Publicado por: Espaco Espiritual | domingo, 17 agosto 2008

Africanismo e Espiritismo.

Africanismo e Espiritismo

Oração Inicial:

 

 

Senhor Jesus! Mais uma vez estamos aqui reunidos para o nosso estudo. Pedimos que abençoe e ampare os nossos companheiros que nos trarão a palavra no dia de hoje. Que possamos ter um dia de paz e harmonia. Muita paz a todos.

Graças a Deus!

Sabemos pela história e pela antropologia que as manifestações religiosas (do latim religione = “culto aos deuses”) do homem são tão antigas quanto o próprio ser humano no planeta, a ponto de os Espíritos em “O Livro dos Espíritos” nos dizerem nunca ter havido na Terra um povo ateu. Essas manifestações do desejo de o homem buscar a Deus são também tão variadas quanto variados são os graus de cultura social, de entendimento moral e intelectual, de pontos de vista individuais, de interesses outros pertinentes a cada época e cada lugar. Dentro dessa gama imensa de formas de se buscar o auto-entendimento e a aproximação do Criador sempre destacou-se o componente medianímico (mediúnico e anímico) permeando revelações, orientações, profecias e formando ou estruturando pensamentos. O papel da mediunidade (ou mediunismo, como quisermos utilizar as definições, para casos de mediunidade sem conhecimento e controle) nesses milênios tem tanta importância que alguns estudiosos do homem afirmam ter sido ela a responsável pelo início dos ritos aos mortos quando o medianeiro mais capacitado da tribo via que seu inimigo não morria, mas mantinha-se vivo fora do corpo e por isso era mais perigoso, e então buscava afastá-lo, prosseguindo ainda nos interesses quase instintivos do nível ainda muito simples em que nos encontrávamos. O Brasil é o berço que abrigou os pensamentos e entendimentos de povos das mais diversas origens e culturas. Os europeus, os indígenas e os de origem africana. Junto de cada um deles também, sempre, havia manifestações religiosas – e mediúnicas – que interagem até hoje no contexto do país. O desconhecimento da mediunidade sempre provocou medo e gerou mais e mais ignorância, por motivos às vezes ingênuos, outras vezes não. Da proibição de Moisés – que tinha sua razão de ser na ignorância do povo – às utilizações modernas de proibições que não fazem mais sentido nos dias de hoje. O fato é que de toda essa cultura riquíssima, ainda hoje confunde-se manifestações tipicamente africanas, indígenas, com a denominação “Espiritismo” por entenderem alguns, sem o necessário estudo que deve preceder a palavra, que “Espiritismo” significa “Tudo relativo a Espírito, logo a mediunidade”, e não a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec na França no século XIX, que criou um então neologismo para defini -lá. A diferenciação e a segregação, infelizmente, soam igualmente para alguns corações mais endurecidos. O fato de queremos estudar e saber as origens e diferenças das crenças que utilizam a mediunidade não quer dizer que tenhamos em relação a elas críticas ou condenações. Não. Diferenciar é conhecer, segregar é ignorar. E a ignorância da segregação, do preconceito, é infinitamente pior porque não se fundamenta em desconhecimento intelectual, mas moral, da Lei de Amor que deve reger os homens de boa vontade em todo o Universo. Respeitar as necessidades de cada um, suas buscas, as soluções que todas as escolas religiosas levam aos corações dessas pessoas é sinal de inteligência e não de fraqueza doutrinária. Sob esse aspecto estamos aqui hoje: conhecermos para respeitarmos e nos auxiliarmos sempre, em busca de Deus e de nossa compreensão íntima, verificando os porquês e contribuindo para o esclarecimento das origens que formam hoje o cenário religioso brasileiro, tão belo e promissor.

Perguntas/Respostas:

Como podemos definir o que seja este africanismo, e qual a sua relação com o espiritismo?

Sendo rigoroso o Candomblé seria a manifestação mais pura do Africanismo, já que nasceu e se formou dentro das comunidades africanas, tendo várias manifestações diferentes de Candomblés. Mas, para o nosso entender, Africanismo seria não só a fundamentação africana pura mas também as suas influências nas culturas e nas religiões em que estabeleceu a base fundamental. Podemos citar, por exemplo, a Umbanda, originalmente Tupy (brasileira), influenciada diretamente pelos africanos escravos, formando o que chamamos sincretismo. Não há relação alguma com o Espiritismo. Há algumas semelhanças, como por exemplo o uso da mediunidade, passes, água fluidificada (mesmo que de formas diferentes e sob diferentes enfoques e estudos), a crença em Deus, na imortalidade da alma na reencarnação, na Lei de Causa e Efeito (também sob enfoque diverso), entre outros.

Quais são a principais semelhanças entre as religiões afro-brasileiras e o Espiritismo? Porque tanta gente confunde o Espiritismo com Umbanda e vice-versa?

As semelhanças foram citadas na resposta acima. As confusões entre Umbanda e Espiritismo têm várias vertentes. Podemos citar algumas delas: a ignorância da população, atribuindo ao termo “Espiritismo” o significado de “mediunismo” e não de Doutrina Espírita. Para essas pessoas seria qualquer manifestação mediúnica Espiritismo, o que obviamente não é uma realidade. Temos conhecimento também que por uma parte da história brasileira os escravos, para fugir de perseguições religiosas, deliberadamente, aproveitando-se da ignorância, diziam-se espíritas para não serem mortos ou perseguidos. Ao longo do tempo essa crença comum se popularizou a ponto de vermos hoje alguns donos de terreiros colocarem o título de suas casas como sendo espíritas, não por má fé, mas por uma espécie de absolutização do termo. Vale lembrar que dentro da Umbanda também temos problemas ligados à confusão de termos. Por exemplo, facções da dita Quimbanda, que se utilizam do nome Umbanda também nem sempre por má fé, mas gerando essa confusão. Somos da opinião de que cada idéia deve ter um termo para que se evite essas confusões. O termo Espiritismo foi criado por Allan Kardec em 1857 exatamente visando evitar confusões, conforme vemos na Introdução I de “O Livro dos Espíritos”.

As oferendas materiais, dentro da Umbanda, não são utilizadas por Espíritos Superiores. Sua finalidade é muito diversa, entre os motivos podemos citar alguns: a utilização ainda de fluidos pesados ligados a essas oferendas por Espíritos mais simples (moldes, como uma argila, com que constroem instrumentos para realizar trabalhos segundo seu entendimento); é também muito comum que seja orientado a uma pessoa faça determinada oferenda para que ela seja capaz de direcionar seu pensamento por aquele símbolo. Temos notícia de uma pergunta que foi feita a um orientador espiritual de uma casa de Umbanda sobre por que ele mandava as pessoas acenderem velas para rezarem a resposta do Espírito foi muito interessante: “Para eles, meu filho, se eu mandar rezar, eles esquecerão. Se mandar acenderem a vela e rezar, a vela queimará e eles rezarão, o que é o importante.”. “O Livro dos Espíritos” nos esclarece que não é o objeto material que tem poder sobre os Espíritos, mas o pensamento, mas o símbolo pode ser às vezes um direcionador desse pensamento, cujo catalizador é a da pessoa. Nessa categoria se encontram também os pontos riscados e cantados, que formam um campo psíquico orientado ao intuito de ligar-se a determinada entidade espiritual ou pensamento, funcionando como símbolo. Não é a vela ou o ponto que atraem o Espírito, mas o pensamento das pessoas e a fé.

Algumas pessoas afirmam que o Espiritismo é um “degrau acima das religiões afro-brasileiras”, uma evolução em relação a elas. Qual a sua opinião a respeito disso?

Cada pessoa afiniza-se, por diversas razões, a uma determinada forma de buscar a Deus. O Espiritismo não é uma evolução de religião ou pensamento algum, é uma doutrina codificada por orientação dos Espíritos Superiores, por Allan Kardec, por isso não faz sentido sua comparação com qualquer outra religião. Dessa forma, entendemos que as manifestações afrobrasileiras cumprem o seu papel na orientação das pessoas que as buscam. Na medida em que essas pessoas sintam afinidade ou vontade pelo Espiritismo ou por qualquer outra filosofia ou religião, as buscarão naturalmente. Podemos dizer que em ALGUNS aspectos é natural que todas as filosofias mundiais se encontrem. Entre eles a desmaterialização das crenças, passando do âmbito material, de rituais e símbolos, para o âmbito do Espírito, do pensamento. Mas, mais uma vez, isso não pode ser cogitado como uma “aproximação do Espiritismo”, e sim como uma evolução natural de cada escola.

Nasci em casa espírita. Fui evangelizada, instrutora do ESDE, trabalho medi unicamente há mais de dez anos e fui evangelizadora da FEB. Mas num dos piores momentos da minha vida, um namorado me levou num centro de umbanda, onde encontrei além do apoio espiritual, carinho, diálogo, coisas que estão faltando nos centros que conheço. Vocês não acham que falta um pouco de contato, de carinho no atendimento nos centros espíritas?

Devemos entender por sua experiência que não é só o estudo e o conhecimento da realidade espiritual que fazem com que o ser humano seja mais empático, carinhoso e atencioso com seus irmãos. Embora o Espiritismo nos traga a valiosíssima obra: “O Evangelho segundo o Espiritismo” ainda somos muitos aqueles que dizem: “Senhor! Senhor!”, mas que não realizam a vontade do Pai. Nesse aspecto devemos entender isso não só dentro dos Centros Espíritas – que ainda não foram capazes de viver o Espiritismo -, mas também em toda a vida cotidiana, no trabalho, na rua, na família. Às vezes um abraço vale mais do que mil palavras, e se não pôde, por algum motivo, encontrá-lo na casa que freqüentava, tenha certeza: para o Plano Espiritual não há preconceitos – foi ótimo tê-los recebido na Casa de Umbanda que foi. Ou na rua, em sua família ou em qualquer local.

Duas perguntas relacionadas: – Porque em nossos Centros Espíritas, certos espíritos se apresentam como “pretos-velhos” e/ou “caboclos”? Estarão ainda impregnados da cultura brasilianista em que viveram, ou estarão nossos Centros dando guarida a misticismos?

Entidades relacionadas a outras religiões, que não o Espiritismo, podem se apresentar em Centros Espíritas Kardecianos?

Nos Centros Espíritas não só é possível as manifestações de entidades supostamente ligadas a cultos afro-brasileiros como têm sido elas muito comuns e por vezes profundamente esclarecedoras e bondosas. Num caso mais geral, o fato de um Espírito ser Espírita ou Umbandista ou Católico não quer dizer que ele fique enclausurado nas paredes de suas casas de crenças. Antes de acreditarem em uma determinada filosofia, eles são criaturas de bem, e por isso onde Deus deles necessite os enviará, tarefa que cumprirão de todo bom coração. Temos um caso no livro “Loucura e Obsessão”, psicografia de Divaldo Franco, escrito pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, em que Dr. Bezerra de Menezes, auxilia na condução de trabalhos num centro afro-brasileiro. Da mesma forma, Espíritos ligados a outras filosofias também trabalham nos Centros Espíritas quando é assim da vontade de Deus. O fato de os Espíritos ligados a crenças afro-brasileiras, por exemplo pretos-velhos, caboclos, crianças, exus, se apresentarem com essas formas tem basicamente duas explicações: 1) Eles estão psiquicamente ligados à sua última encarnação, de maneira que sua mente se remete aos seus costumes e tendências incessantemente. 2) Eles se apresentam dessa forma porque desejam ou por uma finalidade útil. Temos um exemplo no livro citado de Divaldo Franco em que a orientadora espiritual assumia a forma de uma preta-velha para os trabalhos e logo após terminar a incorporação mediúnica retomava sua forma mais natural. Temos uma experiência pessoal com uma amiga muito querida desencarnada que se apresenta para nós como uma preta-velha, mas já conversou conosco sob outras formas, inclusive demonstrando profunda cultura e conhecimento sobre sociedade. Apresenta-se daquela forma por lhe remeter a lembranças agradáveis e aprendizados inesquecíveis. Portanto, por sua vontade livre.

Há certos Terreiros de Umbanda que procedem uma leitura e reflexão do Evangelho Segundo o espiritismo antes de iniciarem-se os trabalhos. Seria esta mais uma nova – moderna – forma de sincretismo a misturar a Umbanda com o Espiritismo?

Não só a leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo, mas também “O Livro dos Espíritos” e até mesmo A Gênese já tivemos notícia serem indicados em Terreiros de Umbanda por espíritos incorporados. Devemos lembrar que no caso específico da Umbanda trata-se de um sincretismo afro-brasileiro, não têm base codificada, nem livros balizadores de conhecimento. Por esse aspecto têm buscado o que lhes pode servir de base mais próxima para indicarem a ALGUNS freqüentadores. Por tratar de mediunidade, imortalidade da alma, Deus, o Espiritismo é normalmente escolhido como fonte de informação para essas pessoas. Temos alguns casos também em que o orientador espiritual explicitamente indica para que a pessoa busque a Casa Espírita para se orientar, observando a condição e a utilidade para o Espírito encarnado que a busca. Não entendemos, entretanto, que isso possa ser chamado sincretismo. Há, certamente, uma busca pelo Espiritismo, mas como complementação literária, não – ainda, quem sabe – como modificação da base filosófica da Umbanda.

Vamos a “O Livro dos Espíritos” questão 553. Que efeito podem produzir as fórmulas e práticas mediante as quais pessoas há que pretendem dispor do concurso dos Espíritos?

 

“O efeito

de torná-las ridículas, se procedem de boa-fé. No caso contrário, são tratantes que merecem castigo. Todas as fórmulas são mera charlatanaria. Não há palavra sacramental nenhuma, nenhum sinal cabalístico, nem talismã, que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porquanto estes só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.” Entendemos que as práticas ritualísticas dentro do ambiente espírita não têm razão de existir, pelo fato de a proposta espírita ser focalizada no conhecimento do Espírito. Busca-se o Espiritismo, como qualquer outra filosofia, por afinidade, e as pessoas que a ele acorrem encontram vontade e necessidade de conhecer-se como Espíritos. Os rituais não são condenados pelo Espiritismo, mas ele se reserva do direito de não tê-los, por serem incompatíveis com o nível de entendimento que busca oferecer às pessoas. Os Espíritos são muito claros: nenhum ritual tem qualquer poder sobre os Espíritos. Eles são, entretanto, direcionadores de pensamentos para aqueles que julgam ser necessário a eles. O Centro Espírita não oferece esse tipo de símbolo, e não vemos razão para que ofereça. Entendendo o termo “Ecumenismo” como aproximação pelas afinidades, não poderíamos afirmar que seria de grande valia tanto para o Espiritismo quanto para as religiões afro-brasileira uma aproximação ecumênica entre elas?

Entendemos que as aproximações entre as crenças afro-brasileiras e o Espiritismo se dão não em ‘afinidades’ doutrinárias, mas sim, como com relação a qualquer outra filosofia que tenha por objetivo o encontro consigo mesmo e com Deus em FRATERNIDADE. Se entendermos por Ecumenismo a aproximação pela FRATERNIDADE – ou ‘afinidade pelo BEM MAIOR’ – , certamente é esse o objetivo final de toda busca sincera pela Verdade e deve ser buscada incessantemente. Como isso pode ser feito? Com entendimento, respeito, humanidade, ouvindo … fazendo aos outros o que gostaríamos que nos fizessem. Lembramos Jesus: “Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem”. Não disse ele: “Por serem espíritas” nem “Por usarem uma cruz” nem nada parecido. Foi bastante claro e não temos a pretensão de sermos mais claros do que Ele.

Já ouvimos falar que a Umbanda surgiu de uma dissidência do Espiritismo. Vocês saberiam algo a respeito sobre o assunto?

“A palavra Umbanda é um vocábulo sagrado da língua Abanheenga, que era falada pelos integrantes do tronco Tupy. Diferentemente do que alguns acreditam, este termo não foi trazido da África pelos escravos.” Segundo ainda a mesma fonte (site http://www.umbanda.org) temos que a história do Movimento Umbandista é anterior à marca de que fala o amigo “O Movimento Umbandista é um movimento filo-religioso surgido no final do século XIX , no Brasil, quando entidades espirituais, integrantes da Confraria dos Espíritos Ancestrais, passaram a manifestar-se, pela mediunidade, em rituais de cultos praticados por Africanos e Indígenas, miscigenados com elementos do catolicismo introduzidos pela Raça Branca. O aparecimento destas entidades veio a configurar as bases do Movimento Umbandista, que recebeu uma primeira organização ritualística a partir de 1908, com o médium Zélio Fernandino de Moraes, tomando o nome inicial de Alabanda e, depois, de Umbanda.O médium citado pelo site era da então Federação Espírita e morava em Niterói/RJ. Alguns consideram que a origem da Umbanda tenha sido aí, mas enganam-se porque o papel do médium então freqüentador do Espiritismo foi de organizar os rituais umbandistas e não de inventá-los ou mesmo de miscigená-los. Esse sincretismo foi feito naturalmente pelo encontro das culturas indígena, negra e católica em território brasileiro bem antes de 1908. Vemos, portanto, que um espírita teve um papel importante dentro da organização da Umbanda, há 100 anos atrás, mas isso não significa absolutamente que a Umbanda seja algum tipo de ‘dissidência’ espírita, no nosso entender.

Considerações Finais do Palestrante:

Quando falamos em africanismo e Espiritismo uma palavra deve nos fecundar o coração: fraternidade. O preconceito nasce do orgulho e da vaidade. O Cristo pregou a união com entendimento. Saber discernir é importante, mas saber compreender é mais. Lembramos que tudo deve ser lido, retido o que é bom. Muito obrigado a todos e que Deus nos abençoe sempre.

Oração Final:

Senhor amado, agradecemos por esses momentos de esclarecimentos, onde pudemos aproveitar , para aprender um pouco mais, agradecemos aos amigos que se dispuseram a dividir conosco seus estudos e conhecimentos Agradecemos a equipe espiritual que nos acompanha nesses trabalhos, e pedimos que esses momentos de troca e aprendizado possam ser uma prática comum em nossa vida que tudo de bom que recebemos neste dia possa ser retido e nos ajude na caminhada que todos estamos empreendendo. Assim Seja !

 

 

Enquanto Filosofia, o Espiritismo está desprovido de rituais. Entretanto, não há uma linha sequer na Codificação que “condene” qualquer forma de ritualismo. Dentro de uma comunidade africanizada, seria possível a utilização de algum aspecto e/ou característica dos rituais afro-brasileiros nas práticas Espíritas, ou devem ser descartados pura e simplesmente? porque?

Havendo manifestações de bondosos irmãos nos terreiros de umbanda e candomblé, como entender as oferendas materiais se o espírito já não as utiliza no seu estado espiritual?

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Responses

  1. Oi , estou mandando algumas passagens da biblía importantes para você conhecer , espero que leia com o coração disposto a deixar Deus falar , Ele vai te revelar muitas coisas , até

    Deus abomina as pessoas consultarem espíritos

    Deus fala na bíblia para as pessoas não consultarem mortos e chama isso de abominação ( Ele fala para não consultar mortos porque as pessoas pensam que estão consultando mortos ).
    Deus fala que os mortos não tem participação em coisa alguma no mundo dos vivos e mostra que os espíritos que entram em contato com os vivos são anjos que foram expulsos do céu porque pecaram ( demônios ).

    Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros ; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
    Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros , prostituindo-se após eles , porei o meu rosto contra aquele homem , e o extirparei do meio do seu povo. Levitico 19 : 31 e 20 : 6

    Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha , nem adivinhador , nem prognosticador , nem agoureiro , nem feiticeiro , nem encantador , nem quem consulte um espírito adivinhador , nem mágico , nem quem consulte os mortos , pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor… Deuteronômio 18 : 10 a 12

    Quando vos disserem : Consultai os que tem espíritos familiares e os feiticeiros , que chilreiam e murmuram , respondei : Acaso não consultará um povo a seu Deus ? acaso a favor dos vivos consultará os mortos ? Isaías 8 : 19

    Leia também II Reis 17 : 17

    A bíblia fala que os mortos não tem mais participação em coisa alguma debaixo do sol ( mundo dos vivos ). Não podem falar , nem ouvir e nem ajudar.

    Pois os vivos sabem que morrerão , mas os mortos não sabem coisa nenhuma , nem tampouco tem eles dai em diante recompensa ; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
    Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram ; nem tem eles dai em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9 : 5 , 6

    Passagens bíblicas sobre os anjos que pecaram

    Deus mostra na bíblia que os espíritos que entram em contato com os vivos são anjos que foram expulsos do céu porque pecaram.

    Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram… II Pedro 2 : 4

    Jesus viu satanás ser expulso do céu.

    Voltaram depois os setenta com alegria , dizendo : Senhor , em teu nome , até os demônios se nos submetem.
    Respondeu-lhes ele : Eu via Satanás , como raio , cair do céu. Lucas 10 : 17 , 18

    Leia estas que passagens que falam mais sobre o pecado dos anjos no céu. Um anjo queria ser igual a Deus e ter adoração dos outros anjos . Mas Deus não divide sua adoração com ninguém e expulsou ele e um terço dos anjos do céu , porque o adorou.
    Isaias 14 : 12 a 20 Ezequiel 28 : 12 a 19 Apocalipse 12 : 4

    Os demônios se apresentam como pessoas boas , falando em fazer o bem , tendo o objetivo de anular a salvação pelo sacrificio de jesus , mais abaixo você vai entender isso.

    E não é de admirar , porquanto o próprio satanás se disfarça em anjo de luz.
    Não é muito , pois ; que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça…
    II Corintios 11 : 14 , 15

    O demônio tem poder para fazer sinais para enganar as pessoas.

    A vinda desse iníquo é segundo a eficácia de satanás , com todo poder , e sinais e prodígios da mentira,
    II Tessalonicenses 2 : 9

    Pois são espíritos de demônios , que operam sinais… Apocalipse 16 : 14

    Jesus foi tentado no deserto pelo demônio.

    e disse-lhe : Tudo isto te darei , se , prostado , me adorares. Então ordenou-lhe Jesus : Vai-te , Satanás ; porque está
    escrito : Ao Senhor teu Deus adorarás , e só a ele servirás. Mateus 4 : 9 , 10

    A bíblia diz que as pessoas ouvirão ensinamentos de demônios.

    …em tempos posteriores alguns apostatarão da fé , dando ouvidos a espíritos enganadores , e a doutrinas de demônios,
    I Timoteo 4 : 1

    Deus estabeleceu que não podemos estar limpos com Ele através de boas obras , mas somos tornados limpos pelo sacrifício que Jesus fez na cruz pagando pelos nossos pecados para termos o perdão

    Todos pecaram , Deus dá a salvação gratuitamente através de Jesus.

    Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus ; sendo justificados gratuitamente pela sua graça , mediante a redenção que há em Cristo Jesus , Romanos 3 : 23 , 24

    Nós não somos aperfeiçoados com os próprios esforços para conseguir um dia estar com Deus , mas somos tornados aperfeiçoados graças o sacrifício que Jesus fez na cruz.

    mas todos nós somos como o imundo e todas as nossas justiças como trapo da imundícia , e todos nós caímos como a folha e as nossas culpas como um vento nos arrebatam. Isaias 64 : 6

    mas este , havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados , assentou-se para sempre à direita de Deus,
    Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.
    Hebreus 10 : 12 , 14

    Nós não podemos alcançar Deus através de boas obras , mas Ele nos permitiu estar junto Dele através do sacrifício que Jesus fez.

    estando nós ainda mortos em nossos delitos , nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ) ,
    Porque pela graça sois salvos , por meio da fé ; e isto não vem de vós , é dom de Deus ; não vem das obras , para que ninguém se glorie. Efésios 2 : 5 , 8 , 9

    Muitas pessoas acreditam que vão chegar até Deus através de boas obras ou sacrifícios que ela faça , mas Deus estabeleceu que nós só chegamos até Ele através de Jesus.

    Porquanto , não conhecendo a justiça de Deus , e procurando estabelecer a sua própria , não se sujeitaram à justiça de Deus.
    Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. Romanos 10 : 3 , 4

    Respondeu-lhe Jesus : Eu sou o caminho , a verdade e a vida ; ninguém vem ao Pai , senão por mim.
    João 14 : 6

    Deus enviou a pregação do evangelho baseada na cruz de Cristo.

    Porque Cristo não me enviou para batizar , mas para pregar o evangelho ; não em sabedoria de palavras , para não se tornar vã a cruz de Cristo. I Corintios 1 : 17

    Ser salvo e santificado pelo sacrifício de Jesus na cruz é loucura para algumas pessoas.

    Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem ; mas para nós , que somos salvos , é o poder de Deus.
    I Corintios 1 : 18

    Mas Deus destruiu a sabedoria dos homens em como chegar até Ele.

    Porque está escrito : Destruirei a sabedoria dos sábios , e aniquilarei o entendimento dos entendidos .
    Onde está o sábio ? Onde o escriba ? Onde o questionador deste século ? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo ? I Corintios 1 : 19 , 20

    As pessoas na sua sabedoria não conheceram o caminho que Deus estabeleceu para chegar até Ele.
    Mas Deus estabeleceu salvar pela pregação da cruz , mesmo que para o povo pareça loucura.

    … o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus , aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
    Pois , enquanto os judeus pedem sinal , e os gregos buscam sabedoria , nós pregamos a Cristo crucificado , que é escândalo para os judeus , e loucura para os gregos , mas para os que são chamados , tanto judeus como gregos , Cristo ; poder de Deus e sabedoria de Deus. I Corintios 1 : 21 a 24

    Se houvesse um mandamento que pudesse dar a salvação para quem o cumprisse a salvação seria conseguida assim , mas a salvação é dada através do sacrifício de Jesus.

    … porque , se fosse dada uma lei que pudesse vivificar , a justiça , na verdade , teria sido pela lei.
    Mas a escritura encerrou tudo debaixo do pecado , para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem .
    Gálatas 3 : 21 , 22

    Não faço nula a graça de Deus ; porque , se a justiça vem mediante a lei , logo Cristo morreu em vão.
    Gálatas 2 : 21

    Mas se é pela graça , já não é pelas obras ; de outra maneira , a graça já não é graça.
    Romanos 11 : 6

    A bíblia fala que sem derramamento de sangue não há perdão de pecados.

    E quase todas as coisas , segundo a lei , se purificam com sangue ; e sem derramamento de sangue não há remissão.
    Hebreus 9 : 22

    Jesus disse que o seu sangue seria derramado para perdão dos pecados.

    pois isto é o meu sangue , o sangue do pacto , o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados
    Mateus 26 : 28

    Os sacrifícios que Deus mandou Moisés fazer para a purificação do povo era uma figura para demonstrar que o sacrifício de Jesus nos purifica dos nossos pecados para estarmos com Deus no céu.
    Leia Hebreus capítulos 9 e 10

    Passagens bíblicas sobre ficar firme na palavra de Deus sem se desviar para a direita ou esquerda

    Quando lemos a bíblia Deus não permite que interpretemos além do que está escrito , mas Ele deixou uma palavra exata e clara para nós ficarmos com o que está escrito , não acrescentando nem tirando.

    Não acrescentareis à palavra que vos mando , nem diminuireis dela , para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus , que eu vos mando. Deuteronômio 4 : 2

    Nada acrescentes às suas palavras , para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.
    Provérbios 30 : 6

    Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele , não tem a Deus ; quem permanece neste ensino , esse tem tanto ao Pai como ao Filho. II João 1 : 9

    Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo , cuidando de fazer conforme toda lei que meu servo Moisés te ordenou ; não te desvies dela , nem para a direita nem para a esquerda , a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
    Não se aparte da tua boca o livro desta lei , antes medita nele dia e noite , para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito… Josué 1 : 7 , 8

    Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro : Se alguém lhes acrescentar alguma coisa , Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro ; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia , Deus lhe tirará a sua parte da arvore da vida , e da cidade santa , que estão descritas neste livro.
    Apocalipse 22 : 18 , 19

    Passagem bíblica sobre a pessoa nascer com defeito físico

    Os espiritos ensinam que se uma pessoa nasce com defeito físico isso é uma divida de outra vida que ela está pagando agora , mas quando os apóstolos de Jesus viram um homem que nasceu cego perguntaram para Jesus se foi ele quem pecou ou seus pais para ter nascido cego , Jesus disse que nem ele pecou nem seus pais mas nasceu assim para ser curado por Deus.
    Isso é um mistério de Deus e não tem nada a ver com pecado da pessoa ou divida de outra vida.

    E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. João 9 : 1 a 3

    Jesus nunca falou sobre reencarnação mas falou sobre o julgamento , o céu e o inferno

    Nós vivemos e morremos uma só vez depois vem o julgamento.

    E , como aos homens está ordenado morrerem uma só vez , vindo depois disso o juízo,
    Hebreus 9 : 27

    Jesus falou sobre um dia de julgamento e a pessoa ir para o céu ou para o inferno , ele nunca falou sobre voltar de novo para a terra ( reencarnação ).

    e diante dele serão reunidas todas as nações ; e ele separará uns dos outros , como o pastor separa as ovelhas dos cabritos ;
    Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita : Vinde , benditos de meu Pai , possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo ;
    Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda : Apartai-vos de mim , malditos , para o fogo eterno , preparado para o Diabo e seus anjos ;
    E irão estes para o castigo eterno , mas os justos para a vida eterna. Mateus 25 : 32 , 34 , 41 , 46

    Mandará o Filho do homem os seus anjos , e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço , e os que praticam a iniqüidade , e lança-los-ão na fornalha de fogo ; ali haverá choro e ranger de dentes.
    Então os justos resplandecerão como o sol , no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos , ouça.
    Mateus 13 : 41 a 43
    Deus tem um dia determinado para o juízo final.

    porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo , por meio do varão que para isso ordenou ; e disso tem dado certeza a todos , ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17 : 31

    Jesus falou sobre a cidade de cafarnaum no seu julgamento.

    E tu , Cafarnaum , porventura serás elevada até o céu ? até o hades descerás ; porque , se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram , teria ela permanecido até hoje.
    Contudo , eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.
    Mateus 11 : 23 , 24

    Jesus disse que no inferno o fogo nunca se apaga e a pessoa ( verme ) nunca morre.

    E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.].
    Porque cada um será salgado com fogo. Marcos 9 : 43 , 44 , 49

    O Julgamento final.

    E vi os mortos , grandes e pequenos , em pé diante do trono ; e abriram-se uns livros ; e abriu-se outro livro , que é o da vida ; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros , segundo as suas obras.
    E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida , foi lançado no lago de fogo.
    Apocalipse 20 : 12 , 15

    Os demônios falam para as pessoas fazerem boas obras para conseguirem estar com Deus depois da morte para anular a salvação pelo sacrifício de Jesus , porque eles sabem que a salvação não vem das obras boas das pessoas , mas do sacrifício que Jesus fez na cruz pagando pelos nossos pecados. As boas obras é um dever de todas as pessoas.

    Venha seguir Jesus , leia o novo testamento dele que está na bíblia e procure uma igreja evangélica para estar junto com outras pessoas que procuram seguir Jesus dá forma como ele ensinou no seu novo testamento.

  2. Boa noite.
    Venho aqui parabeniza-lo pela excelente qualidade dos textos (africanismo e espiritismo),postados aqui.Já fui Kardecista,me afastei devido há certas posturas de pseudos ”evangelizadores” da casa espirita…
    Sou formado em Religiões e Ciências (CEJUB)Mágicas,pelo círculo dos escritores e Jornalistas de Umbanda do Brasil,também conhecido como templo da magia cigana,em Dezembro de 1987.Nos anos 90 do século passado( século XX)…
    Em 2000 ingressei na Igreja Messianica Mundial do Brasil,e em 2007 me ortoguei messianico,mas infelizmente,também não é o meu caminho;o chamamento pro lado da Umbanda (neste caso Umbanda do Oriente),fala mais alto em meu coração.Estou levantando este breve curriculum sob minha pessoa,pelo fato de desejar mostrar as pessoas em seu todo,como é bom e maravilhoso conviver com ”irmãos de outras crenças”,de forma respeitoso e salutar. Tudo o que foi escrito neste texto de abertura do blog Africanismo e Espiritismo,está corretamente politico.
    Grato pelo convite,estou deveras emocionado por está boa lembrança.
    Saúde e Paz em Seu Viver!
    Fraternalmente, Alan Lima (CEJUB/ 1987/CSABERJ/A12-1995)…


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