATA BRANCA FALAVAM TA K ESGOTAMANTO….DE UM DIA PA OUTRO DISSE VOU PARAR K EXA MEDIKAÇAO E VOU LUTAR P MIM…….POIS EU TINHA MUITO K LUTAR MAS NESSA KAMINHADA JA TINHA FORÇAS MEUS AMADOS MENTORES……EU DESDE MUITO NOVINHA TINHA MANIFESTAÇOES KE NAO ERA EU OU ALGUEM TA CMG…….ETC ADORO E AMO MINHA DOUTRINA ,AJUDAR O PROXIMO OS DIAS TAO XEGANDO TEMOS K RENIMIR,E FAZER A NOSSA LINDA KAMINHADA

    • Salve “Deus” Alexandra.
      Quem não vem por amor, vem pela dor.

  70. Salve Deus! Fiz o teste domingo e foi lindo. Eu e minha famia ficamos muito felizes. Todos nos freqüentamos o vale e dentro da minha casa só emana a paz , a alegria e a união em Cristo Jesus. Vou estudar a doutrina como estivesse na universidade. Quero pregar mais e mais ainda o verdadeiro amor e a paz. Minha vontade e a de gritar pro mundo como estou feliz. Situação hoje muito diferente que há uns seis meses atras, só vivia numa cama chorando, sem querer ver ninguém, tendo vontade de estourar a cabeça na parede e pensando em fazer besteiras e dependendo de remédios para poder dormir e antidepressivos. Hoje estou me renovando e muito feliz em Cristo Jesus . Salve Deus a todos irmãos que promovem o
    Bem e Os bons de coração ! Salve Deus!

    • Salve “Deus” Gilberto.
      Obrigado por visitar o meu blog e fazer esse desabafo da doutrina. Que Pai Seta Branca ilumine a sua caminhada.

  71. Eu hoje reconheço o meu maior erro de toda esta minha vida em que vivo,que o qual foi o desrespeito que tive com a Espiritualidade,entrei num ciclo vicioso de vício,sofrimento,e insucesso,tudo por virar as costas a Jesus,agora estou pagando muito caro por isso.Jesus me ajudou e muito me deu uma vida recheada,mas eu infelizmente,deitei tudo a perder,ninguém me respeita,todos me contrariam,estou me a tornar um ser maligno,porque ninguém me quer ajudar,e eu também não confio em mais ninguém.Que esta minha falha sirva de exemplo aos que estão no caminho de jesus e o desrespeita,o caminho do mal é muito fácil de entrar mas para sair,é muito difícil,você que está nesta doutrina se é realmente o último refugio,siga por este caminho que lhe vai conduzir jesus com muito amor e paz, SALVE DEUS.

    • Salve “Deus” Karnax.

      Voce usou o seu LIVRE ARBITRIO, para ver como funcionava a espiritualidade maior.
      Mas hoje voce ciente doque praticou e está reconhecendo o seu erro.
      Já é o principio da sua evolução na caminhada deste Trieiro Terresetre.
      “Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O reerguimento com equilíbrio é a melhor medida para aquele que cai.”

      Graças a “Deus”.

  72. Salve Deus! Sou Apará e estava em desenvolvimento,frequentava o vale de Fortaleza, estava na 1ª da sétima aula, mas não estava me sentindo segura, faz algum tempo que não vou ao vale, não que eu não queira ir, mas por falta de oportunidade. (eu acho). Sinto muita falta das aulas, de tudo que eu estava aprendendo. Continuo a ler sobre os ensinamentos, mas sinto que necessito voltar para o vale e continuar meu desenvolvimento. Espero que nosso Senhor Jesus Cristo me ajude a voltar. Salve Deus.

    • Salve “Deus”
      Gervângela
      Dentro do Vale tem um ditado que diz: Muitos filhos chegarão, mas poucos ficarão.
      Quem sabe não chegou a sua ora.

  73. todos tem argumentos diferentes mas que alguns deles estão buscando o mesmo ou seja a evolução de voas vidas do passado um salve deus para todos do seu mestre adj.avelo.

    • Salve “Deus”
      Marcelo D

      Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião.

  74. Salve deus
    hoje eu comecei o meu desenvolvimento no vale do amanhecer” barra do jucu” vila velha, estou muito feliz….

    • Salve “Deus”
      Elizabete.
      Parabens pela sua iniciativa, que o Pai Seta Branca vos ilumine em sua caminhada neste trieiro terrestre.

  75. Sou iniciante no Vale do Amanhecer.Na segunda visita ao vale como paciente,fui convidada a desenvolver.No ultimo domingo,fiz a triagem no vale pra saber qual minha mediunidade.Das 4 pessoas que fizeram o teste,3 delas incorporaram imediatamente,e eu nada senti,nao incorporei e nao senti absolutamente nada.Eu estava muito nervosa e confesso um pouco descrente sobre o convite pra desenvolvimento mediunico,pois frequentei centros espirita Kardecista por 10 anos e nunca me disseram que eu tinha alguma mediunidade pra desenvolver.Fiquei um pouco triste por nao ter sentido nada,me disseram que na triagem,meu mentor se manifestaria sobre mim e eu daria algum sinal,mas nao aconteceu.Sera que nao sou medium e o convite foi por engano?Ha anos busco no espiritismo minha evolucao espiritual como forma de melhorar meu espirito e tenho muita vontade de ser util na seara de Jesus.De qualquer forma,fui designada a proseguir no desenvolvimento como Doutrinadora e o farei com amor e dedicacao.O mestre Doutrinador que me fez o teste,disse que isso eh normal e que eu nao me preocupasse.
    POR FAVOR,alguem esclarecido pode comentar algo sobre isso??

    • Salve “Deus”
      Marlene(ES)
      Não quer dizer que voce não incorporou, que não é medium. A sua mediunidade está em voce doutrinar o espiritos sofredores.
      A sua luz está nas suas mãos e isso é muito importante, pois voce tem o dom de elevar os menos esclarecidos para o canal vermelho e a pedra branca, pois voce os direciona para a espiritualidade maior
      Na nossa Doutrina, o médium que é consciente, vigilante e racional, sem incorporar, é denominado DOUTRINADOR. Sua fita tem o símbolo – a cruz -, seu colete e sua capa têm a cruz nas costas e, no escudo, existe um sinal de divisão que indica a sua capacidade de separar objetivamente os planos vibracionais, distinguindo o que é da Terra e o que é do Céu.
      Sua mediunidade funciona com base no sistema nervoso central ativo, onde a vontade e a consciência predominam, assumindo o comando de seu sistema neurovegetativo.
      O Doutrinador corretamente mediunizado se liga a seus Mentores e se torna receptivo dessas forças superiores, tornando-se polo emissor de energias positivas, vibrações que podem ser transmitidas por suas palavras, pela aplicação das mãos, pelo olhar e até mesmo pelo simples pensamento direcionado.

  76. Salve Deus!!
    Queria parabeniza-lo pelo blog muito importante, estou com um mês que estou frequentando o vale do amanhecer Fortaleza -Ce , e confesso muitas coisas boas me aconteceram, como paz.. humildade pelas as pessoas e ate paz interior,, Fui convidada a fazer parte dessa linda doutrina e espero me dedicar o máximo da minha vida .
    só fico triste pelos os comentário de pessoas que falam mal se saber como é e depois se arrepende em pagaram caro por isso………”melhor calar se não tem o que falarr”‘ Salve Deus!!!!

    • Salve “Deus”
      Cleidiana.
      Fico muito lisonjeado, que voce gostou do meu blog.
      Cleidiana.
      Nem “Jesus Cristo”, escapou da boca desse povo, imagine voce. Mas que o Pai Seta Branca e o Pai João de Enoque que ilumine seu caminheiro neste mundo terrestre.
      Graças a “Deus”.

      • obrigada,,,, muitas coisa tem me acontecido para qu eeu desistisse,, mas jamais vou desistir,,,,,
        Salve Deus!!

      • oi

      • Oi.

  77. salve deus, mestre. estou em desenvolvimento, na doutrina e estou muito preocupado tenho tido sonhos estranhos e converssado com pessoas de nomes tambem estranhos,isso e normal, ou sera que esta avendo interferencias no desenvouvimento meu,abraços salve deus. meu nome francosco.

    • Salve “Deus”
      Francisci Assis Costa.
      Voce não está na doutrina do Vale do Amanhecer por acaso, voce é tambem Espartano e por isso voce ouve e vê nomes estranhos, esses nomes não são normais aqui no Brasil ok. Não precisa preocupar isso é normal , certo…

  78. oi eu queria que vc tirasse uma duvida, eu e meu esposo fizemos os testes,
    mas, eu apará e ele doutrinador não sei mas acho que ele ficou ,,calado isso e normal quando vc se descobre… ou e momentâneo a pessoa ficar meio incrédulo.. me sinto ate desmotivada..

    • Salve “Deus”
      Cleidiana.
      Nada acontece por acaso, voces chegaram até á esta doutrina, tambem não foi por acaso, se no teste que voces fizeram, voce se destacou como Apará e seu marido como doutrinador, nós chamamos de processo, ou karma como voce queira, teras que tirar essas duvidas com seu Adjunto Presidente, mas não fique triste e nem desmotivada, isso são coisas da vida e da espiritualidade ok.

  79. Salve deus!!!

    • Salve “Deus”
      Obrigado por visitar o meu blog. ok.

  80. salve deus!!

  81. Salve Deus Muito bom esse blog.,

    • Salve “Deus”.
      Obrigado por visitar o meu blog. e deixar seu comentário.

  82. Salve Deus
    Queria saber quando vc e convidado e obrigatório ou não.
    Salve deus

    • Salve “Deus”.
      Janara.
      Janará é a minha princesa, eu a amo de paixão.
      Pois é voltando ao assunto, voce não é obrigado a nada, por seu Livre Arbitrio, voce só faz aquilo que voce quer e que estiver dentro do seu coração, agradeças a Deus e ao Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo convite e aceite se voce quizer voce não é obrigada,
      Graças a “Deus”.

  83. Salve Deus. Mesmo que negues, que feche a porta do teu coração a Deus Pai Todo Poderoso ele insistira em ficar de plantão do lado de fora, pois te conheces desde o dia que pediste para reencarnar. Deus Pai Todo Poderoso conhece seus mais íntimos segredos e sabes que um dia chamaras por ele. E Ele quer estar bem pertinho para te acudir rapidinho. Salve Deus, procure abrir a porta do teu coração, e deixe que Deus aja na tua vida, Ele tem muitas luzes e muitas bênçãos para ti, querido filho. Não renega a quem verdadeiramente te ama, quem lhe concedeu a rica oportunidade de voltar a esta terra para redimir dos teus erros, somente por amor, a ti, e por querê-lo de volta em casa. Salve Deus queridos irmãos, não critiques o que não conheces. Quem prega o amor, a humildade, e a tolerância queridos leitores desde blog, só podem estar seguindo a Deus Pai todo Poderoso. Duvide somente de quem lhe ensinar a odiar. Salve Deus………… Eu sou Ninfa Lua, e sou uma tagana, e minha missão e espalhar o amor a todo o universo.

    • Salve “Deus”
      Maria Aparecida V. Borges.
      Nem o nosso querido e amado Nosso Senhor “Jesus Cristo” consegiu agradar a todos.
      Imagine nós os mortais.
      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

  84. Salve Deus !

    Muito obrigada pela força,, continuamos com as aulas e graças a deus nos estamos muito bem.
    Mais uma vez parabéns pelo seu belo blog, que tira todas as nossas duvidas.

    Salve Deus!

  85. Salve Deus.
    Sou Mestre Lua do Vale do Amanhece
    do Templo de Afair de Baturité.Ceará. temos como , Presidente Francisco Alberto o vale se encontra localizado próximo ao Quartel da PM. do Quarto Batalhão , gostei muito desta pgna,pois o mesmo nos ajuda nos tira duvidas de alguns assuntos referente a Doutrina e espiritualidade, desenvolvendo,as nossa capacidades de trabalhar com perfeição e esclarecer, o que, a nossa doutrina nos ensina. solicito de todos irmão aparás e doutrinadores que ao ler essa simples mensagens; Perço vossas mentalizações de orações para o nosso Templo do amanhecer de Baturité .CE. encontra reforma de novos castelos iniciáticos, quem quiser conhece nossa cidade pela internet. procurar( WWW. Prefeitura municipal de Baturité.) ( ou Fundação de Cultura da Cidade de Baturité, temos muitas fotos de prédios das matas e cachoeiras ,pontos turísticos etc…meu nome e Fernando Antonio Serafim Mestre lua. (fernandoserafim66@gmail.com)

    • Salve “Deus”
      Fernando Antonio Serafim.
      Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua mensagem interessante.
      Graças a “Deus”

  86. eu sou um doutrinador do vale do amanhcer, tenho apenas 14 anos mas ja sou um mestre centuriao de pai seta branca, graças a DEUS hoje eu estou nesta doutrina…

    • Salve “Deus”
      Mestre Ademir Junior.

      Esse foi o merecimento que Pai Seta Branca lhe enviou através da sua Princesa, Seu Ministro e seu Cavaleiro.

      Graças a “Deus”

  87. gostaria de saber o que vcs chamao demonios ai eo que vcs em corporao no vaso espiritual e isso eu faço parte de um terreiro da umbanda sagrada
    gostaria de saber oque posso fazer para trazer minhas entidades nas partes de em corporaçoa sem muito esforço mas e pramim trazer exu caboclos e bahianos marinheiros e boiadeiros ciganos eos ibjis e as

    • Salve “Deus”
      Cosmos

      Obrigado por visitar o meu blog.

  88. SOU APARA DO VALE DO AMANHECER DE DOIS IRMÃO EM RECIFE, HOJE FUI AO TEMPLO APOIS FICAR DOIS DOMINGOS AFASTADADA SEM TRABALHAR DEPOIS QUE FUI LIBERADA, PENSEI QUE TERIA DE FAZER RECICLAGEM PARA PODER TRABALHAR, POREM FOI GRANDE MINHA SURPRESA QD O MESTRE MIM DISSE NÃO PRECISARIA FAZER RECICLAGEM POIS ERA APENAS DUAS SEMANAS. FIQUEI FELIZ QD ELE DISSE PONHA SUA ROUPA E VA TRABALHAR NO CASTELO DOS PAJESINHOS..FOI MEU PRIMEIRO TRABALHO E FIQUEI MUITO FELIZ..ESTOU MUITO FELIZ NA ESCOLHA QUE FIZ AJUDAR O PROXIMO SEM NADA EM TROCA..SALVE DEUS….

    • Salve “Deus”
      Zairan
      Obrigado por visitar o meu blog.

  89. Fui sábado passo a primeira vez ao templo do Vale do amanhecer em Portugal! Apesar de me sentir muito nervoso, adorei ter estado presente, confesso que fiquei um pouco perdido no meu pensamento, foi-me feito um convite pelos pretos velhos nomeadamente vovó Catarina do oriente para entrar na doutrina do vale do amanhecer! Não sei o que fazer, se devo ou não iniciar o meu desenvolvimento Mediunico no próximo Domingo.

    • Joel André Barbosa dos Santos.
      Bem vindo ao Vale do Amanhecer e ser atendido por uma entidade de alta hierarquia que é a Vovó Catarina do Oriente. Graças a Deus.

  90. fui convidado para desenvolver a minha mediunidade em um templo do vale do amanhecer,porem estou tendo tanta dificuldade em minha vida que estou preste a ficar doido, por favor me ajudem quero desenvolver porem , nao estou suportando tantas dores no corpo e pensamentos de tristeza ate o meu casamento esta em crise .parece que estou sendo testado a todo momento . preciso de força para poder cumprir a minha missao salve deus me ajudem.

    • Salve “Deus”
      Hamilton Liberio Fonseca,
      Esta esperando o que? Para começar o seu desenvolvimento!, já passou da ora, na doutrina é assim “quem não vem por amor, vem pela dor”. “A sua Missão é o seu Sacerdócio”
      Graças a “Deus”.

  91. Salve deus!
    aqui estou de novo para tirar dúvidas, bem eu estava na quinta aula desde ai eu não consigo mais, quando chega aos domingos sempre aparece algo sempre as coisas dão erradas meu esposo estava indo depois de uns tempos caiu nos vicios e eu ja não sei o q fazer eu o-chamo mas ele nem ai diz que vai agora so como paciente e eu como fico?? será se isso e só um tempo, pois ele foi quando não estava bem então foi feito o convite estava na sexta aula faltou um domingo e até hj. só que me atrapalha poís eu não tenho mais nem um vicio de beber, e ele sim……………. o q eu faço??????????

    Salve deus!!!!

    • Salve “Deus”
      Romenia.
      Romenia mesmo casada, carregue a sua cruz, deixe o seu marido carregar a cruz dele.
      Tem um ditado que diz ” Quem não vem por amor, vem pela dor”.

  92. salve deus

  93. salve deus !!!!
    boa tarde!!

  94. “salve deus”
    sou darliane de sao romao mg. sou apara, emplaquei domingo passado, qual seu conselho para mim nessa nova fase da minha vida?
    obs- uma coisa q apredi no, nunca descoti sobre religiao, o q vou dizer agora e por experiencia propria. “mudei minha vida e pra bem melhor dentro do vale do amanhece” nunca devemos falar do q nao sabemos. para aquelas(es) q acham q estao novos de mais para poder viver sem a bebida e sem os visios do mundo, esta ai a minha prova, curto minha vida sem precisa dessas coisas q me prejudica, e tenho apenas 18 anos.

    • Salve “Deus”
      Darlaine.

      Parabens por voce conseguir fazer a sua iniciação, principalmente como apará, é uma iniciação impar, muito maravilhosa, pois dessa iniciação voce jamais esquecerá em sua vida, agora faça as aulas de elevação, centuria, setimo etc…
      Que Pai Seta Branca, Pai Jóão Enoque, Pai Zé Pedro e Pai Zambo esteje sempre presente em sua vida,

      • salve”deus”
        obrigada q jesus e pai seta branca proteja vc e sua familia.

  95. eu sou darliane de sao romao de mg. sou apara, faz pouco tempo q entrei no vale, ja fiz as 7 aulas e nao pude implaca ainda prq ninguem ja ouviu falar do meu caboclo. o nosso presidente o senhor joao alves, esta resolvendo isso pra mim. o q vc me diz sobre isso?

    • Salve “Deus”
      Darliane
      QUAL É O NOME DO SEU CABOCLO???

      • SALVE “DEUS”
        DESCULPA ERREI AO TE DIZER Q JA TINHA ENPLACADO E Q O NOSSO PRESIDENTE DISSE Q NA PROCIMA VEZ Q TIVESCE TRABALHO Q ELE IA ME EMPLACA, ENTAO T DISSE Q JA ERA EMPLACADA, MAS DE CERTA FORMA JA ESTAVA. MAS ENTAO, ONTEM TEVE TRABALHO FUI PARA OS TRONOS 2 VEZES, NA 1 VEZ VEIO O CABOCLO PENA VERMELHA, NA SEGUNDA VEZ VEIO O MEU CABOCLO, Q AGORA SIM EU SINTO MAIS A PRESENCA DELE E SINTO UMA FORCA INCRIVEL, ELE BATE FORTE E NAO ERA COMO O OUTRO Q EU FICAVA SENTINDO UMA DORZINHA AQUI E OUTRA ALI E FICAVA ROXO ARDIA MUITO, ONTEM SAI TOTALMENTE DIFERENTE. O MAIS IMPORTANTE, MEU CABOCLO SE CHAMA “CABOCLO PENA BRANCA”
        GRACAS A “DEUS”

    • meu caboclo se chama “caboclo pena vermelha”.

      • e ele so da esse nome, nao vem outro nome de jeito nenhum.

      • entao agora q veio esse caboclo pena branca, eu me sinto melhor com ele me sinto ele mais presente. e quando ele falo o nome, e depois q eu desencorporei, o meu ajudante me disse q aquele caboclo sim era da nossa linhagem e q inclusive ele e q era responsavel pela linha de passe aqui. e entao o q tem a me dizer sobre isso.

      • ?

  96. Salve Deus!!
    encontrei nesse lugar aqui poracauso, como so curioso, não deixei de ler, polemico e confortante, algumas coisas.
    e não poderia, me dar por satisfeito so de ler, pois resultados é oq busco.
    então oq acha desse pensamento.
    ” o mundo já o inferno, ou seja a Terra, porem é a faculdade, e nada menos que a prova de recuperação para o jaguar, agora é a ultima chance, os planos espirituais, esperão para o trabalho, ou seja estamos inconcientemente no caminho de uma evolução incasaveis”]
    assim penso!!

    • Salve “Deus”
      Mestre Livio.
      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua impressão e a sua opinão.

  97. olá! boa tarde estou sofrendo uma luta muito grande minha mae era do vale mais resolveu sair ai entrou no vicius da bebida a mais de vinte anos,e fica louca e um sofrimento sò,conseguir fazer ela voltar, mais estar dificil ela parar de bebe nao sei o que devo fazer? estou pensando seriamente em enterna ela!!!me ajuda

    • Salve “Deus”
      Yara.
      Procure o Adjunto Presidente do Templo que vossa mâe frequenta, converse com ele peça orientação, a respeito se deve ou não interna-la no CAPS, para desentuchicação.
      Graças a “Deus”.

  98. oi meu nome e augusto e ja frequentei o valeu de dois irmãos e adorei,agora gostaria muito de pode ser mestre da casa tenho uma mediunidade muito grande e nunca pensei em ser mestre,mais agora eu pensei e quero fazer o bem e poder ajudar o procimo..

    • Salve “Deus”
      Augusto Carneiro.

      Se for o seu merecimento, voce será convidado para entrar na Doutrina.

  99. olá boa tarde!!!

  100. ela falta fazer a elevação?

  101. eu sou evangélica mais não sei mais o que penso ela ja foi batizada na igreja frequentou mais mesmo assim não resolveu nada eu me batizei mais agora não sei o que penso,por eu sonhos tenho pressentimento,sempre e depois de dias que me consagrei aconteceu que eu me incorporei na casa de uma amiga, ate agora não acredito nisso como sou evangélica e me acontece isso?????me responde o mais rápido!!!!

    • Salve “Deus”
      Yara
      Quando se tem mediunidade elevada, voce pode ser evangelica, que recebe a orientação da espiritualidade maior, com incorporação de alguma entidade de alta hierarquia. Isso não é Pecado é sim uma benção que é dado
      pelo nosso mestre “Jesus” . Basta aceitar ok.

      • olá,yara espero te ajudar ,olha vou te falar uma coisa todo padre ou pastor ou mae de santo ou seja lá o que for,conhece e sabe lidar com anjo do bem e do mal, não se atormente isso é verídico.o que acontece é que há uma hierarquia entre os maioral, sou da umbanda e acredito nas minhas entidade, não tenhas medo ,faça tudo com amor e respeito,leia muito sobre mediunidade que voce achará tem caminho.

  102. eu queria saber por que todas as vc vezes,que ela bebe ela encorpora uma mulher vc sabe né quem? eu não gosto de fala,e complicado acho que vou e enlouquecer não sei mais o que penso só deus mesmo!!!para tirar tantas duvidas da minha cabeça!!!!

    • Salve “Deus”
      Yara.
      Peças para os seus mentores te intuir como voce deverá proceder para curar a sua mâe. Ok.

  103. olá!!! vou fazer isso!!!como vai ficar a minha situação?sou evangélica? como vou seguir uma doutrina que sempre tive outro pensamento!!!olha minha cabeça estar atordoada!!!!não sei o que fazer!!vc passa mais ou menos 16 anos sendo evangélica se renova o batizimo e pois encorpora!!!meu deus não sei o que pensar!!!!me ajuda??? me ajuda tenho medo de não me salvar!!!!!

    • ñ deixe de servir Jesus Cristo ñ se engane com a verdade seja uma adoradora de Deus continue sendo evangelica esse é o caminho da sua Salvação ser uma verdadeira adoradora de Jesus Cristo o unico que nos leva a Salvação . amem

      • Salve “Deus”
        JOSÉ DELMOND.
        Que tal começar o ano colocando toda a confiança no Deus Eterno e Criador? Ele criou todas as coisas visíveis e invisíveis e tudo que fez é bom. Seus atos são testados e aprovados, por isso podemos confiar nele sem nenhum medo de que algo possa dar errado.
        Mesmo que o homem tenha desfigurado a natureza, Deus está no controle de todas as coisas. Jesus mostra isso no momento em que diz a seus discípulos para que confiem nele. No Sermão do Monte, Ele disse às pessoas que escutavam suas palavras que Deus alimenta as aves dos céus e cuida da erva do campo. Articulava isso para que elas não se sobrecarregassem das coisas desse mundo, mas que confiassem nele.
        Podemos atentar também para outras coisas da natureza que Ele criou e que ainda sustenta, como:
        A beleza de um nascer e pôr do sol;
        A majestade das nuvens;
        O prazer das papilas gustativas;
        A natureza de tirar o fôlego de uma flor;
        A maravilha dos animais;
        A simples alegria de uma criança;
        O sentido de paz depois de uma neve recém-caída;
        As primeiras canções dos pássaros na primavera.
        Porém o desejo de Jesus é que edifiquemos uma vida espiritual com Ele. Pois sozinhos não conseguiremos um fortalecimento essencial para a vida, Ele é o Criador, o dono da vida eterna. Portanto devemos colocá-lo como prioridade em nossos planos.
        Você pode se queixar durante o ano 2013 ou pode dar graças ao Criador do Universo. Você pode seguir Jesus, sua sabedoria, seu poder e sua beleza. Comece um novo ano colocando Deus no início de todas as áreas da sua vida: “No princípio Deus ….”.
        Ele tem o melhor plano para você…

  104. Salve Deus mestres e ninfas , que jesus abençoe todos que tiveram a oportunidade de deixar suas mensagens em cristo jesus……………

    • Salve “Deus”
      Lucimar.
      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

  105. olá!!eu queria saber como pode,minha arruma o uniforme dela para ir ai quando eu vou busca-la ela ja estar alcoolizada, não sei mais o que fazer para levar ela para vale,estar cada vez mais difícil!!!!!!ela estar toda machucada,as perna,os dedos, de tanto cair,mais o dia que ela tem que ir toda vez estar acontecendo isso não sei mais o que fazer!!!!!

    • Salve “Deus”
      Yara
      Procure o Adjunto em que voces frequentaram o Vale e peças para que ele providencie tudo isso ok.

  106. Salve Deus!!! Sou iniciante no vale do amnhecer , e tenho a impressão, de que minha triagem ñ deu a mediunidade certa… o mestre disse que sou apará, mas na hra q mentalizei, as matas.. canhoeiras e etc.. meus olhos tremeram, e uma das minhas mãos tremeram, mas ainda fiquei consiente… isso é normal?? tenho a impresssão de que quando começar o desenvolvimento ñ vou conseguir incorporar;

    • Salve “Deus”

      Alifrance Soares.

      Converse com seu Adjunto Presidente a esse respeito, não fique na duvida ok.

      • mas ficar consiente e só ñ responder pelos movimentos , é normal??

  107. Sou do vale do amanhecer de igarassu-pe,estou no desenvolvimento de Apara,confesso que no começo achei estranho a doutrina achava que tinha alguma coisa haver com macumba, sei la… Mais hj depois que meu marido entrou e se tornou doutrinador vi que minha vida mudou muito e para melhor ate mesmo quando era evangelica.
    La sinto o clima de paz e vejo quantas mudanças Jesus Cristo e meus mentores estão fazendo na minha vida e para melhor.
    acho que as pessoas devem respeitar as religiões das outras, assim como no ensinamento do Senhor Jesus ele fala que devemos amar o proximo como assim mesmo,POIS SOMO TODOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS,peço a Deus que ilumine a cabeça desses que nos julgam se ao menos nos conhecer. Salve Deus!

    • Salve “Deus”.

      Viviane Oliveira.

      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem…

    • Salve “Deus”

      Viviane Oliveira.

      Concordo com voce em numero genero e grau.

  108. Salve Deus.
    Comecei meu desenvolvimento de Apará,fui a três aulas,mas estou muito confusa !pois penso que nunca vou encorporar!quando fiz o teste não senti quase nada a não ser um pouco tonta.
    No desenvolvimento nunca senti nada!já falei com o Mestre que faz o desenvolvimento e ele diz que ainda é cedo que as pessoas não são todas iguais!eu gostava muito de ser Apará!gostava muito que me ajudasse me dando sua opinião ,pois estou a sofrer muito com isto!a minha pergunta é:pode-se ser Apará sem sentir nada no principio mesmo no teste mediunico!pois foi-me logo dito que eu era Apará.
    E é normal demorar muito tempo sem incorporar nem saber o nome do seu Preto velho ?
    Será porque existe muita confusão na minha cabeça também prejudica?É normal demorar um ano a encorporar!
    Agradecia muito que me respondesse !
    Salve Deus

    • Salve “Deus”
      Ana Rodrigues.

      As vezes a precipitação acontece isso, dê tempo ao tempo, pois nada acontece por acaso!!!

      Graças a “Deus”

  109. Salve Deus.
    Comecei meu desenvolvimento de Apará a três Domingos!
    Mas estou muito confusa ,pois penso que nunca vou encorporar !isto porque no meu teste mediunico não senti quase nada!a não ser ficar um pouco tonta!agora no desenvolvimento nunca senti nada!já falei com o Mestre que dá o desenvolvimento e ele diz que é normal que ainda é pouco tempo e que as pessoas não são todas iguais!eu gostava muito de ser Apará !Agradecia muito que me desse a sua opinião pois ando muito angustiada !é normal demorar a encorporar um ano?nem ter recebido o nome de seu preto velho assim tanto tempo?ouvi dizer que sim !que se pode demorar muito tempo!
    O facto de eu estar tão confusa também pode prejudicar?
    O vale que frequento é em Portugal.
    Salve Deus

    • Salve “Deus”
      Ana Rodrigues.

      As vezes a precipitação acontece isso, dê tempo ao tempo, pois nada acontece por acaso!!! Procure seu Adjunto.

      Graças a “Deus”

      • Salve Deus
        Agradecia que me desse uma resposta mais objectiva!
        Já procurei meu Adjunto!e ele continua a dizer que sou Apará!
        Não sei explicar mas também sinto isso!
        Só que fico confusa porque leio que no teste os Aparás sentem coisas relacionadas com espiritos !
        A minha pergunta é :se é possivel ser Apará sem sentir a presença de espiritos,antes do desenvolvimento!
        Obrigada!
        Salve Deus

      • Salve “Deus”

        Ana Rodrigues.

        APARÁ

        Vamos chamar o sistema nervoso(*) simpático ou autônomo de passivo e o parassimpático de ativo, para facilitar o entendimento dos dois tipos de mediunidade (*) em nossa Corrente do Amanhecer: a do Apará, o médium de incorporação, está baseada no sistema nervoso passivo, tendo natureza passiva, orgânica e anímica, onde a vontade e a consciência pouco ou nada atuam; enquanto a do Doutrinador funciona com base física, no sistema nervoso ativo, com predomínio da consciência e da vontade, fazendo com que passasse a existir um transe mediúnico totalmente consciente.
        No primeiro dia em que comparece para iniciar seu Desenvolvimento, o médium faz uma verificação – TRIAGEM – do tipo de mediunidade de que é portador, momento em que toda a atenção deve ser dispensada aos chegantes, pois a tentativa de desenvolver a mediunidade de um Doutrinador nato como médium de incorporação, por seus plexos inferiores, leva a conseqüências imprevisíveis.
        A nenhum espírito – de Luz ou sem Luz – é dada permissão para incorporar, usar o corpo de um médium, sem que ele o permita. Por isso existe o mecanismo da percepção do que acontece durante uma incorporação, garantindo ao médium a idoneidade de seu trabalho e lhe fazendo sentir sua responsabilidade, pois existem sutis diferenças entre as manifestações de um espírito incorporado e as do próprio médium.
        A força da incorporação é recebida no plexo solar e transmitida aos plexos vizinhos, em perfeita harmonia com os chakras, concentrando o fluxo sangüíneo na região, o que provoca diminuição da irrigação cerebral e, consequentemente, diminuição dos sentidos físicos do médium, resultando em uma emissão fluídica alheia ao processo psicológico.
        Graças a “Deus”.

      • Salve “Deus”
        Ana Rodrigues.

        APARÁ.

        O médium de incorporação, que sempre existiu sob uma força nativa, recebeu, dentro do Africanismo, uma nova forma: sua força, com a consagração de Nossa Senhora Apará – Nossa Senhora da Conceição – teve a transformação para uma força crística extraordinária, agindo em seu plexo iniciado, com muito maior responsabilidade por ser instrumento da Voz Direta.
        Naqueles tristes navios negreiros, nas senzalas, a força iniciática trazida pelos Enoques se manifestou de forma grandiosa, atendendo aos negros desesperados através de médiuns que incorporavam entidades de Luz, e que, por isso, passaram a ser denominados APARÁS, tanto os mestres como as ninfas. Aos mestres foi dada uma designação especial: AJANÃ, dentro das diferentes condições entre o plexo masculino, positivo, forte para receber projeções e incorporações poderosas, tanto de espíritos evoluídos como os sem Luz, e o plexo feminino, negativo, sensível, apto à manipulação de energias poderosas, intensas, porém suaves.
        Recebem, também, a denominação de RAIO LUNAR, embora alguns achem que esta só se aplicaria àqueles que estão em condições de incorporar o Pai Seta Branca.
        Existe uma classificação dos médiuns de incorporação:
        o Mestre ou Ninfa Lua – o médium em Desenvolvimento;
        o Apará – o médium após sua Iniciação;
        o Ajanã – o médium que fez a Elevação de Espada; e
        o 5º Yurê – o médium (mestre ou ninfa) que consagrou sua Centúria.
        Yurê significa um grau superior de sensibilidade, que dá ao médium do 5º grau codições de ter seus plexos aptos aos trabalhos com forças das mais variadas naturezas e intensidades.
        Os Ajanãs recebem a classificação das Estrelas Cautanenses (*) e Vancares (*).
        Deve o médium de incorporação manter-se alerta para estar em condições de proporcionar perfeitas manifestações tanto dos espíritos sofredores como das mais complexas e elevadas formas de entidades espirituais. Também é preciso lembrar que o trecho da Prece do Apará, em que se roga a Deus “tira-me a voz quando, por vaidade, enganar os que me cercam” não significa ficar mudo, sem voz, mas, sim, ser tirada a Voz Direta da Espiritualidade daquele médium, que passa a agir por simples animismo ou a ser instrumento de espíritos sem Luz, que se fazem passar por Mentores.
        Na Doutrina do Amanhecer, ao iniciar suas aulas de Desenvolvimento, o médium tem identificada sua mediunidade. Se é de incorporação – um Apará – é feita uma avaliação de como essa capacidade se apresenta, pois pode trazer hábitos e posturas de outras correntes que devam ser minimizados, para que possa trabalhar adequadamente como médium de incorporação da Corrente do Amanhecer.
        O médium de incorporação deve ter as seguintes condições básicas:
         Incorporar um sofredor sem fazer muito alarde, sem palavras inconvenientes e sem cair em posições grotescas ou desagradáveis;
         Incorporar e saber distinguir a emanação do Preto Velho, do Caboclo, do Médico ou de qualquer outra Entidade que se faça presente através dele;
         Assimilar as mensagens e as transmitir, sem nelas interferir ou dar algum toque pessoal;
         Ser suficientemente humilde para trabalhar no Templo, com amor, sempre que for convidado, sem escolher o trabalho ou o comandante;
         Saber mediunizar-se profundamente, de modo a evitar cansar-se no trabalho, pois, bem mediunizado, não terá noção do tempo nem do calor, ou do frio, não sentirá fome nem tomará conhecimento do que acontece a seu redor.
        CANTO DO APARÁ

        SENHOR! NESTA BENDITA HORA, VENHO TE PEDIR A PERMISSÃOPARA MELHOR ME CONDUZIR
        À MESA REDONDA DO GRANDE ORIENTE DE TAPIR!
        QUE AS FORÇAS DOS VETERANO ESPÍRITOS ME CONDUZAM E ME ILUSTREM,
        PARA MELHOR SERVIR NESTA ERA PARA O TERCEIRO MILÊNIO!
        SENHOR! SINTO A TRANSFORMAÇÃO DO MEU ESPÍRITO E,
        PARA QUE EU POSSA TRABALHAR SEM DÚVIDAS, TIRA-ME A VOZ,
        QUANDO, POR VAIDADE, ENGANAR AOS QUE POR MIM ESPERAM…
        NÃO PERMITA, SENHOR, QUE FORÇAS NEGATIVAS DOMINEM A MINHA MENTE!
        FAZE, SENHOR, COM QUE SOMENTE A VERDADE ENCONTRE ACESSO EM TODO MEU SER!
        FAZE-ME INSTRUMENTO DA TUA PAZ!
        ILUMINA A MINHA BOCA, PARA QUE PURAS SEJAM AS MENSAGENS DO CÉU POR MIM!
        ILUMINA, TAMBÉM, AS MINHAS MÃOS NAS HORAS TRISTES E CURADORAS, E PARA SEMPRE!…
        JURO SEGUIR AS INSTRUÇÕES DOS MESTRES DOUTRINADORES,
        VETERANOS DESTA DOUTRINA DO AMANHECER!
        FAZE-ME INSTRUMENTO DA TUA SANTA PAZ!
        A PARTIR DE ENTÃO VIVERÁS EM MEU ÍNTIMO, E SEREI SÁBIO PARA MELHOR TE SERVIR!…
        ESTE É O TEU SANGUE QUE JAMAIS DEIXARÁ DE CORRER EM TODO O MEU SER!
        SALVE DEUS! (Tia Neiva, s/d)

        PRECE DO APARÁ

        JESUS! NÃO PERMITA QUE FORÇAS NEGATIVAS DOMINEM A MINHA MENTE!
        QUE SOMENTE A VERDADE ENCONTRE ACESSO EM TODO O MEU SER…
        FAZE-ME PERFEITO INSTRUMENTO DE TUA PAZ!
        E PARA QUE EU POSSA TRABALHAR SEM DÚVIDAS, TIRA-ME A VOZ
        QUANDO, POR VAIDADE, ENGANAR OS QUE ME CERCAM…
        ILUMINA A MINHA BOCA PARA QUE PURAS SEJAM AS MENSAGENS DO CÉU POR MIM!
        ILUMINA, TAMBÉM, AS MINHAS MÃOS NAS HORAS TRISTES E CURADORAS E PARA SEMPRE!…
        JESUS! NINGUÉM, JAMAIS, PODERÁ CONTAMINAR-SE POR MIM!
        SALVE DEUS!

    • salve Deus Ana Rodrigues
      eu também já tive muitas duvidas e quando tem de fazer muitos km para ires para o desenvolvimento e não conseguires e triste mas tem fé fica tranquila que quanto mais tranquila e acreditares mais força tens e mais depressa consegues eu também sou português, e é muito difícil mas com o tempo as vezes bastante tu vais ver como vale a pena não teres desistido com ansiedade se torna mais difícil deixa fluir e logo vais perceber a diferencia

  110. olá boa noite!!
    eu tive que me ingreçar no vale!!!como pode ser tanto tempo evengelica e depois ser espirita!!!!
    quando o apara encorpora ele sente e um sensação como se não estivesse encorporado mais ao mesmo tempo estar
    e assim que eu me sinto,e como se não estivesse ormal mais ao mesmo tempo não pode me ajuda a entender se e assim mesmo????

  111. o vale do amanheçer, não é religião,seita, ou qualquer tipo de seguimento; é simplismente uma doutrina científica,ligada diretamente ao CRISTO JESUS ,e será nos proximos tempos, a ultima esperança dos que não conseguir vibrar com JESUS, na passajem para o terceiro milenio-salve DEUS

    • Salve “Deus”
      Decio de Oliveira.

      O Vale do Amanhecer é uma DOUTRINA ESPRITUALISTA CRISTÃ,em CRISTO JESUS.

      Graças a “Deus”

  112. olá boa noite!!
    eu tive que me ingreçar no vale!!!como pode ser tanto tempo evengelica e depois ser espirita!!!!
    quando o apara encorpora ele sente e um sensação como se não estivesse encorporado mais ao mesmo tempo estar
    e assim que eu me sinto,e como se não estivesse ormal mais ao mesmo tempo não pode me ajuda a entender se e assim mesmo????me responda o mais rapido

  113. Adorei,saber de tdo isso pois sou uma trabalhadora da casa,sou uma apara,e sinto-me cansada nos trabalhos q faco,entao significa q nao to me mediunizando bem.

    • Salve “Deus”
      Luciana Ramos.

      MEDIUNIDADE
      Com essência espiritual, a mediunidade tem o objetivo do resgate cármico, correção dos vários erros praticados em vidas passadas, sendo um conjunto de forças que se manifesta no ser encarnado, emanando do corpo físico e agindo em conjunto com o mecanismo psicofísico, mas com padrão vibratório muito mais elevado e mais rápido.
      A glândula pineal (*), se constitui na sede fisiológica dos fenômenos da mediunidade, dela partindo o controle dos demais centros energéticos. Centro do hiperconsciente, é a responsável pelo nosso sexto sentido, captando e selecionando forças através de sua percepção extrasensorial, sendo seu funcionamento aprimorado pelo desenvolvimento mediúnico.
      De acordo com seu desenvolvimento, a glândula pineal permite maior ou menor capacidade das percepções extrasensoriais, variando de indivíduo para indivíduo, determinando grande variedade na manifestação mais comum das diversas mediunidades:
      1) a curadora – procede à cura pela força emanada dos chakras das mãos;
      2) a vidência – quando se vê alguma coisa que está acontecendo em outro lugar; a telepatia – comunicação somente pelo pensamento;
      3) a audiência – quando se ouve alguma informação que não está sendo transmitida neste plano;
      4) a precognição ou premonição – ciência antecipada de fatos que ainda vão acontecer;
      5) a retrocognição – conhecimento de fatos passados, até mesmo de outras reencarnações;
      6) a psicocinésia – movimentação de corpos físicos pela emissão de ondas mentais; e
      7) a psicofonia ou incorporação – manifestação de um espírito através do médium.
      Dentro da idéia de energia (*), nosso corpo físico está equipado com sensores para distinguir fenômenos em cinco faixas de vibrações: olhos, captando luz e cores; ouvido, captando sons e ruídos; o nariz, captando os aromas; a língua, captando e distinguindo os sabores; e a pele, sentindo frio ou calor, rigidez ou maciez, formas, enfim, tudo o que podemos avaliar pelo tato. Todas essas sensações estão ligadas ao plano físico.
      O sexto sentido – a mediunidade – é a nossa relação com outras dimensões, fora dos nossos conceitos limitadores de tempo e espaço.

  114. Encontrei o Vale do Amanhecer em Dois Irmãos em Recife – PE, aproximadamente há um ano, e por ter fé em Deus, e com a ajuda dos que fazem o Vale, tanto do plano material, como do plano espiritual minha vida mudou para melhor. Estava depressivo, e outros problemas que tentei corregir através da medicina e não conseguia. E hoje estou bem em todos os aspectos. Em primeiro lugar agradeço a DEUS, e em seguida o Vale do Amanhecer. Hoje sou apará, e estou buscando ajudar os necessitados através da caridade, praticando o bem com amor incondicional. Gostaria de informar que antes de ser espirita eu era da religião Católica, mas como todos sabem Deus é único. Salve Deus.

    • Salve “Deus”

      Domingos Costa

      Sua Missão é o seu Sacerdócio.

  115. Sou feliz por ser do VALE DO AMANHECER, em Dois Irmãos, Recife – PE.
    Poid encontrei nesta doutrina a filosofia de vida e conhecimento que eu estava procurando. Salve Deus.

    • Salve “Deus”
      Domingos Costa.

      Na história das religiões e doutrinas o Vale do Amanhecer é um sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.

      • Salve “Deus”
        Domingos Costa.

        Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente “coalização é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas.A origem se deve provavelmente a Plutarco no capítulo “amor fraternal” no seu “Moralidades”, onde comenta que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim por exemplo de se unir a combater um mal maior. Então sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares apesar das diferenças a favor do que é semelhante (cretenses eram antes das diferencas cretenses).

  116. sou espiritualista do pai ceta branca, venho de um familia de evangelicos mais cada um respeita a vida do outro,sou do amayr do amanhecer ninfa lua, salve deus meu irmão.

    • Salve “Deus”
      LUCIANA DIAS DE ALMEIDA BORGES.

      Sua missão é seu sacerdócio, diz o Pai Seta Branca.

  117. salve deus eu mechamo pedro sou do templo do ministro agepe na cidade de ipiaú bahia eu adorei as esplicações…..

    • Salve “Deus”
      HONORATO PEDRO DOS SANTOS NETO.

      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua opinião.

  118. eu adorei salve deus…

    • Salve “Deus”
      HONORATO PEDRO DOS SANTOS NETO.

      Obrigado por visitar o meu blog.

  119. ola sou apara no vale do amanhecer da maia quero vos dizer que estou a gostar muito que me sinto muito bem quando la estou
    estou estou na minha quinta aula mas para ser sincera ainda existem muitas duvidas na minha cabeça
    as vezes acho k nao vou conseguir incorporar
    no momento de incorporar sinto o meu corpo termer é uma sensaçao boa que nao tem explicaçao mas sera k isso é ja estar incorporando?sao muitas duvidas espero k com o tempo possa a resolver
    mas o que quero k saibam é que é uma boa oportunidade e k estou a adorar.bom
    este é um espaço optimo para se tirar duvidas
    amo muito jesus
    salve deus

    • Salve “Deus”
      SONIA.
      A nenhum espírito – de Luz ou sem Luz – é dada permissão para incorporar, usar o corpo de um médium, sem que ele o permita. Por isso existe o mecanismo da percepção do que acontece durante uma incorporação, garantindo ao médium a idoneidade de seu trabalho e lhe fazendo sentir sua responsabilidade, pois existe sutis diferenças entre as manifestações de um espírito incorporado e as do próprio médium. A força da incorporação é recebida no plexo solar e transmitida aos plexos vizinhos, em perfeita harmonia com os chakras, concentrando o fluxo sanguíneo na região, o que provoca diminuição da irrigação cerebral e, conseqüentemente, diminuição dos sentidos físicos do médium, resultando em uma emissão fluídica alheia ao processo psicológico.

  120. Ha duas semanas fui ao Vale do Amanhecer como paciente, Salve Deus, Falei com Pai Joaquim das Cachoeiras e foi uma sensação muito boa, ouvi o que precisa ouvir. Sou filho de Pai Seta Branca e Mãe Iara. e lá foi me feito o convite para desenvolver. NO dia seguinte fui para o desenvolvimento e lá fiz a Triagem, para o teste mediúnico. Senti as vibrações: Meus olhos tremiam; não conseguia abrir os olhos; sentia muita energia passando pelo corpo e pela minha cabeça, a energia ia da ponta dos pés até a cabeça..não sei explicar direito. E lá foi me feito a pergunta: se eu desejava ser Apará ou Doutrinador. Na hora respondi que queria ser doutrinador, porem em duvida..e então os Doutrinadores que fizeram minha triagem, perguntaram se eu tinha certeza disso e eu não soube responder, fiquei muito na duvida, por não conhecer a doutrina do Vale. Então minha decisão foi adiada para o domingo seguinte. e durante a semana fui lendo o Blog e pedindo iluminação, ou algum sinal que me ajudasse na minha escolha. Lendo o Blog e outros sites, vi o Nome de Nossa Senhora do Apará que também o nome de Nossa Senhora da CONCEIÇÃO.. e foi ai que vi qual deveria ser a minha resposta, pois no meu nome tenho o sobrenome de CONCEIÇÃO. Então no ultimo domingo, 11/03, iniciei meu desenvolvimento, os doutrinadores que fizeram minha triagem ficaram muito felizes pela minha escolha, pois acho que eles já sabiam qual deveria ser meu carma. Durante a minha 1ª aula, senti as vibrações do meu Preto Velho, e poucas vibrações do Caboclo, já do Médico não senti nada. Logo após o Passe feito pelo doutrinador, o instrutor virou pra mim, sorriu e disse: “Você já está bem evoluído para a sua primeira aula” Não entendi bem o que ele disse. Enfim, minha dúvida é: Será que realmente sou um Apará? É normal sentir a presença mais forte de um entidade e de outras não?

    • Salve “Deus”
      ANDERSON LUIZ DA CONCEIÇÃO GOMES.

      AJANÃ ou RAIO LUNAR é o apará (*) masculino, o médium de incorporação que tem o seu plexo positivo pronto para a manipulação de poderosas energias, tais como as dos Grandes Espíritos de Luz e dos Inluz.

      A maioria dos Aparás diz assim para mim: Tia, estou ouvindo a minha comunicação! Eu sempre repilo: Você está ouvindo a comunicação do Preto Velho! Salve Deus!(…)

      Lembrem-se, apenas, de que são aparelhos divinos, que são medianeiros, que atraem todas as forças benditas do Céu e que têm capacidade perante suas consciências…

      Às vezes, se assustam, pensando estar mistificando. Somente essa consciência bendita pode impedir, muitas vezes, um desajuste maior! (…)

      E lembrem-se de que, acima deste trabalho, o trabalho de atender a uma pessoa, ali vocês estão fazendo uma caridade transcendental.

  121. sou a pouco tempo do vale do amanhecer,mas ja mim sinto como se estivesse em casa…casa de pai seta branca e mae yara na graça de Deus e graças a Deus,q todos sejam abençoados e que procurem a verdadeira paz e equilibrio de seus corações. SALVE DEUS

    • Salve “Deus”
      JESSICA FARIAS.

      Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua mensagem.

  122. concordo plenamente,vale do amanecer é amor acima de tudo tolerancia e bastante umildade…salve Deus

    • Salve “Deus”
      JESSICA FARIAS.

      Obrigado por visitar o meu Blog.

  123. Boa tarde.

    Fiquei um pouco confuso, com este site, em primeiro lugar sou ministro de Religião de Matriz Africana, sendo iniciado a 35 na nação ketu da raiz de Bangbose, Babalawo que ajudou a fundar a primeira casa de Ase do Brasil.
    Na nossa religião cultuamos Orisa em sua pureza. Antigamente tinhamos que usar o sincretismo para podermos viver e realizar nossos cultos, quantos candombles foram depredados, quantos Pais e Mães da religião foram presos e torturados, tinhamos que esconder Osun sobre o manto de Nª. Senhora, só que isso terminou, não precisamos disfarçar nossos Deuses. Por isso não posso concordar com essa Nª. Senhora Apara, APARA é uma cidade de SAVE onde é cultuada Osun, Sango e demais Voduns de JEJE. Religiões de Matriz Africana não tem nada a ver com o Catolicismo e nem tampouco o com o Envangelismo, essas duas contradizem as Religiões de Matriz Africana. Osun é negra, Deusa do Rio Osogbo, recebe sacrificios, perfumes, comidas, panos coloridos, jóias, pentes, é negra, e nunca foi mãe de Jesus e sim de Logun Edé – Osun Apara é a patrona da cidade de Save Opárá. Onde é cultuada 5000 anos antes de Cristo.

    Nª. Senhora é branca, nasceu em Jerusalem, não recebe sacrificios, só preces e velas, flores. alias a religião Católica é contra o sacrificio,foi Mãe de Jesus Cristo. nunca passou perto da Cidade de Savé nem tampouco conheceu Osun.

    Não estamos mais no tempo da escravidão para escondermos nossos Orisas atrás dos Santos Católicos.

    Abraços a todos ke Iyá mi Osun dê muito Asé.
    Carlos Melo.

    • Salve “Deus”
      CARLOS MELO.
      APARÁ
      Vamos chamar o sistema nervoso(*) simpático ou autônomo de passivo e o parassimpático de ativo, para facilitar o entendimento dos dois tipos de mediunidade (*) em nossa Corrente do Amanhecer: a do Apará, o médium de incorporação, está baseada no sistema nervoso passivo, tendo natureza passiva, orgânica e anímica, onde a vontade e a consciência pouco ou nada atuam; enquanto a do Doutrinador funciona com base física, no sistema nervoso ativo, com predomínio da consciência e da vontade, fazendo com que passasse a existir um transe mediúnico totalmente consciente

      O médium de incorporação, que sempre existiu sob uma força nativa, recebeu, dentro do Africanismo, uma nova forma: sua força, com a consagração de Nossa Senhora Apará – Nossa Senhora da Conceição – teve a transformação para uma força crística extraordinária, agindo em seu plexo iniciado, com muito maior responsabilidade por ser instrumento da Voz Direta.

      Recebem, também, a denominação de RAIO LUNAR, embora alguns achem que esta só se aplicaria àqueles que estão em condições de incorporar o Pai Seta Branca.
      Existe uma classificação dos médiuns de incorporação:
      o Mestre ou Ninfa Lua – o médium em Desenvolvimento;
      o Apará – o médium após sua Iniciação;
      o Ajanã – o médium que fez a Elevação de Espada; e
      o 5º Yurê – o médium (mestre ou ninfa) que consagrou sua Centúria.
      Yurê significa um grau superior de sensibilidade, que dá ao médium do 5º grau codições de ter seus plexos aptos aos trabalhos com forças das mais variadas naturezas e intensidades.
      Os Ajanãs recebem a classificação das Estrelas Cautanenses (*) e Vancares

  124. eu tenho uma duvida sobre incorporação. é normal incorporar e ouvir a propria voz, e as vozes de quem tbm ta encorporado???

    • Salve “Deus”
      ANA.
      A sua incorporação é de apenas 50%, por isso voce ouve as vozes ok. Saiba filtrar.

  125. Bom dia a todos.

    Já postei anteriormente, mas até o prezado momento o mesmo não foi publicado, então volto novamente a escrever:
    Sou Ministro de Religião de Matriz Africana, iniciado na nação Ketu, Asé do Engenho Velho, primeira Casa de Matriz Africana fundada no Brasil da Raiz Bangbose. Pertenço ao Grupo de Trabalho contra Intolerância Religiosa da Secretaria de Direito Humanos e Difusos SUPERDIR/RJ.
    Muito me surpreendeu, e me deixou confuso esse esclarecimento criado por vocês sobre o significado de APARÁ. E principalmente sobre essa Nª. Senhora da Conceição que se transmuto em Nª. Senhora Apará.
    Em primeiro lugar: Apará é uma pequena aldeia situada na cidade de Savé, onde é cultuada Osun, Sango Airá, e Omolu.
    Em segundo: o sincretismo foi uma alternativa usada pelos escravos para poderem fugir do julgo dos Senhores, e posterirormente da policia que foi responsável pela quase extinção da religião no Brasil, quantos terreiros foram depredados! Quantos Pais e Mães da Religião foram presos e torturados. O sincretismo representa a repressão do negro, desmandos, escravidão…, não precisamos mais esconder nossos DEUSES atrás dos mantos dos Santos Católicos. Chega de repressão.

    Em terceiro lugar:

    Osun Orisá Negra cultuada na África representa a fertilidade, a beleza, e o amor, Deusa do Rio Osogbo, e de todas as águas doces, é a responsável pela fertilidade, a ela é oferecido sacrifícios, flores, joias, panos coloridos, comidas secas, perfumes, pentes, fitas e etc…, teve um único filho o Orisá Logun-Edé.
    Cultuada 5000 antes Cristo

    Nª. Senhora nasceu no Oriente Médio, é branca, não aceita sacrifícios, aliás, a Religião Católica é contra sacrifícios, foi Mãe de Jesus Cristo, nunca vi perfumes, fitas, bijuterias, e nem comidas africanas depositadas nos pés das imagens de Nª. Senhora nas Igrejas. E nunca passou por perto de Savé e Yorubaland.

    Espero que vocês tenham compreendido o tentei explicar, qualquer duvida procurem nos livros de Pierre Verge, Roger Bastide, Nina Rodrigues. A maioria são teses de mestrado.

    Tenham um Bom dia.
    Asé a todos
    Carlos Melo

    • Prezado
      CARLOS MELO.
      Já foi Publicado a sua mensagem.

  126. Salve Deus.Bom Deus é a inteligencia suprema e a causa primaria de todas as coisas.Respeito todas as religioes mas nunca me senti tao bem como no Vale do Amanhecer,acho que todos somos filhos de Deus e devemos nos sentirmos bem aonde Deus esta!!!Pode ser ate debaixo de uma ponte pois ele esta em todos os lugares.GRAÇAS A DEUS!!!!

    • Salve “Deus”
      SHEILA CANDIDA.

      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

  127. Quem quer o melhor para si mesmo deve primeiro ser cumpridor do se dever obrigatório seja em seu caminho material ou espiritual, Insiste três culturas principais,que são o Amor,Humildade e Tolerância,que devem ser cultivadas e praticadas no dia a dia por cada um de nós. insistem outras também, mas estas as quais mencionei são as mais importantes para que sejamos merecedores do bem que a Espiritualidade nos tem para dar.Mas a escolha é de cada um, porque quem quer o bem o deve cultivar através do que pode fazer e o que não deve fazer,tanto por si como pelo seu próximo,é simples seguir as regras, ter conduta,cada um é livre mas responsável pelas suas acções.Eu falo por mim e assumo todo o errado que pratiquei,mas não façam como eu fiz,e se está a fazer pence bem em suas acções ou decisões,porque todo o ser erra mas se continua a errar vai mais tarde ou mais sedo se vai arrepender amargamente, como comigo aconteceu,e não pence que só acontece ao seu vizinho,hoje sou eu e se continuar com sua errada preexistência vai perder as suas oportunidades,e terá que sofrer outra,outra e outra vez e andará sempre em círculos por um caminho torto,sofrido,e longo tanto aqui em sua vida terrena como depois do seu dez encarne,divulgo esta mensagem para quem a querer a compreender.tanto o Homem como a mulher sem Jesus a lhe iluminar o seu caminho não passará de um pássaro que tenta voar na escuridão,o seu verdadeiro caminho se começa assim e ao praticar na forma perfeita um dia também será perfeito quando a sua missão estiver comprida,e sua evolução superada.

  128. Salve Deus!
    meu irmão De Lamônica, é a primeira vez que visito seu Blog, achei suas mensagens muito sabias e esclarecedoras… Sou medium ajanã do Perladio do amanhecer de Campo Grande MS, sou regente dos Principes Mayas daqui do meu templo hoje considero-me realizados por ter tido essa rica e feliz oportunidade de fazer parte dessa doutrina de luz e amor, sei que somos ainda muito críticados porem, não devemos nos importar com esses comentários maldosos que fazem contra nossa doutrina. Devemos nos unir e vibramos num so pensamento numa so evolução para regatarmos esses irmão de pouco esclarecimentos que ainda gemem e choram vitimas do mal que calsamos a eles no passado por não sabermos amar…. Tenho a grande honra de ser aparelho do grandioso Vovo joaquim das Cachueiras, caboclo Peito de Aço e medico de cura Dr. Jose Luis, entidades de muito amor muito luz, que me ensinam a cada dia a amar, respeitar e entender o meus semelhantes e suas crenças. Salve Deus, que o simiromba de Deus Seta Branca nosso pai abençoe a todos.

    • Salve “Deus”.

      RICARDO DE FREITAS.

      Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião e mensagem.

  129. ” Lavrar-se-a a terra deserta, ao invez de ficar desolado aos olhos de todos os que passavam” (Ezequiel 36) jaguares não esperem pelos homens deste plano fisico, pois a espiritualidade esta a nossa espera para que possamos arar a terra e semar boas sementes. Ha muinto a ser feito em um tempo redusido. Salve DEUS.

    • Salve “Deus”
      JOSE RAIMUNDO DA SILVA LIMA.

      Certamente!!! Sua missão é o seu sacerdócio.

  130. Salve Deus e jesus esteja contigo
    Não faço parte da doutrina ainda,espero meu chamado para cumprir minha missão,e toda vez que participo me sinto uma pessoa realizada onde nao encontrei em outras religiões,pessoas que não conhece não deveria abrir a boca par a defamar um local onde podeos encontrar a cura de nossas dores e sofrimentos,participo e gosto muito.

    • Salve “Deus”
      MAILDA.

      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

  131. Salve Deus:
    Estou em desenvolvimento mediunico de apará mas estou com muitas duvidas e ainda não incorporei.
    Minha pergunta é a seguinte:Pode-se começar a fazer desenvolvimento sem ser o preto velho a fazer o convite?porque no meu caso foi assim!fiz minha verificação mediunica pelo adjunto do Templo e deu apará mas não me tinha sido feito convite pelo preto velho!Só depois de começar meu desenvolvimento é que um preto velho Pai Joaquim das Cachoeiras é que me disse que eu era filha de Pai Seta Branca e tinha que desenvolver .Agora estou sempre com duvida pois penso que tinha que ser antes de fazer minha verificação que o preto velho me devia de fazer o convite.
    Por favor agradecia resposta !pode-se fazer verificação mediunica sem ser o preto velho a fazer o convite?
    Muito obrigado.
    Salve Deus.

    • Salve “Deus”
      MARIA FERREIRA.

      Quando voce vai fazer o teste mediúnico na mesa evangelica, quem faz o convite é o Mestre Doutrinador, para saber a sua mediunidade, ninfa sol ou ninfa lua. Não é o preto velho ok.

      • Salve Deus.
        Com todo o respeito, concerteza não me fiz entender!eu sei que quando se faz o teste mediunico ne mesa evangélica quem faz o convite é o Mestre Doutrinador ,para saber a mediunidade!
        A minha duvida é se antes de fazer o teste mediunico tinha que ser o preto velho nos tronos a fazer -me o convite para eu desenvolver minha mediunidade!daí a minha confusão porque foi o Mestre Doutrinador a fazer-me o convite para fazer o teste!
        Grata pela ajuda.
        Mas de qualquer maneira estou a adorar esta maravilhosa Doutrina!
        Só que ás vezes penso que não tenho mediunidade para desenvolver!
        Salve Deus.

      • Salve “Deus”
        MARIA FERREIRA.
        Quem faz o convite para voce participar da doutrina do vale do amanhecer é um Preto Velho ou uma Preta Velha ok

  132. Salve Deus…..
    peço em cristo jesus a todos meus irmãos jaguares suas vibraçoes, haja vista, que o templo Perládio do amanhecer de Campo Grande- MS esta
    passando pelo trabalho de prisoes… estamos com um grupo grande de prisioneiros e inclusive nosso adjunto Mestre Ataíde, esta de priosioneiro. O trabalho de aramê sera realizado em um templo na cidade de Costa Rica Interior do MS no proximo Sabado dia 14/04. Creio que com vossas vibrações todos aqueles que necessitam tbm de serem libertos estarao recebendo das energias deste grandioso trabalho. Desde de já, muito obrigado e que o Simiromba de Deus Seta Branca nosso Pai lhes paguem juntamente ao grandioso Pai Jõao de Enoque, pela caridade.
    Salve Deus.

  133. Preparemos os alforjes com sementes de luz, e comecemos a semear tão logo amanheça, pois e de nossa responsabilidade levar uma palavra de conforto aos que mais necessitarem. Não nos preocupemos se o mestre tal esta agindo certo ou errado, o mais importante e se eu estou caminhando na direção certa, ou se estou enveredando por caminhos tortuosos, acendendo as fogueiras da vaidade, e me tornando uma pessoa fútil. Não sou melhor ou pior que ninguém apenas tenho a consciência que minha jornada e longa e não posso perder tempo. Salve DEUS meus irmãos e mestres vamos engolir nosso orgulho, e partir com -0- para nossa evolução sem terra no coração. Oia vou dizer uma coisa PAI SETA BRANCA gosta de nós, viu.
    Jaguar Lua Estrela Cadente .

  134. Salve Deus ! sou ajanã do vale do amanhecer de rio grande RS , me preocupo sempre em estar dentro da lei do pai Seta Branca e dou prioridade aos pacientes e irmãozinhos desencarnados , quanto a vaidade dos outro , não me encomodo poque sei que ” A semeadura é livre mas a colheita é OBRIGATÓRIA ” e quanto a todos que criticam nossa doutrina , quando chegar a hora do desencarne vão se deparar com a verdade e ai vão se lembrar do vale do amanhecer e saibam que estaremos aqui de braços abertos para lhe esclarecer e ajudar a encontrar o caminho que leva a Jesus … ” Salve a força de Pai Joaquim das cachoeiras “

    • Salve “Deus”
      EDER.
      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

  135. eu na verdade gostaria de entender melhor sobre essa doutrina. pois eu acredito q nascie para desenvolver lá… só não entendie ainda como.. gostaria de fazer parte de vcs.. me da uma resposta para minhas duvida por favor

    • Salve “Deus”
      DIANA.
      Para tirar sua duvida é só voce frequentando o templo, para sana-lá ok.

  136. ja fui da dotrina do amanhecer passei 6 anos eu era dotrinador do templo nerano de dois irmao recife pernambuco. mais numca fui mestre e numca vou ser por gue o unico mestre e jesus.passei 6 anos chamando seta branca de pai na fe. numca mais chamarei .por gue o unico pai e deus.hoje pesso perdao a deus por 6 anos chamar esse espirito de pai.na dotrina do amanhecer os medios tem uma comunicaçao entre eles dizendo salve deus meu mestre salve deus meu comadante. primeiro lugar o teu mestre ejesus e o teu comadante e deus. bençao do ministro enguamto estiver ocorrendo os medios fazem as chaves de abertura e encerramento em frente a imagem de seta branca dizendo. senhor senhor fazer a minha preparaçao para gue neste instante possa eu estar contigo. repare guando os paçiente vao fazer os trabalhos os medios e os mentores dis mentalise o nosso senhor jesus cristo. e deois os paçientes ver os medios em frente a imagem de seta branca dizendo senhor senhor. repare gue estao chamando seta branca de senhor. gue cegueira o senhor e jesus. yemanja na dotrina do amanhecer e chamada de mae yemanja a raia do mar.emgrasado deus fais o mar e ela gue manda. deus feis e ele gue manda. hino na era dos oitos tem uma parte gue dis. guem estur perfeiçao guem estur o bondade pai joao estur.brincadeira deus gue er perfeiçao bondade.na verdade dotrina do amanhecer e uma facsao satanica a pessoas boas na dotrina mais estao sega como eu estava. primeiro passo .aceitar de fato o senhor jesus como unico salvador-aceitar jesus como senhor e salvador inclui mais gue uma simples resoluçao mental. aceitar no sentido biblico significa crer confiar e seguir. muitos dizem gue aceitam jesus mais trocam seu nome por outros e nao depositam sua fe totalmente nele. dizem gue aceitam jesus entretanto afirma gue todos os caminhos levam a deus. submetem se aos encostos e aos idolos e neles depositam sua confiança. dizem ate gue deus e bom mais o diabo nao e mau fazendo assim a vontade de satanas. a força do jaguar e a fita e o escudo a do crente e a biblia. os medios da dotrina do amanhecer guando termina os tralhos guarda as suas armas a fita e o escudo nimgem pode ver. aparentase como sim fose bandidos . a biblia e livre pra todo o mundo ver.

    • Salve “Deus”

      IVAN BARRETO.

      Aquele que realmente acredita na sua própria religião ou doutrina, não tem tempo ou necessidade de criticar a fé dos outros.

      Intolerância Religiosa não é só Ignorância é Crime !!!

      • Salve Deus mestre,
        Essas pessoas que se acham os julgadores, como esse nosso irmão Ivan Barreto, teveriam mesmo pedir perdão a Deus, por estar cego e não reconhecer a Lei Divina.

      • Salve “Deus”
        NINFA DIANA PATRICIA.
        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião.

  137. Sou partidario do Kardecismo- mais conheço o vale bem de perto, e posso dezer; o vale é uma doutrina muito boa,digo o vale é uma arvore boa, que da bons frutos-eu recomendo a os que julgarão e condenarão as crenças dos outros. Que leia e estude a biblia, principalmente as passagens que refere:conheça a arvore pelo fruto,parabola do bom samaritano,sepulcros caiados,se a tua justiça não pode exceder a justiça dos escribas e dos fariseus,amai a o proximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas nestes dois mandamentos encerra toda a lei e os profetas.OBS-A Umbanda tambem é boa,porem existe os que usa o nome dela para a pratica do mal, fazendo porcarias para os outros e cobrando dinheiro para resolver a vida dos desavisados. Resumo qualquer seguimento relegioso ou não ,pessoas,ONGS,AAA,NAA,LBV,e etc.que produzir melhora de carater ou ajuda material de coração a o proximo.são arvores boas.HUUM Acho melhor voce estudar a biblia toda e por em pratica os ensinamentos do nosso senhor jesus.-NÃO ENTENDI O [AGUARDANDO MODERAÇÃO]- MINHAS SINSERAS DESCULPAS -O COMENTARIO É UM APELO EM DEFESA DAS CRENÇAS DOS OUTROS
    EM VIRTUDE DOS ATAQUES POR IRMÃOS QUE PENSA DIFERENTE.DOS QUE ACREDITA NA REENCARNAÇÃO E NA COMUNICAÇÃO COM OS QUE JA PARTIRÃO E NA CARIDADE COM JESUS.

    • Salve “Deus”
      ADALBERTO F. SOARES.

      Aquele que realmente acredita na sua própria religião ou doutrina, não tem tempo ou necessidade de criticar a fé dos outros.

      Intolerância Religiosa não é só Ignorância é Crime !!!

  138. estamos em pleno seculo 21 e voces envolvidos com essas coisas que com certesa e crime contra Deus e vocês sabem disso.esta escrito que toda e qualquer entidade , seita , religião ou outra coisa qualque que invocam espiritos do alem, é oriundas do demônio , leiam a biblia que tem futuro, esta doutrina é um xangô de gravata,é um folclore indiano que todos vocês sabem muito bem pois ninguem é tão bobinho pra não saber disso,vocês que criaram esta crença vinheram da antiga babilônia concordam?

    • Salve “Deus”

      JOSÉ PAULO.

      Porque tem pessoas de outras religiões que criticam tanto a Doutrina Espírita sem ao menos conhecer?

      Ouço tantas pessoas falando mal da doutrina espírita e fico chateado com isso, porque eles dizem que os espíritas fazem macumba, isso é uma mentira, os espíritas buscam a paz, o amor… entre outras coisas boas! Tenho 60 anos e gosto muito da doutrina espírita, já li muitos livros e não vejo nada de mal no espiritismo! Abraços!

      Falta de conhecimento faz as pessoas serem influenciadas por seus pastores, padres, etc.
      Os espíritas seguem o Evangelho de Jesus (e dizem que não somos de Deus), não acreditamos na existência do demonio ( e dizem que somos do diabo), praticamos a caridade, não cobramos nada de ninguém, todos são voluntários. (dizem que não fazemos o que Jesus quer), somos reencarnacionistas, porque acreditamos na Justiça Divina, à unica maneira de entender porque uns nascem cegos, aleijados, pobreza extrema, família desestruturada, e assim mesmo nos criticam.
      Mas, tudo é uma questão de evolução, e não há pressa para que todos entendam e sejam reencarnacionistas.
      JOSÉ PAULO, tenho certeza que vc ainda não é espírita.

    • Peço encarecidamente mil desculpas a todos que integram esta entidade, que esqueçam meu comentario anterior, pois conheci certa pessoa que me esplicou o objetivo desta entidade.sò em saber que vocês praticam caridade, me arrependo de ter malhado sem conhecer.mas uma vez peço desculpa a todos e fiquem com DEUS!

      • Salve “Deus”
        JOSÉ PAULO.
        Só de voce reconhecer o seu erro já está perdoado de coração ok.

  139. boa noite eu tenho uma duvida eu estou a desenvolver no vale do amanhecer e vou ficar sem tempo para seguir com o meu desenvolvimento eu gostava de saber se tem mal?e se eu depois quiser voltar como faço?

    • Salve “Deus”
      SÔNIA.
      O Pai Seta Branca é um Grande Espirito de Luz e saberá entender a sua posição.

  140. EM RESPOSTA A
    pedro thiago santos em terça-feira, 10 janeiro 2012
    às 1:01 pm

    Em quais igrejas está Deus? Nas evangélicas criadas por Martinho Lutero, que era padre? E o que será dos índios americanos que nunca se quer sonharam com a Bíblia e jamais frequentaram uma igreja? Estariam eles todos condenados ao inferno eterno por não terem pago o dízimo aos pastores que só surgiriam séculos depois?

    Não existem os espíritos? Como José foi avisado do plano de Erodes para matar Jesus? Como se explicam os fenômenos em que pessoas “falam línguas”? Não seria isso uma espécie de incorporação?

    Nasci católico, me tornei evangélico e não conesgui suportar a carga tributária e de hipocrisia por lá!

    • Tá aí PEDRO THIAGO SANTOS.
      Quem escreve o que quer, recebe de volta o que não quer. É o Livre Arbitrio.

  141. Salve Deus.
    Gostaria de saber pq tu coloca Deus entre aspas quando usa a expressão Salve Deus??
    Sou apará iniciante, e cito uma passagem onde Jesus diz a Pedro que vai alerta-lo a respeito de uma pessoa que estava falando em seu nome. e o mesmo responde, Pedro, quem esta conosco não está contra nós.

    • Salve “Deus”
      ERIKA LAINO.

      É porque estou louvando a”Deus”.Ok.

  142. Fui pela primeira vez ao vale do Amanhecer há uns dias atrás… Sentia-me em baixo, de mal com a vida, triste. Há varios meses assim derivado a uns problemas pessoais.
    Quando entrei tudo pareceu diferente, estranho, demorei a assimilar toda aquela informação. A determinada altura senti uma forte e estranha sensação no peito quando (e vou falar como um leigo na matéria) acho que são os aparás, começaram os trabalhos na mesa evangélica, e depois da sensação no peito, uma forte e neorme vontade de chorar.
    Uns minutos após senti-me melhor e passou. Comecei a sentir-me mais avontade no espaço e menos assustado com toda a informação que eu rapidamente tentava processar por ser tudo novo.
    Mas já estava mais tranquilo.
    A determinada altura foi a minha vez de ir para um trono, e fico triste por não me lembrar da entidade que estava ali comigo no momento, mas eu estava a viver um momento de adernalina muito forte e tudo passava por mim a uma velocidade estonteante. recordo-me apenas que era a Vóvó das Cachoeiras, nada mais. E fico triste porque foi fantastico tudo o que ouvi, o apoio que tive, as palavras de carinho e amor que me foram passadas, a calma que entretanto se abateu em mim.
    De mãos dadas ao apará, um dos meus braços, apoiado no trono saltitava constantemente sem eu o conseguir controlar, provavelmente do nervosismo que tinha no momento.

    A certa altura o apará disse-me que EU ERA COMO UM FAROL DE LUZ, AQUELES FAROIS QUE OS MOSQUITINHOS ANDAM À VOLTA DA LUZ E SE AGARRAM E FICAM ALI À SUA VOLTA. qUE ERA UM FILHO DAQUELA CASA.

    QUE (não sei se me vou expressar bem) os espiritos que deambulam por ai se encostam a mim pela luz que emano e ali ficam talvez atrasando a minha vida em determinadas situações.

    A VOVO, VIROU-SE PARA TRÁS, FALANDO COM desculpem mas não sei o nome especifico da pessoa que esta a dar apoio, E DISSE, EU SEI QUE ELE VAI CA VOLTAR MAIS VEZES, EU SEI QUE ELE VAI SER CONVIDADO POR OUTRAS PESSOAS, MAS EU QUERO SER A PRIMEIRA, TU ÉS UM FILHO DESTA CASA E VAIS FAZES PARTE DE NOS POR SERES UM FAROL DE LUZ.

    Fiquei sem saber o que dizer. LEVANTOU A SUA MÃO E SEM ME TOCAR, POR CIMA DO MEU BRAÇO QUE TREMIA E SALTITAVA SEM CONTROLO POS A SUA MÃO E DISSE, E ISTO É MAIS UM MOTIVO PARA TU SABERES QUE ES UM DE NOS.

    Foi fantástico. Mexeu comigo. entre outras coisas mais.

    Depois de passar por todos os processos, senti necessidade de saber mais sobre o convite que tinha que fazer, falei com uam ninfa que me deu umas nocões gerais e que havia que fazer um teste MAS, que devia de voltar lá novamente pelo menosx mais umas 2 ou 3 vezes sem querer duvidar do convite do Pai seta Branca mas que talvez fosse melhor.

    Não entendi esta parte e estava muito contente com o convite e depois fiquei a pensar…

    Gostaria de colher alguma opinião relativamente ao que escrevi, ainda não voltei ao Vale pois ainda não tive oportunidade mas vou voltar assim que o meu horario de trabalho o permita.

    Senti-me bem, muito bem, e as vezes penso que se um dia decidir fazer o teste e por alguma razão não o conseguir superar, que certamente ficaria triste.

    Obrigado e uma boa Noite

    Salve DEUS.

    • Salve “Deus”
      MIGUEL.

      Sua Missão é seu Sacerdócio ok.

      • Fiquei sem conseguir uma opinião na mesma…

      • Mas agradecido

      • Da sua experiencia, de tudo o que eu escrevi, fale um pouco comigo, nem que seja pelo email. Obrigado. A vovo, bem disseram que eu antes de ir que ia recolher muitas opiniões…
        Salve Deus

      • Salve “Deus”
        MIGUEL.
        Foi lhe respondido que sua missão é seu sacerdócio, porque voce é um dos filhos de Pai Seta Branca.
        Não precisa ficar triste por não se lembrar que entidade de luz vos atendeu, porque as vezes isso é da propria espiritualidade, para que voce procure mas a casa do Pai.
        A minha experiencia como ajanã apará é que quando fiz o teste mediunico deu que eu era medio de incorporação, começei a fazer as aulas de apará, na terceira aula manifestou o medico de cura, Dr. Bezerra de Menezes, na quarta aula veio um preto velho Vovô Cassiano para fazer limpeza no Plexo, aí veio o meu Preto Velho Pai Tobias Africano, eu já manipulava com meu preto velho e com meu medico de cura, falta o caboclo, na sexta aula fizeram um junta de doutrinadores centurions para chamar o meu caboclo e ele veio o meu caboclo é Caboclo Pena Branca. Graças a Deus, hoje manipulo com varios pretos velhos e medicos de cura só o caboclo que é o mesmo.
        Graças a “Deus”

      • Agradecido
        Salve Deus

  143. As pessoas, normalmente, agem como as águas, gue procuram sempre o caminho mais Fácil para o seu escoamento. Assim, procuram um caminho mais rápido e menos complicado para resolverem seus problemas e, por causa disso, muita gente está atolada no mais profundo lamaçal. A Palavra de Deus alerta: ”Há caminho gue ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Provérbios 14.12).

    Muitas pessoas estão hoje nas mãos dos espíritos demoníacos devido`a impaciencia. Deixaram de esperar em Deus a solução para seus problemas e acabaram sendo dominadas por exus, caboclos, pretos velhos etc. guiseram a solução rápida, a resposta imediata; não se preocuparam com o meio correto para alcançálas. Conclusão: acabaram perturbadas, doentes e endemoninhadas. (joão 14.6) Respondeu- lhe jesus: Eu sou caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim.

    Agueles gue não concorda com a minha colocação na sf dia 27 de Abril 2012 as 4:32 pm sobre pricipalmente com a dotrina do amanhecer.

    (Mateus 5.)10. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porgue deles é o reino dos céus.
    11.Bem-aventurados sois guando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo disserem todo mal contra vós.
    12. Regozijai-vos e exultai, porgue é´grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas gue viveram antes de vós.

    • Salve “Deus”
      IVAN BARRETO

      PROVÉRBIO 14.12 HÁ CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS O FIM DELES SÃO OS CAMINHOS DE MORTE.?.
      Em concordância deixo esta passagem:
      Jeremias 10.23 ( Eu sei o Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos ).
      Podemos observar que o homem que caminha ser o devido direcionamento de Deus em sua vida, vai achar que esta no caminho certo, mais ao final so seu caminhar será para a morte espiritual e eterna em sofrimento.

      Mateus, 5
      19.Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar serão declarado grande no Reino dos céus.
      22.Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raça será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da Geena.
      34.Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
      35.nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.
      36.Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro.

  144. DESENVOLVER PARA QUÊ?

    ”Desenvolvimento” é, na verdade, permitir a atuação cada vez mais intensa dos demonios na própria vida. Cada vez mais o homem vai sendo
    entrelaçado e dominado, tornando-se totalmente submisso.

    Enquanto a pessoa não se tornar uma escrava, ou seja, enquanto sua mente ainda resistir ao domínio do diabo e seus seguidores, não terá atingido.o ”desenvolvimento” perfeito.

    É aí que o espiritismo tem perdido pontos. Dificilmente alguém assume um compromisso total com os espíritos. No íntimo, cada ser humano tem sede de encontrar o verdadeiro e puro Guia, que é o Senhor jesus Cristo.

    Os espíritos lutam contra essa sede e, quando percebem que não vão ganhar a batalha, abrem o jogo: começam as ameaças e investidas para perturbar, arruinar ou tirar a vida da pessoa.

    O ”desenvolvimento” é, conforme já estar explicado, apenas uma porta para a total e completa entrega do ser humano ao diabo. para esse fim, Satanás envolve as pessoas com uma gama de mandamentos; doutrinas; ensinamentos; desenvolvimentos; sacrifícios etc., que tem por única finalidade abrir a vida para a atuação dos DEMÔNIOS.

    (joão 14.6) Respondeu-lhe Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

    JESUS È ESPÌRITO, PARA QUE SE ENVOLVER COM ESSES ESPÌRITOS QUE SE CHAMA DE PAI, OUTRO QUERENDO SER DONO DO MAR?

    QUEM È A VERDADE, QUEM DEU A VIDA POR NOS?

    VEJA, VOCÊ PODE ENCONTRAR O TUMULO DESSES ESPÌRITOS COM A DATA DE NASCIMENTO E FALECIMENTO.

    SE VOCÊ FOR NO TUMULO DE JESUS VOCÊ VERÀ UMA PRACA DIZENDO ELE NÂO SE ENCONTRA MAIS AQUI, ELE RESSUCINTOU.

    • Salve “Deus”
      IVAN.

      Afinal, o que é Espiritismo?

      “E, se alguém julga saber alguma cousa, com efeito não aprendeu ainda como convém saber” – (I Coríntios 8.2).
      “Julgai todas as cousas, retendo o que é bom” – (I Tessalonicenses 5.21).
      CONSIDERAÇÕES INICIAIS
      Ainda é muito comum, nos dias atuais, encontrar pessoas constrangidas ou mesmo aterrorizadas quando ouvem falar de Espiritismo, pois elas imaginam a ação do Espírito do mal.
      Se você pensa assim e acredita que Espiritismo não é uma doutrina cristã, nós o convidamos a abrir estas páginas.
      O objetivo desta obra é dar-lhe uma breve idéia do que é a Doutrina Espírita. Queremos despertar a sua curiosidade de forma que lhe permita formar um juízo pessoal, independente de todas as crendices e tolices oriundas do pensamento dos que nada entendem do assunto.
      Não temos a pretensão de ser donos da verdade, pois , acreditamos que nenhum grupo, religião ou seita detém o privilégio de monopolizá-la.
      Com a finalidade de levar um esclarecimento simples e objetivo sobre o assunto, esta pequena obra foi elaborada na forma de perguntas e respostas que foram escolhidas visando dissipar dúvidas e preconceitos existentes entre os que não conhecem a Doutrina Espírita, contribuindo, assim, para o esclarecimento. Procuraremos fundamentar as idéias em citações bíblicas e de estudiosos do assunto para melhor entendimento do que pretendemos expor.
      “A ignorância dos princípios fundamentais é causa das falsas apreciações da maior parte dos que julgam o que não compreendem, ou que o fazem com base em idéias preconcebidas” – (Allan Kardec)
      A BÍBLIA CONDENA A COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS?
      Os textos das Sagradas Escrituras são ricos em elementos necessários para o nosso entendimento das coisas divinas. Como é do conhecimento de todos, enquanto o Velho Testamento expõe a tradição dos hebreus, seus mestres, reis e profetas, o Novo Testamento retrata a vida, obra e ensinamentos do Mestre Jesus. Ele afasta a opressão contida nas leis civis feitas pelo próprio Moisés e clarificam as leis morais, que são os Dez Mandamentos, ditados por Deus. Há, no Novo Testamento, a nítida substituição do olho por olho, dente por dente, pelas mensagens de perdão e de amor a Deus e ao próximo. Além disso, Jesus veio mostrar que a morte não existe e que a alma sobrevive ao corpo carnal.
      A imortalidade da alma é fato incontestável e definitivamente demonstrado pelo Mestre quando de Sua passagem pelo planeta.
      “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá” – (João 11:25).
      Infelizmente em pleno alvorecer de uma nova era, muitos homens ainda permanecem atrelados às velhas concepções, com medo da verdade, receosos de rever conceitos e reestruturar posturas.
      Permanecem na superficialidade das coisas, sem compreenderem as verdades que a Bíblia verdadeiramente ensina, a racionalidade confirma e a própria ciência já começa a aceitar.
      Na Bíblia, a condenação da comunicação com os Espíritos aparece no Velho Testamento, em citações tais como estas:
      “Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus” – (Levíticos 19.31).
      Contudo, no próprio Velho Testamento, a prática da comunicação com os mortos é citada como tendo a aprovação de Moisés.

      Reflexões sobre João 14.6

      Versículos-chave: João 14.6 , 16.13 e 17.17

      “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai a não ser por mim (Cristo).” (14.6)
      “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. (17.17)
      “Mas quando vier o espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade. Não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. (16.13)
      Significado de ressuscitar em Português
      Ressuscitar
      res-sus-ci-tar

      Restituir à vida: Jesus, diz o Evangelho, ressuscita Lázaro.
      Fig. Despertar, rejuvenescer: a primavera ressuscita a natureza.
      Fazer voltar à lembrança: ressuscitar o passado.

      Tornar a viver, ressurgir.
      Reaparecer.
      Escapar indene a grande perigo; curar-se de moléstia grave.v. t.
      Fazer ressurgir. Chamar de novo à vida. (Fig.) Restabelecer.

      O que é Ressuscitar?

      A ressurreição é uma resposta para a morte. Mas a morte é um assunto tão desagradável que a gente prefere achar que ela só é para os outros.

      Mesmo assim, chega até nós uma pergunta que nos atinge diretamente: “O que vem depois da morte?” “Depois da morte a gente…”

      Alguns acham que nós desaparecemos com a morte.

      Outros dizem que ninguém sabe o que vem depois. Uns dizem que somos uma energia cósmica, que ao morrer voltamos à energia do universo.

      E pela reencarnação se diz que após a morte voltamos em diferentes corpos sucessivas reencarnações, até atingir a perfeição e não precisar mais voltar.

      A fé cristã afirma que a ressurreição é uma transformação de nós, pelo poder amoroso de Deus. Assim, a morte física não é o fim, mas uma passagem ou etapa de nossa vida. Na missa dos mortos, rezam: “Para quem crê, a vida não é tirada, mas transformada”.

      A ressurreição não quer dizer imortalidade da alma, que voltaria para um corpo que morreu. Ela é antes de tudo a transformação da pessoa integralmente. Transformação? Em que consiste?

      Sobre isso uma vez uma criança deu uma resposta genial: “Quando a gente morre, a gente passa para outra dimensão; a gente nunca vai entender direito isto enquanto não passar por ela”.

      Esta é uma explicação interessante, mas que pode ser melhorada. A transformação final na morte física assusta, pois é desconhecida para alguns.

      Então, a gente não tem pressa de “passar desta para a melhor”. Mas antes dessa transformação, há muitas outras que são como ensaios da ressurreição final. Nossa vida é uma história que se desenrola: estamos sempre morrendo para isto e nascendo para aquilo. A fé cristã já coloca a ressurreição quando morremos para o egoísmo e nascemos para o amor.

      Essa morte também não é fácil, mas por ser diluída, às vezes a gente percebe menos. Ou então nos descuidamos de assumir e treinar a ressurreição. De fato, a ressurreição pode ser entendida como um caminho que a gente escolhe.

      Por isso São Paulo adverte: “Se vocês ressuscitaram com Cristo, busquem as coisas do alto”. Uma condição indispensável para a ressurreição de cada dia é a confiança em Deus.

  145. Salve Deus

  146. Salve Deus.

  147. Maria Marinalva em terça feira, 22 Maio 2012 ás 6:11 pm

    Está direção que coloco que vem de Deus, não e somente para VOCÊ mais para todos da DOUTRINA DO AMANHECER,e a todos ser humanos.
    MARIA MARINALVA
    VOCÊ não E APARA, VOCÊ ESTÀR COMO APARA

    NINGUÈM FALA EU SOU GRIPADO, FALA ESTOU GRIPADO.
    O RICO DIZER EU SOU RICO, não VOCÊ ESTÀR RICO, AMESMA COISA O POBRE VOCÊ não E POBRE, VOCÊ ESTÀR POBRE.

    QUANTAS PESSOAS QUE ESTÀVA RICA E ESTÀR POBRE, QUANTAS PESSOAS QUE ESTÀVA POBRE E ESTÀR RICA.

    MARIA MARINALVA
    SO PRA LEMBRA EU ERA DA DOUTRINA DO AMANHECE. EXÈMPLO PARA VOCÊ E A TODOS DA DOUTRINA DO AMANHECER.
    BASTA VOCÊ TER ALGÚM PROBLEMA DE coração ,VOCÊ SIM QUISER CONTNUAR NA DOUTRINA DO AMANHECER TERA QUE ESTÀR COMO NINFA SOL, PARA QUE não VENHA ACONTECER UMA TRAGEDIA NA DOUTRINA DO AMANHECER.
    MARIA MARINALVA
    VOCÊ FALA QUE AMA OS SEUS MENTORES SERA QUE ELES REALMENTE AMA VOCÊ?
    A DOUTRINA DO AMANHECER não PERMITE QUE AQUELE QUE REALMENTE QUISER FICA NA DOUTINA não PODE INGERI NENHUM TIPO
    DE ALCO,não IMPORTA A ONDE VOCÊ ESTEJA não E PERMITIDO O ALCO.
    ORA COMO E QUE APESSOA VAI CONSEGUIR FAZER O ATENDIMETO ESTANDO EMBREAGADO.
    DOUTRINA DO AMANHECER
    não PODE NENHUM TIPO DE DROGAS. ORA O BRASIL não PERMITE, E SE O BRASIL PERMITISE ESTÀS PRAGA QUE DESTROE FAMILIAS, JOVEM, VIDAS, COM CERTEZA, A DOUTRINA DO AMANHECER PERMITIRIA ESTÀS PRAGAS QUE E AS DROGAS.
    MARIA MARINALVA, VOCÊ SABE QUÈM VEIO PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR? A DOUTRINA DO AMANHECER PERMITE, QUE VOCÊ SE QUISER PODE FUMAR ESTÀ PRAGA CHAMADO CIGARRO E PERMITIDO. SO não PODE LA DENTRO DO TEMPLO,E AONDE ESTIVER QUALQUER TRABALHO, ETC.

    VOCÊ AMA ESSES ESPIRITOS MAIS ELES não AMA VOCÊ, E A TODOS QUE FAIS PARTE DA DOUTRINA DO AMANHECER.
    TIA NEIVA
    FOI MAIS UMA VITIMA DESSES DEMÔNIOS ELA FUMAVA ESTA PRAGA CHAMADO O CIGARRO. NA DOUTRINA DO AMANHECER FALA QUE não INTERFERE NOS TRABALHOS, SO ATRAPALHA O RASOCINIO DO MEDIO.
    não MEUS irmãos, não SOMENTE ATRAPALHA O RASOCINIO DAS PESSOAS, OS FABRICANTES QUE FORNECE O CIGARRO ELEAS MOSTRA A REALIDADE SOBRE O CIGARRO EM PALAVRAS E FOTOS .

    CADA UM CASO MAIS TRISTE DO QUE O OUTRO,OS HOSPITAIS ESTÂO CHEIO DE PESSOAS QUE FUMARAM ESTA PRAGA QUE ROUBA A SUA ALEGRIA , QUE MATA, E DESTROE A SUA SAUDE.

    DEUS FEZ O HOMEM PERFEITO, PORÈM O DIABO, A QUEM O SENHOR JESUS ASSOCIA AO ladrão. ”o ladrão VEM SOMENTE PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR; EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA” (João 10.10)

    OS DEMÔNIOS PASSARAM TANTAS COIZAS TANTAS LEIS, PARA TIA NEIVA NA SUA minção, MAIS não DERO UMA direção CORRETA SOBRE ESTÀ PRAGA QUE E O CIGARRO,QUANTAS PESSOAS estão SOFRENDO POR CAUSA DESSA PRAGA CHAMADO CIGARRO E VOCÊS DA DOUTRINA DO AMANHECER SEGUE O MESMO RUMO QUE OS DEMÔNIOS DEICHARAM PARA TIA NEIVA E PARA TODOS DA DOUTRINA DO AMANHECER, QUE E ESTÀ PRAGA QUE O CIGARRO,ELES OS DEMÔNIOS são tão BOZINHOS QUE ESTÀ PRAGA QUE E O CIGARRO, CONTINUA A TE HOJÈ,NA DOUTRINA DO AMANHECER SABE PRA QUER ROUBAR, SUA ALEGRIA, MATAR VOCÊ , DESTRUIR SUA VIDA.

    ESSES DEMÔNIOS não AMOU TIA NEIVA E NENHI AMA VOCÊS PORQUÊ QUEM AMA não PERMITE ESTÀ PRAGA ,CIGARRO.

    A FITA DO JAGUAR COM AS CORES L ,A. CURA ATRAVES DO CONHECIMENTO. QUE CONHECIMENTO E ESSE QUE PERMITE ESTÀ PRAGA QUE E O CIGARRO QUE DESTROE VIDAS. não isso não E CURA ,E DESTROIR.QUANDO FALO QUE O CIGARRO E UMA PRAGA EU QUERO DIZER E UMA COISSA QUE não PRESTA.

    .

  148. adorei seublog,tambem souum ajanã do vale do amanhecer e quero dizer q são as criticas ´´´´é q me faz mais ainda crer na espiritualidade.´´É como meu pai velho diz olhe com os olhos do coração e veras a luz a vossa frente (pai João de aruanda)

  149. eu sou um mestre apara do vale do amanhecer trabalhamos em prol da cararidade e muito gratificante de saber que de alguma formo possamos ajudar nossos amigos tambem inimigos sou aparelho de pai joao de arunada dr ralf e do caboclo peito de aço! sao entidades que me alegram e que me acompanham ! muitos discriminam mas so quem conhece sabe o quanto e gratificante receber uma entidade!! salve deus!!!

    • Salve “Deus”
      Mestre JEFERSON ALVES.

      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem.

  150. Salve Deus!

  151. Salve Deus!

  152. Salve Deus

  153. Salve Deus

  154. Eita mais um do Vale do Andar descer.
    É FERDINAN QUE CONDUTA DOUTRINÀRIA EM, È EM VEZ DE CHAMA DEUS DE PAI, CHAMA MEU Pai João de Aruanda. .

    RAPAZ QUE POVO DOMINADO POR SATANÀS È ESSE DO Vale do Andar descer.

    RAPAZ SE ELES FOSSEM ANJOS DE DEUS ELES não se chamava de Pai, QUE CONDUTA DOUTRINÀRIA ELES TEM EM, QUE não RESPEITA POIS SÒ EXISTE UM PAI E ELE SE CHAMA DEUS . o que adianta olhar com os olhos do coração e não usar o ENTEDIMENTO.

    JEFERSON ALVES. VOCÊ JÁ È MESTRE POXA tão RÀPIDO, AGORA VOCÊ VAI LÀ PARA O MAR E ANDA SOBRE AS ÁGUAS COMO MESTRE JESUS ANDOU.

    • Salve “Deus”
      IVAN
      Voce não merece resposta.!!!!!!!

  155. Salve Deus

  156. salve deus eu gostava de saber se ao desistir do desenvolvimento o nosso espirito fica mais fraco e se a gente nao sente mais a nossa mediunidade?

    • Salve Deus Mestre,. Estou em Desenvolvimento com Ajanã no Templo do Vale do Amanhecer de Planaltina de Goiás, na ordem do Ministro Muyatã e sempre que posso vou aos trabalhos no Templo Mãe. Mestre meu preto velho, meu caboclo e meu médico de cura já deram seus nomes, Porém, meu médico de cura é Dr. Frederick, um médico alemão que é responsável pelos trabalhos espirituais no Centro Espírita Frei Luiz no Rio de Janeiro. Mestre ao conversar com meu instrutor, ele me perguntou de que Falange meu médico de cura pertencia, e eu não soube responder, Aí fics minha pergunta, isso é a entidade que revela?

  157. Salve Deus Mestre,. Estou em Desenvolvimento com Ajanã no Templo do Vale do Amanhecer de Planaltina de Goiás, na ordem do Ministro Muyatã e sempre que posso vou aos trabalhos no Templo Mãe. Mestre meu preto velho, meu caboclo e meu médico de cura já deram seus nomes, Porém, meu médico de cura é Dr. Frederick, um médico alemão que é responsável pelos trabalhos espirituais no Centro Espírita Frei Luiz no Rio de Janeiro. Mestre ao conversar com meu instrutor, ele me perguntou de que Falange meu médico de cura pertencia, e eu não soube responder, Aí fics minha pergunta, isso é a entidade que revela? Salve Deus

    • Salve “Deus”
      ANDERSON LUIZ.
      O seu Médico Dr. FREDERICK, é medico Cirurgião De Mayante em Cristo Jesus.
      Graças a “Deus”

      Obs: Peças para o seus instrutor ficar mais focado na espiritualidade e não na indivudualidade.

    • Salve “Deus”
      ANDERSON LUIZ,

      Fale Para seu instrutor não confundir alho com bugalho.
      O médico de cura, pode ter o seu nome gravado em hospitais, clinicas etc, mas ele presta caridade no Vale do Amanhecer oras bolas. fale para seu instrutor ler mais o TUMARÃ ok.

  158. salve deus eu gostava de saber se ao desistir do desenvolvimento o nosso espirito fica mais fraco e se a gente nao sente mais a nossa mediunidade?
    por favor me responde obrigada

    • Salve “Deus”
      SONIA.
      Não acredite em boatos, isso não é verdade, sigo o que o seu coração mandar, porque a vossa mente é passivel de erros e o coração não. Fique com “Deus”.

      • perguntei isso porque tenho andado muito em baixo e a todo o momento penso no vale do amanhecer e tambem nao tenho sentido o que sentia em relaçao á minha mediunidade

  159. Salve Deus mestre amei ver esse Blog muito bom mesmo,parabéns

    • Salve “Deus”
      ELIANE REIS CARNEIRO.

      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua opinião.

  160. Salve Deus !
    Irmãos, sempre haverá em toda a nossa caminhada, aqueles que criticam e aqueles que respeitam nossa doutrina e ideais.
    O que devemos fazer é o que nós aprendemos no nosso desenvolvimento, ter amor, tolerância para com os que criticam e ofendem, vibrar para que ele um dia encontre o esclarecimento.
    Nem todos interpretam a Bíblia de forma correta e acabam contaminando-se e fechando os olhos para a humildade e o respeito para com as outras “religiões”, afirmando que somente a que ele segue, é a correta. A correta é aquela que todos os “fiéis” creem em Deus Pai Todo Poderoso e tem respeito pelas outras.
    Vamos seguir as lições dos pretos-velhos, não nos importando com opiniões alheias, contaminadas, mas sim, como o irmão fez, em todo este blog. Aqui estão esclarecimentos que só aqueles que tem realmente fé em Deus conseguem purificar-se e encontrar-se nestas maravilhosas palavras.
    Salve Deus !
    Irmão, Deus pague por toda essa caridade !

    • Salve “Deus”
      CONCORDO EM NUMERO GENERO E GRAU COM VOCE IRMÃ.

  161. no inicio dos comentarios….quanta hipocrisia por gente que se axa melhor que todo mundo……AGÔ!

  162. QUANTA GENTE HIPÓCRITA COM SUAS DOUTRINAS SE ACHANDO MELHOR QUE OS OUTROS……AGÔ!

    • Salve “Deus”
      EDU.
      Obrigado por visitar o meu blog.

    • Salve “Deus”
      EDU
      Obrigaso por visitar o meu blog e deixar a sua opinião.

  163. Doutrina do Amanhecer.
    LUIS DE LAMÔNICA. em terça-feira, 26 junho 2012 ás 4:40pm, IVAN Voce não merece resposta.
    LUIS DE LAMÔNICA. apesar de vc falar isso, o mal dos evangélicos é ser orgulhoso poxa eu mim sinto mal apesar de eu pode estár até certo mais machuquei a pessoa eu fico mal comigo mesmo.
    O amor, sentimento mais lindo do coração
    O amor, quem ama á Deus ama o seu irmão
    O amor, o amor é o vinculo da perfeição
    O amor, é Jesus dentro do coração.
    Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Que Haja luz para VOCÊ na saúde, financeiro, sentimental, espiritual. Eu não quero parti levando isso comigo perdão LUIS DE LAMÔNICA.

    • Salve “Deus”
      IVAN BARRETO.
      Eu o Perdoo de Coração.

      A doutrina espírita, por sua vez, afirma respeitar todas as religiões e doutrinas, e valorizar todos os esforços para a prática do bem e diz trabalhar pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, embora rejeite firmemente, reitere-se, dogmas fundamentais das religiões monoteístas; no caso particular do cristianismo, destacam-se o da divindade de Cristo, o da Santíssima Trindade, o da salvação/justificação pela graça (mais que pelas obras/esforços individuais), e o da existência e importância da Igreja como entidade espiritual, não apenas humana. Por isso existe uma barreira muito dificilmente transponível entre os católicos, evangelicos e os espíritas.
      Os espíritas, afirmam-se cristãos e atribuem à doutrina espírita o caráter de uma doutrina cristã, já que consideram seguir os ensinamentos morais de Jesus.

  164. Salve Deus.
    Sou ninfa lua elevada ,mas com muitas duvidas!
    Tenho muitas duvidas quanto a incorporação!na verdade ás vezes penso que nem estou irradiada !e estou com um grande problema !é que eu lembro-me de tudo que se passa com o atendimento nos tronos com os pacientes!
    Amo a Doutrina de paixão!
    Agradecia que me esclarecesse !pois acho que não me devia de lembrar da conversa toda!
    Será que não estou incorporada?não me quero enganar nem enganar os pacientes!Salve Deus!
    Obrigado.

    • Salve “Deus”
      MARIA FERREIRA.
      Ninfa lua, quando voce estava fazendo as aulas de iniciação o mestre instrutor não falou para voces que a incorporação no vale do amanhecer era e é apenas 50%, o restante fica por conta do aparelho, que ouve as mensagens filtra as mensagens e transmite para o paciente, peça a sua Preta Velha ou seu Preto Velho, para que depois do atendimento faça com que voce esqueça tudo.
      Dentro do vale do amanhecer são poucas as pessoas que incorporam 100%.
      Porque a incorporação de 100% são pessoas de outras linhas, não é que no vale não exista, existe sim ok.
      Qualquer duvida escreva novamente…
      Graças a “Deus”

  165. Salve Deus Mestre.
    O meu muito obrigado por sua resposta!
    Sim !eu sei que é só 50%de incorporação!mas tenho irmãos no Templo que frequento que dizem que só se lembram de algumas coisas! e eu lembro-me de tudo!Mestre diga-me por favor!é normal o que eu sinto!
    Vou seguir o conselho do Mestre e pedir a minha preta velha para me fazer esquecer! Mas por favor diga-me se é normal eu lembrar de tudo!!!
    Para eu deixar de sentir esta angustia!
    Obrigado.
    Abraço Fraterno.

    • Salve “Deus”
      MARIA FERREIRA.

      Cara amiga e Irmã.

      Isso é normal dentro do vale do amanhecer, voce aprenderá com o tempo a esquecer tudo o que coversar com os seus pacientes, o seu espirito fica muito ligado com o que sua preta velha recebe para repassar para o paciente que voce está atendendo, vê se desliga ok.
      Que Pai João de Enoque, Pai Zé Pedro, Pai Zambô e Pai Seta Branca vós ilumine…

      • “Salve Deus”
        Não é sempre que me lembro das mensagens que a preta velha e o preto velho que trabalho passam, mas quando venho a escutar sei que é para o meu crescimento e serve também de conselho para mim, pois passo raras vezes pelos tronos como paciente e realmente não é necessário, pois quando trabalhamos, não é só para o alívio daquele irmão paciente, mas também para nós, se necessário for.
        Irmã e irmão, já tive incorporações de várias porcentagens, exemplificando, 50%, 80%, 100%… e ainda sou Iniciada, estou caminhando agora para a Elevação. Cada incorporação tem sua porcentagem de conciência, pois cada paciente tem sua energia, e no meu caso, ainda iniciada, não são todas as energias que posso receber, dizem que só passa por cada aparelho o que ele suporta, digo que muitas vezes sim, eu sou Jurumê, mas trabalho no templo da minha cidade que é Uryã e é um templo evagélico, muitas vezes antendemos até 60 pacientes na quarta e no sábado, e temos médiuns suficientes para atendê-los, mas aos domingos o número de pacientes e médiuns diminui, vai para 15 ou 20 pacientes e 1 ou 2 médiuns de incoporação e nem sempre são elevados ou centuriões, então, se alí tiver um paciente de energia que um apará iniciado não vá suportar a espiritualidade vai pedi-lo para voltar outro dia ? Jamais, irá diminuir a conciência do médium para que ele suporte aquelas energias, ou até como aconteceu comigo, de um domingo ter 10 pacientes e só eu de apará para atendê-los, não reclamo, foi um dia de trabalho maravilhoso, um desses pacientes eu pude sentir um energia negativa de grande tamanho e também pude ver o que estava a irradiar aquelas energias, confesso que imaginei não ter forças suficientes e pedi auxilio à espiritualidade, no mesmo instante me vi fora dali, num lugar de céu azul e com o exército de cavaleiros da luz… no fim, ainda estava com a incoporação, que dizemos totalmente inconsciente, e ao desencorporar o mestre doutrinador com quem eu estava trabalhando, me esclareceu o acontecido a pedido da vovó, já que eu estava inconsciente naquele trabalho. Então minha irmã, MARIA FERREIRA, peço para que não fique angustiada por estar ouvindo as mensagens, acredito que como todos nós a sua caminhada até o Amanhecer foi bastante difícil, acredito também que a sua vovó esteja deixando você ouvir, para que possa sentir o amor dela e os benefícios do trabalho para o paciente e para você mesma. Espero ter ajudado um pouco.
        Agradeço. Salve Deus!

        Irmão, peço que me esclareça, como faço para ver postagens mais antigas, tanto minhas, como de outros que aqui deixam sua opnião. Agradeço

      • Salve Deus Yasmin
        Sou ajanã e essa resposta que deu foi divina nunca ouvi tanta clareza numa resposta apesar de eu tentar trabalhar sempre sem receios essa resposta também serviu para mim, só entregando o coração é que podemos trabalhar com essa sintonia,
        Salve Deus
        Graças a Deus
        continue sempre assim irmã que o Pai lhe dé toda a força necessária para a sua caminhada.
        obrigado

      • Agradeço irmão A. Couto, que o Pai te guie, ilumine e proteja.

      • Salve “Deus”
        A. COUTO.
        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua mensagem…

      • Salve “Deus”
        YASMIM RIBEIRO.
        Gostei muito do seu comentário a respeito da tua mediunidade, as pessoas determinadas agem dessa forma, que os vosso mentores, continuem a te intuir e a te guiar da melhor maneira possivel, e que Pai Zé Pedro, Pai Zambô e Pai João de Enoque, ilumine seus caminheiro nesta terra de espiação, que Pai Seta Branca e Mãe Yara te ilumine sempre.
        Abraços Fraternos.

        Obs: as postagens antigas, voce vai até o rodapé da pagina deste blog e vai desde a ultima postagem atá a 1ª pagina.
        Sou Mestre Lua…

  166. Salve Deus amigo e irmão!
    Obrigado por sua resposta!Fico mais tranquila.
    Que Deus o abençoe.Abraço fraterno.

  167. Salve Deus irmã yasmin Ribeiro!
    Obrigada pela ajuda!Que Deus te abençoe!
    Eu confesso que tenho muitas duvidas!
    Vejo que é uma pessoa maravilhosa e com muita segurança.
    Tem razão quando diz que minha caminhada foi dificil até chegar até o Vale do Amanhecer. É a unica Doutrina que conheço e amo.
    Gostava de ter seu contacto de e-mail.
    Abraço fraterno.

    • Salve Deus.
      Maria Ferreira, gostaria muito também de ter contato por e-mail, porém não sei se é seguro passá-lo por aqui para que você me adcione, não que o blog não seja seguro, mas sabemos e a internet em si não é, tem aqueles que não querem o mal, mas também tem os malfeitores que se aproveitam de qualquer situação. Espero que entenda.
      Caro irmão do blog “Espaço Espiritual”, seria bem legal termos um espaço no seu blog, para nós seguidores trocarmos e-mails com mais segurança.
      Agradeço e dou graças a Deus por ter ajudado com as minhas palavras.

  168. Salve Deus querida irmã yasmin!
    Entendo perfeitamente o seu receio!pois ficaria exposta para todas as pessoas !e sei perfeitamente que infelizmente não podemos confiar em toda a gente.Tenho muita pena!pois gostaria de trocar impressões contigo,pois és uma pessoa muito especial.Vamos ver se arranjamos solução.Bjs

    • Salve Deus!
      Pois é, já comentei com o irmão que criou o blog pra ve se consegue um local para os seguidores trocarem e-mails com mais segurança.
      Maria, posso mandar o link do meu facebook, acredito que você tenha também, rsrsr, isso é, se no blog for permitido.
      O facebook é mais fácil para identificarmos as pessoas, por conta da foto.

    • Sou sim, Serrinha Bahia.

  169. Salve Deus!
    Boa ideia minha irmã!

  170. Salve Deus!
    Já procurei no facebook por teu nome!és de Serrinha Bahia?

  171. Salve Deus, meu mestre.Vi o que disse nosso irmão Pedro sobre a nossa doutrina.Só posso dizer que sinto muita pena dele, pois precisa aprender muito para falar de nossa doutrina.Frequento o Templo de Olinda desde 1996, sou doutrinador desde 2004 mas, já frequentara, umbanda,candomble, catolicismo, kardecismo que por sinal é o que está mais próximo da nossa doutrina.Este nosso irmão não tem as mínimas condições de falar do vale do amanhecer e acho que estamos dando muita importância ao que ele diz.Quando abraçamos esta doutrina maravilhosa,nos comprometemos com Pai Seta Branca a ajudar àqueles que de nós necessitam com amor e tolerância, então vamos vibrar com amor por este irmão que certamente está necessitando muito de luz espiritual.Salve Deus!

    • Salve “Deus”
      CARLOS ALBERTO.

      Meu Irmão e meu Mestre,

      Quando me propus a escdrever este Blog, sabia que teria pessoas que me atacaria e atacaria a doutrina. mas Jesus disse, perdoai os ignorantes e pobres da mente e não do espirito e é por isso que relevo tudo isso e entrego a “Deus” e ao Pai “Seta Branca”. Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua mensagem.

  172. Salve Deus!
    Concordo com nosso irmão Carlos Alberto!vamos vibrar por nosso irmão que está precisando de ajuda espiritual!

    • Salve “Deus”
      MARIA FERREIRA.

      Essa pessoa não merece nem resposta, Pai Zé Pedro, Pai Zambô, Pai João de Enoque Cuida dele ok.

  173. Salve Deus IVAN.

    Primeiramente, peço que respeite a doutrina, se não se encontrou como todos nós jaguares e se arrependeu de um dia ter frequentado, ao menos RESPEITE.

    Pelo que pude entender nas suas palavras, toda a sua revolta para com a Doutrina do Amanhecer é em relação aos fumantes.

    Salve Deus.

    Acho que quando você tomou suas aulas de desenvolvimento, ouviu o mestre instrutor explicar sobre o ÁLCOOL, o TÓXICO e o CIGARRO ( que a própria Tia Neiva utilizava).

    Com o pouco conhecimento que tenho e pelo meu interesse nas aulas, aprendi que, o Álcool e o Tóxico são proibidos para os jaguares do Amanhecer, pois eles atingem o sistema sanguíneo, psicológico, prejudicando assim não só os médiuns, mais também os pacientes, que frequentam o Amanhecer para o alívio de suas dores e esclarecimentos de suas dúvidas e dificuldades, tudo no amor de DEUS PAI TODO PODEROSO.

    Quanto ao cigarro, que também vem a ser um tóxico, não atinge estes sistemas citados acima, prejudicando somente quem usa-o.

    Então todos são alertados o mal que esses tóxicos fazem à saúde e sendo proibidos somente do uso do álcool e entorpecentes, sendo assim, se os mestres jaguares usam o cigarro eles sabem o que pode os acontecer, assim como no uso dos outros tóxicos, podendo levá-los até
    o desencarne.

    Quem sou eu para falar da Tia Neiva, por isso não a julgo por ter fumado em toda sua caminhada neste plano.

    Mas o que posso afirmar, é que, não só na doutrina do Amanhecer que os “fiéis”, se assim posso dizer, fumam ou usam tóxicos e entorpecente por desequilíbrio e acabam falecendo por conta do vício, não preciso nem citar que em todas as religiões, filosofias ou doutrinas há seguidores que tem esse tipo de vício ou algum outro.

    Meu irmão, doutrina correta a seguir, é aquela em que você encontra o que estava faltando na sua vida e que é em nome de DEUS.

    O Pai Seta Branca, pelo que sei, é o mentor dos templos, que teve a missão de trazer a doutrina para o plano físico através da Tia Neiva e não está de forma alguma acima de Deus. Se você já participou de algum e qualquer trabalho do Vale, sempre ouviu os mestres comandantes do determinado trabalho dizendo antes de sua emissão:

    Em nome de Deus Pai Todo Poderoso;
    de Nosso Senhor Jesus Cristo;
    da Virgem Santíssima;
    de Pai Seta Branca e Mãe Yara …

    Como você pode observar, tudo é com a permissão de DEUS e não do Pai Seta Branca, que como nós é um servo, mas de alta evolução e hierarquia.

    Mais uma vez peço, se não se encontrou nesta maravilhosa Doutrina, que a RESPEITE e também RESPEITE seus seguidores.

    Salve Deus, espero ter esclarecido a tua dúvida quanto ao uso de tóxicos e quanto a quem rege o Amanhecer.

    Que Deus possa te dar o auxílio necessário!

  174. Salve Deus!
    Eu não posso de maneira nenhuma deixar de dar os meus sinceros parabéns,a nossa irmã Yasmin Ribeiro.
    Minha estimada irmã você é uma pessoa extraordinária!Sublime!
    Sua resposta me deixou sem palavras!
    Mas que verdadeiras são suas palavras!!!
    Eu nunca vi ninguém que só com iniciação de respostas tão precisas e firmes!Estou sem palavras!!!
    É verdade nossa Doutrina é maravilhosa!!!
    Mas Deus era quem era e não agradou a todos!!!
    Quem segue com o coração esta maravilhosa Doutrina sabe o tão bela que é e verdadeira!!!
    Que Deus a continue iluminando e abençoando .
    Obrigada por ser como é !
    Salve Deus

    • Salve Deus irmã, obrigada, mas eu também me surpreendo muitas vezes com o que escrevo, fico emocionada pelo tanto de elogios que recebo de você, envio esta gratidão a ti e a todos que necessitam de um bom sentimento.
      Acredito eu, sempre receber auxílio dos irmão de luz ao falar da doutrina, para que nada saia errado e não machuque ninguém.
      Salve Deus, meus sinceros agradecimentos!

  175. salve Deus! Mestre queria r saber,qtuantas aulas sao necessarias para a Iniciaçao?

  176. Salve Deus. Mestre quantas aulas são necessárias para se fazer a Iniciação?

    • Salve “Deus”
      ANDERSON.
      Depende da Mediunidade. Apará ou Doutrinador.
      Doutrinador são sete aulas, Apara, depende do seu desenvolvimento ok

  177. SALVE DEUS.
    mestres e ninfas
    logo no inicio deste site reparei divergencias entre ideias diferentes ou
    mais claro religiões.
    irmaos o caminho nao é responder as critcas lembre de nossa mae koatay 108;
    que falava devemos esclarecer os menos esclarecidos e com muito amor
    a base da doutrina é humildade tolerancia e amor.
    quando jugamos perdemos a razão desta forma a espiritualidade tambem
    nos observa a todo tempo nosso querido pai seta branca nos pede a cada
    ano que se passa conduta doutrinaria SALVE DEUS.

    • Salve “Deus”
      PAULO PEREIRA.
      Voce está coberto de razão, concordo em numero genero e grau. Parabens…

  178. salve Deus…
    sou da doutrina ha 3 anos e meio estou ainda em desenvolvimento sou ninfa lua do amanhecer de cristopoles
    ainda não dei os nomes das entidades, estou precisando muito de ajuda, Amo essa doutrina me sinto muito bem la no templo. mas quando chego na minha casa tudo muda, ai vem o desespero, o odio, as brigas me sinto só triste e choro muito meu marido é o pivor disso tudo. as vezes penso em larga ele ir embora, mas penso em meus filho ai td muda vivo triste e atormentada tento ler as mensagens do pai da doutrina e não entendo nada
    não sei mais o q fazer tou tentando voltar para o meu desenvolvimento e tuda ta dando errado na minha vida tou passando como pacientes nos trabalhos ,mas preciso muito de ajuda ,me ajude a melhorar esse quadro…
    .

    • Salve “Deus”
      JENI RIBEIRO AGUIAR.
      Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.Serve tambem para com o seu marido.

  179. salve Deus
    yasmin Ribeiro
    gostaria muito de ter vc no meu email
    pois vejo que tem firmesa nas palavras,
    e sabe bem como ajudar um irmão. .
    me add jennyaguiar@hotmail.com
    q o pai te proteja e te ilumine hoje e sempre…

    • Salve “Deus”
      JENI RIBEIRO AGUIAR.
      Obrigado por usarem meu blog para se comunicarem…

    • Já te adcionei minha irmã !

  180. Salve Deus.
    Gostei muito da sua mensagem..
    Hoje sou um jargar lua, tinha medo mais agora nao mais.
    estou em desenvolvimento ainda mais sempre aprendendo.

    • Salve “Deus”
      JUNIOR MARTINS.
      Obrigado por visitar o meu blog e deixar a sua mensagem…

  181. Salve Deus

  182. sou ninfa lua,estou em desenvolvimento ainda…
    tou com problemas serio no meu casamento, gostaria de saber qual é o mentor q protege os casais ,o nome salve Deus….

    • Salve “Deus”
      LIVIA MONTEIRO…
      HUMILDADE, TOLERANCIA E AMOR…
      4 dicas para salvar seu casamento
      Aprenda como se comunicar com seu marido da forma certa e melhore seu casamento
      Em vez de discutir sobre problemas, dê a solução ao marido e elogie quando ele fizer algo que você gosta
      Você já teve a impressão de ter dito algo para o seu parceiro e ele não ter entendido nada? Isso é normal. Hilke Steinfeld, autora do livro ‘Mulheres falam isso. Homens entendem aquilo’, diz que existem diferenças básicas entre a linguagem masculina e a feminina. ”Os homens falam de forma direta. Por isso, só entendem quando explicamos tudo tintim por tintim”, explica a autora. Confira as situações abaixo e mude de atitude.
      1. É preciso discutir a relação
      Nunca diga:
      ”Algo está errado no nosso casamento”.
      Jeito certo de dizer:
      ”Para mim, é importante falar sobre nós. Poderíamos conversar por quinze minutos?”
      . Um limite de tempo é sempre bom. Assim, o seu parceiro não precisa ficar preocupado em enfrentar uma discussão sem fim.
      2. Tenho vontade de pedir algo na cama
      Nunca diga:
      ”Desta vez, demore um pouco mais, por favor”.
      Jeito certo de dizer:
      ”Sim, assim está bom, continue desse jeito!”
      . Essa é uma afirmação clara e objetiva. Quando ele fizer algo que a agrade na cama, diga isso claramente. Seu parceiro ficará orgulhoso. Ele vai se lembrar do episódio e sempre haverá repetição, porque vai ter entendido a mensagem.
      3. Você quer ajuda nas tarefas de casa
      Nunca diga:
      ”Será que você poderia pendurar a roupa no varal?”
      Jeito certo de dizer:
      ”Pendure a roupa no varal, por favor”.
      . Sem rodeios e objetiva. Sem chance de ele não entender o que você quer ou de que forma você quer. Dessa maneira, não há dúvidas. A resposta só pode ser sim ou não. Quanto mais direta você for ao pedir alguma coisa, melhor.
      4. Ele vive mudando o canal da TV
      Nunca diga:
      ”Se não parar com esse troca-troca de canal, eu vou dormir”.
      Jeito certo de dizer:
      ”Se não quer assistir nada, quero ver a novela”.
      . Ele não terá argumentos, porque não achou nada de bom na TV.

  183. O SENHOR ESTEJA SEMPRE CONOSCO

  184. Salve Deus:
    Quando uma pessoa lhe falar para si Salve Deus de forma arrogante e impropriamente adequada de quem comete erros e não é perfeito,relembre que a Palavra Salve Deus,requer uma boca bem lavada com água limpa e sabão, em antes de ser prenunciada,Salve Deus o significado desta palavra é O SENHOR ESTEJA SEMPRE CONVOSCO,não é para se falar em vão,se não lhe vire as suas costas o(a) seja lá a coisinha que essa pessoa o seja.

    • Salve “Deus”
      SATARQUIOS SILVA.

      SALVE DEUS…
      “Salve Deus!” é uma chave que atua como saudação, como proteção e como pedido de ajuda à Espiritualidade.
      Entre irmãos da Corrente, significa “QUE O MELHOR DE TUDO ESTEJA CONTIGO!”, fazendo com que haja uma desintegração de cargas negativas e protegendo quem emite de qualquer projeção de forças prejudiciais.
      Quando emitida em uma reunião ou durante uma palestra, concentra a atenção e proporciona harmonização da energia mental dos presentes, desintegrando as bolsas de energia esparsa porventura em formação.
      Quando emitida em um momento difícil ou de perigo, como na ocorrência de um acidente, atua como pedido de ajuda, um chamado de emergência para nossos Mentores.
      Por essa atuação efetiva e instantânea é que, comumente, logo em seguida agradecemos com a emissão de “GRAÇAS A DEUS!”, na certeza de que obtivemos a necessária ação da chave.

      • CONÇERTEZA,MAS TEM QUE HAVER MAIS RESPEITO,A ARRUGÂNÇIA TEM QUE SER BANIDA PARA SEMPRE DA CORRENTE DO VALE DO AMANHEÇER,E FAZER QUERER OS TEIMOSOS QUE ATEIMAM INVERTER E CONTRA FAZER O QUE A NOSSA MÃE TIA NEYVA NOS DEIXOU COM TANTO SACREFIÇIO E AMOR,SEJA DE ASPIRANTE AO ARCANO TODOS MUITO RESPEITO PELOS BONS ENCINAMENTOS DE NOSSA MÃE CLAREVIDÊNTE QUEM NOS OBEÇERVA AS NOSSAS AÇÕES ONTEM,HOJE E SEMPRE,DEVEMOS MUITO A NOSSA QUERIDA MÃE A TIA NEYVA,TEMOS QUE DEFENDER O QUE ELA NOS DEIXOU PARA TODOS NÓS. SALVE DEUS, SÓ PODE HAVER ENTRE NÓS TOLERÂNÇIA.HUMILDADE E AMOR,ENXISTE A LEI DO RETORNO NA NOSSA DOUTRINA TEMOS QUE TER MUITO RESPEITO.
        SALVE DEUS

      • Salve “Deus”
        OSSO DURO DE ROER!!!

        Nos estamos lutando com Espartanos o que achas???

      • Eu estou de acordo, com o que este mestre falou, quem não está bem harmonizado e vem trabalhar para a casa do pai, tem que procurar entrar numa perfeita sintonia com os seus mentores, tem que ter essa humildade sim

      • Salve “Deus”
        ARUZIUS
        Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua opinião…

  185. SALVE DEUS:

    VOÇÊ JULGA O SEU VIZINHO E COMETE LOGO,MAIS TARDE,NO DIA SEGUINTE O MESMO OU PARECIDO ERRO? EM VEZ DE JULGAR SEJA EXIGÊNTE CONSIGO MESMO ESTAMOS NO MESMO BARCO,SE EU PISAR O RISCO PAGO OS ESTRAGOS CARO,MAS SE VOÇÊ TAMBÉM FIZER O MESMO A MEDIDA SERÁ EQUIVALÊNTE. MEUS CAROS SENHORES E SENHORAS,DEUS AVALIA CADA PASSO NÃO SERÁ O QUE SE ACHA MAIS INTELIGÊNTE PERANTE QUEM TEM DIFICULADES,SE TEM UMA VIDA COM RECHEO POIS A ESTIME SE QUIZER A MANTER ASSIM O RESTO DE SUA VIDA.NÃO APONTE O DEDO A NINGUÉM,POIS QUANDO ENRRAR SERÁ APONTADO MIL VEZES SEM TER IPOTEÇES DE SE DESCULPAR,MAS SIM PEDIR PERDÃO A QUEM NÃO SÓ PREJUDICOU COM O SEU ERRO COMO ASSIM QUEM JULGOU ATÉ A DATA E POR AI EM DIANTE.

    • Salve “Deus”
      OSSO DURO DE ROER!!!!
      E o Livre Arbitrio não conta????

  186. Graças a Deus!
    Quantas opiniões distintas!
    Salve Deus!
    Pude ler e observar vários comentários e notei que alumas escassas de sabedoria e ou humildade.
    Filhos dessa doutrina!
    Devemos em primeiro lugar respeitar os espaços de cada pessoa e lembrar de que cada um tem sua missão distinta.
    Aos que não conhecem e tem vontade de conhecer estaremos sempre de braços abertos.
    Aos que não conhecem e julgam esta doutrina lembre-se de que da mesma forma que julgares será julgado e que em tempos de falsos profetas não se sabe onde escondes a verdade, portanto, ouvirdes a voz que vos chama a segui-lo, porque o verdadeiro pastor chamara as tuas ovelhas, que reconhecerá a tua voz e o seguirá.
    Salve Deus!
    Que a paz de nosso senhor JESUS CRISTO esteja sempre contigo!

    • Salve “Deus”
      MESTRE LUA ELTON VIEIRA…
      Obrigado por visitar o meu Blog e deixar a sua mensagem…

  187. Salve Deus!

    Irmãos em Cristo Jesus,
    Li algumas reportagens aqui neste Blog, e me interessei por segui-lo (espero que constantemente); reconheço neste canal uma forma de ajudar principalmente aos iniciantes e esclarecer duvidas das mais diversas, com relação à Doutrina do Amanhecer.

    Uma bela, mas penosa tarefa, mas qual missão é facil???

    Sabemos que não podemos simplesmente ignorar aos que até aqui veem pra defender este e atacar aquele… sim, sempre somos alvo de pessoas menos esclarecidas! Assim como há pessoas que por aqui passam simplesmente para nos deixar um pouco do perfume de suas flores.

    Não estou aqui para pedir ajuda (não que não vá precisar, claro!), nem para comentar postagens a favor ou contra quem quer que seja, nem pra parabenizar, mas para desejar que Deus “Ilumine a nossa consciencia, para que santificado seja nosso espirito algum dia”.

    Irmãos, Mestres!!!
    Apesar das dificuldades, dos contratempos, das amarguras (…), FORÇA sempre!
    SALVE DEUS!!!

    E que Deus nos dê sempre estes ‘trabalhos’, para que através deles possamos estender as mãos aos nossos irmãos. Quanto à forma que eles chegam, é somente a que conseguem, a unica que têm de nos alcançar.

    “Para o peixe, a verdade não está no ar. Mas quando lhe falta oxigenio, é lá que ele o irá buscar!”
    KGD.

    Salve Deus!

    • Salve “Deus”
      KENNEDY GOMES DOMINGUES.

      Agradeço ao meu Deus e Pai por todas as coisas boas que vivi, por que sei que o bem apenas dele é que veio. O que vivi de ruim em minha vida, foi por ignorância, estupidez e escolha minha. Mas minha felicidade eu só devo ao Pai!
      Agradeço a Deus pelo que conquistei ate agora, mas peço a Ele para me dar sabedoria para conquistar muito mais.
      O que Deus faz por nós, esta alem do que podemos ver, sendo assim a cada suspiro que dou agradeço a Ele… o Dono de todas as coisas!

      Graças a “Deus”…

  188. SALVE DEUS!!! NOSSA QUANTA INGUINORANCIA DAS PESSOAS, ESPITIRUALMENTE FALANDO TENHO PENA …EU GRAÇAS A DEUS NUNCA GOSTEI DE DISCUTIR RELIGIAO E RESPEITO A TODOS ATE MESMO MEU PAI TBM E MESTRE DO VALE DO AMANHECER…FILHA FAMILIA SEMPRE FOI DE MISTURAS DE RELIGIOES . ACHO QUE TEM QUE HAVER RESPEITO …CADA COISA QUE AGENTE OUVE

    • Salve “Deus”
      Ester…

      Existe algo chamado PRECONCEITO, ou seja, um conceito pré contextualizado de algum assunto.

      O Espiritismo Kardecista é, por muitos, bastante confundido com as religiões africanas, que se relacionam com espíritos baixos e de pouca progressão espiritual. Fatos negativos como a toda e qualquer ajuda oferecida é cobrado quantias para o mesmo…

      Porém, aos que realmente se interessam pelo assunto, o espiritismo kardecista (mesa branca, para alguns) se relaciona com espiritos evoluidos, que buscam, ajudando aos outros, se ajudar e transformando as varias moradas do pai em áreas de paz infinita!

  189. estou em processo de desenvolvimento,sou apará, só que porém não estou conseguindo a presença dos meu mentores, e isso está me deixando muito angustiada, eu quero muito desenvolver, e dar o melhor de mim nessa doutrina, mas essa falta de ligação ta me deixando muito angustiada….

    • Salve “Deus”
      Adriane
      Obrigado por visitar o meu blog e deixar sua opinião…

  190. Salve Deus

  191. Salve Deus e graças a Deus

  192. sou do vale do amanhecer de aurora do tocantins e tenho muito orgulho de ser esperita sou muito realizado na minha doutrina fisicamente por acreditar na lei da caridade respeito todas as religioes pos cada1 um vai para onde quiserem ninguem e obrigado a gostarde minha doutrina mais o principio da etica e a educaçao somos capazes de fazer

    • Salve “Deus”
      ULISSES.
      Sua Missão é seu Sacerdócio…..

  193. SALVE DEUS ,SOU DO VALE DO AMANHACER E ESTOU SUPRE BEM LA ENCONTREI MINHA PAZ ACABOU COM MINHAS DORES E DEZANIMOS SALVE DEUS …

    • Salve “Deus”
      FLAVIA APARECIDA…

      Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.

  194. thiago, Acho que você tem muito e chifre do diabo……

    • Salve “Deus”
      VANDERLAN MESQUITA.
      Meus amigos, perante a nossa Doutrina, nem Anjos e nem Demônios são Entidades distintas. Sabemos que Deus criou os Espíritos iguais e todos partiram do mesmo ponto. Unidos aos corpos materiais, esses Seres constituem as humanidades que povoam a Terra e outras Esferas habitadas; quando libertos dos corpos materiais, esses Seres constituem o mundo espiritual. Esses Espíritos povoam os espaços. Deus criou os Espíritos com o nobre propósito de se aperfeiçoarem, tendo por objetivo a perfeição e, em conseqüência, a Felicidade que decorre da Perfeição. Meus amigos, Deus não deu, de início, aos nossos Espíritos a perfeição e, por isso mesmo, temos que obtê-la com os nossos próprios esforços, caso contrário, não teríamos nenhum mérito. Desde o momento de sua criação, os Espíritos devem progredir, quer como encarnados, quer no estado espiritual. Atingindo o ápice da evolução moral, os Espíritos tornam-se Puros, quando são denominados Anjos. Assim, a partir do embrião do Ser Inteligente até ao Anjo, (Espírito Puro), há uma cadeia em que cada um dos elos assinala um grau de progresso. Assim sendo, concluímos que há Espíritos em todos os graus de adiantamento moral e intelectual, conforme a posição em que se acham. Em todos os graus existe, portanto, ignorância e Saber, Bondade e Maldade. Só quando o Espírito atinge o ápice desta escada imensa, é que Ele se torna Puro, Bom e Sábio. Considero Emmanuel como um Espírito Puro, Bom e Sábio. Nas bases inferiores desta escada destacam-se, ainda, Espíritos profundamente propensos ao mal que se comprazem com o mal. Estes Espíritos, ainda submersos nos calabouços das trevas, divertem-se em perturbar aqueles que com Eles tenham afinidades. Esses Espíritos malignos, também são denominados pelo vulgo como Demônios. Tais Espíritos que são classificados como Demônios não constituem uma criação distinta, pois, sabemos que os Espíritos foram criados todos iguais, caso contrário, onde estaria a Justiça Divina? Esses Espíritos malignos, infelizmente, tropeçaram e caíram e ainda não se levantaram. Mas, não estão marcados pela fatalidade eterna de serem sempre maus, de serem sempre Demônios, porque poderão alcançar a própria regeneração através dos longos processos reencarnatórios. Também, esses Espíritos contam com os nossos trabalhos que visam esclarecê-los e encaminhá-los aos planos mais elevados. Então, meus amigos, o que o vulgo designa por Demônios, perante nossa Doutrina, são considerados Espíritos imperfeitos, suscetíveis de regeneração. Em nossos dias, ainda, encontramos Espíritos endurecidos, recalcitrantes, maus, apáticos, obstinados em não nos ouvir e a permanecerem nas trevas, nas classes inferiores. Esses Espíritos sofrem as conseqüências dessa atitude e o hábito do mal lhes dificulta a regeneração. Entretanto, haverá de chegar um dia em que esses Espíritos venham a sentir fundamente a fadiga dessa vida penosa e das respectivas conseqüências. Então, arrependidos, em longos processos reencarnatórios, haverão de batalhar estoicamente até que possam alcançar os altiplanos das Luzes. Meus amigos, A LEI DE DEUS É A ETERNA LEI DO PROGRESSO. Assim, os Espíritos Puros, que hoje nos ajudam como nossos Anjos, escalaram, com os próprios méritos, a imensa escada da perfeição, também, os Espíritos, ainda, impuros, que se comprazem com o mal, haverão de ser guindados para os degraus superiores, através das provas e das expiações, deixarão de ser Demônios e passarão a integrar as esferas mais saturadas de Luz.

  195. Gosstaria de saber se existe a possibildade de um preto velho viajar e nao trabalhar no trono.porque certa vez fui ao trono queria muito falar com meu preto velho.e pedi .e a entidade que esstava no aparelho disse que nao podia da pasagem a o meu preto velho porque ele estava viajando.existe isso entre os preto velho?de viajar;ou sair para fazer visita e nao vim atender nos tronos.
    Agradesso desde de ja.espero resposta.

    • Salve “Deus”
      MARA.
      O Aparelho talvez não poderia receber o seu Preto Velho, e ele talvez não soube expressar para você que não poderia receber seu Preto Velho

  196. SALVE DEUS MESTRE, GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE UMA DÚVIDA MINHA. SINTO UMA NECESSIDADE DE TER EM MINHA CASA UM CANTINHO PARA COM MEUS MESTRES. QUERIA SABER SE POSSO TER? COMO DEVE SER? E SE PODE SER CONJUNTO COM OUTROS MESTRES JÁ QUE MINHA ESPOSA TAMBÉM É APARÁ?

    • Salve “Deus”
      PAULO.
      Você pode montar o seu Cantinho como você quer, montando o seu Aledá…

  197. SALVE DEUS!!!!!!!!!!!!

    Sou Apará, mas por medo e insegurança ñ consigo fazer a caridade, estou implacada ñ iniciada, conheço meus mentores…mas parou por aí…gostaria mto q me ajudassem…vou continuar esperando o meu momento…derrepente ainda ñ chegou… como ñ consigo trabalhar no bem eu posso continuar a ter o meu Aledá?…meu perfume acabou e ñ sei onde encontrar…me ajudem por favor.

    GRAÇAS À DEUS!!!!!!!!

    • Salve “Deus”
      ELADIR FÉLIX RIBEIRO.

      Esse medo e insegurança é normal nos Apará, mas você chega lá, você pode continuar a montar o seu Aledá e o perfume se chama Madeira do Oriente, você compra em qualquer perfumaria, não se esqueça de pedir para as ninfas Samaritanas consagrarem, juntamente com o sal ok….

  198. Salve Deus

  199. Salve Deus

  200. Salve Deus, meus queridos irmãos!

    Eu sou Apará ha 12 anos, tenho 26, antes era umbandista.
    Estava lendo os vossos depoimentos e, concordando e discordando de algumas coisas que li, apenas uma conclusão cheguei: Que irmão iluminado e esclarecido este que penso ser o criador do blog! Suas palavras e textos são sábios e usados na hora exata. Salve Deus a você, meu irmão querido, que mais do que pregar, pratica e percebe a essência dos ensinamentos espiritualistas. E graças a Deus por existirem irmãos assim. Que Deus, nosso pai maior, ilumine sempre sua mente e seu espírito!

    Um grande Abraço!

    • Salve “Deus”
      THAIS MARTINS.
      Obrigado por visitar o meu blog, e deixar a sua mensagem e opinião.
      É impossível agradar á todos portanto, faço de tudo e por todo para agradar a Deus.
      Se nem Deus todo poderoso consegui agradar a todos, imagina eu que sou um simples mortal.
      Mas a vida é assim mesmo minha irmã.
      Sou Mestre Lua.Rama 2000.

  201. Que o senhor esteje sempre convosco

  202. Salve Deus

  203. Salve Deus

  204. Eu acho que devemos respeitar todas as religiões, pois elas são formadas por seres humanos como nós, e o que jesus pregou é amar ao próximo como a ti mesmo,e está escrito que de acordo com que julgarmos também seremos julgados !

    • Salve “Deus”
      CARLOS EDUARDO CARDOSO.

      RESPEITAMOS SEMPRE….

  205. Salve Deus irmãos!! Há 03 anos conheci um irmão apará que me esclareceu muito sobre as minhas dúvidas, questionamentos sobre o espiritismo me apresentando o Vale do Amanhecer. Em meio a longas conversas ele identificou muitos sinais de mediunidade em mim, me esclarecendo muitas sensações “estranhas”, comportamentos que eu tinha e não entendia, muitos deles sinais de mediunidade de incorporação, porém só agora senti em meu coração q estava pronta pra meu desenvolvimento e fui realizar a verificação de minha mediunidade, que foi de doutrinadora. No dia não senti absolutamente nada, e sim uma angustia enorme…pois em meu coração sentia ligada ao desenvolvimento de apará, gostaria de saber se essa sensação estranha que não estou no caminho certo é normal?? Se estou apenas confusas com os sinais que apresentei para a outra mediunidade?? Muito obrigada desde já pela atenção e espero que alguém me ajude a entender melhor esse inicio de processo de desenvolvimento.

    • Salve “Deus”
      NATHALY COIMBRA
      Dentro do Vale do Amanhecer, você vai fazer o teste de mediunidade tem que estar preparada para receber no teste de mediunidade como Doutrinadora ou Apará.
      Porque somente a espiritualidade maior estabelece a sua mediunidade, às vezes, você faz o teste e sua mediunidade é de doutrinadora, porque você tem que passar por esse processo, mas, após, você ter cumprido a sua missão de doutrinador, passará para a mediunidade de apará, isso são coisas da nossa maravilhosa espiritualidade maior, aguarde para verificar isso ok.. Que o Pai Seta Branca e os executivos do Vale te abençoe.
      Falo isso porque já passei por esse processo e conheço as duas forças.
      Quando fiz o teste deu a mediunidade de apará, depois de 5 anos, mudaram a minha mediunidade, recebi da minha mãe Koatay 108, que me informou, que teria que virar a fita, porque em uma das minhas vidas eu fui uma espécie de pastor conselheiro, e muito invejado e fizeram uma tocaia e me mataram, os meus seguidores, foram morrendo e ficaram perdido no espaço (algumas colônias), tive que virar doutrinador para resgatar todos os meus seguidores e colocá-los nos devidos hospitais de mayante. Quando libertei o ultimo, estava trabalhando como doutrinador com o magnífico mentor Pai Joaquim das Pedreiras, aí ele subiu pensei que fosse mais algum irmãozinho, o aparelho que eu estava trabalhando com ele recebeu meu preto velho Pai Tobias Africano.
      Graças a “Deus”…

  206. Bruna

    Salve “Deus”.

    S Á B I A S S Ã O S U A S P A L A V R A S. . . . . .

  207. Bruna –
    Você acredita que DEUS enviou o seu FILHO JESUS para salvar o mundo? Por quê?
    Que parte desse TEXTO você NÃO ACREDITA? Por quê?

    JOÃO 1

    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    Ele estava no princípio com Deus.

    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

    E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

    Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

    Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

    Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

    Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

    Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

    Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

    Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

    E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

    João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

    E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

    Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

    E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?

    E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.

    E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.

    Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?

    Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

    E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.

    E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

    João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.

    Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.

    Estas coisas aconteceram em betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

    No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

    Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

    E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.

    E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.

    E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

    E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

    No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;

    E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.

    E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

    E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?

    Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

    Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.

    Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

    E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

    No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.

    E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

    Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

    Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

    Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.

    Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.

    Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.

    E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

  208. desejo há todos um feliz natal e uma boa passagem de ano,cheio de renovação de energia positiva,paz, muito amor,união e que o pai seta branca ilumine e que esse ano de 2011 venha cheio de surpresas e merecimento.um abraço e fiquem com a força luz do jaquar

  209. Patricia. A doutrina do Vale do Amanhecer é a seguinte, “Muitos Filhos Virão”, “Mas poucos Ficarão”

  210. Marcos, vai depender muito do seu merecimento, com a espiritualidade maior.

  211. salve Deus meus irmãos,como é bom nos fafarmos novamente é verdade muitos virão e poucos ficarão mais só aqueles que te fé na espiritualidade não adianta corre porque é Deus quem escolhe poriço vamos nos unir e fazer nossas preces em Cristo Jesus salve Deus,um abraço e que o pai ilumine a todos salve Deus

  212. Katia Simone – Salve “Deus”
    A mediunidade das pessoas é diferente uma das outras, uns tem a capacidade de enchergar os espiritos depois de incorporados ou mesmo sem incorporar.
    Esses Aparás que saudam os outros de outras correntes, não estão incorporados, estão MISTIFICANDO para impressionar aos que cercam, não creia neles.

  213. SALVE DEUS:
    Mestre e Ninfa,vós sois tão puros e carinhosos,se todos proçedesem assim eramos todos mais seguros e mais transparentes uns com os outros.As vossas pavavras são como mantras de jesus que entram nos nossos sofridos curações,e nos dão forças para continuar os nossos caminhos tão pesados mas também tão belos.

  214. Conheci o vale e descobri que é umbanda pura, boa sorte a todos.

  215. Salve “Deus”
    Luciano Lopes.
    O Vale do Amanhecer é uma junção de muitas religiôes, doutrinas e filosofia.
    Foi a sua 1ª impressão ok.

  216. salve Deus luciano acredito que você não se reecontrou mais saiba Deus estar em todo lugar buscaras em todas doutrinas uma evolução e espero q você encontre,sou do vale do amanhecer graças a Deus tivi o merecimento d me encontrar e hoje trabalho espiritualmente para minha evoluição e daqueles q porali passa em busca d uma luz;
    poriço meu querido procure converçar com Deus e proucure uma doutrina seja ela qual for mais q você se sinta bem e nunca jugue uma religião sem conhecela fique com Deus e que a mãe koatay 108 t ilumine em cristo jesus salve Deus

  217. Salve Deus ,, visitei seu espaço e foi muito importante para eu tomar algumas decisões em minha vida pois já estava em tempo sou apara do vale do amanhecer mais estava duvidoso da minha própria existência minha vida tem mudado de situações constantemente as vezes me fragilizando mais foi muito bom conhecer este espaço me ajudou muito estou com outras visões abraços do mestre GLEDSON

  218. Salve “Deus”
    CARLA PATRICIA.

    Concordo com voce em numero genero e grau.

  219. Salve “Deus”
    Não merece nem resposta.

  220. Caro IVAN, rogo a DEUS Pai que compreenda os teus erros, palavras, atitudes, incompreensões, falta de humildade e respeito. Saiba que jamais machucaria alguém que tem no coração o AMOR DE DEUS com o que diz, nós temos o conhecimento que quem quer nos machucar acaba sendo machucado, “lei de causa e efeito”, nós temos a devida proteção para com aqueles que não tem esclarecimento, que não sabem o caminho que devem seguir, que contaminam-se com ideais maldosos e acabam ficando cegos.
    Ore a Deus irmão, peça que ele te auxilie e que ilumine a sua consciência.
    Não digo que deve voltar a frequentar a Doutrina do Amanhecer, mas que frenquente uma que o mentor maior seja Deus, compreendo a tua situação, ainda não chegou a tua hora, o teu merecimento.
    Salve Deus!

  221. Salve “Deus”
    YASMIM RIBEIRO.
    Essa pessoa não merece nem resposta, Pai Zé Pedro, Pai Zambô, Pai João de Enoque Cuida dele ok.

  222. Salve Deus irmão, não darei uma resposta para ele, mas sim, o auxilio para que ele compreenda melhor a doutrina que seguimos, já que não se esclareceu quando era desenvolvente e jaguar. Salve Deus !

  223. Eu acho que devemos respeitar todas as religiões, pois elas são formadas por seres humanos como nós, e o que jesus pregou é amar ao próximo como a ti mesmo,e está escrito que de acordo com que julgarmos também seremos julgados ! concorda ! Amor gera Amor!

  224. Salve “Deus”
    CARLOS EDUARDO CARDOSO.

    RESPEITAMOS SEMPRE….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 32 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: